Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Gamers reclamam da sexualidade exagerada de Cindy em Final Fantasy XV



No quesito sexualidade, o Japão, aos nossos leigos olhos ocidentais, sempre parece um lugar totalmente alienígena. Há algo no alegorismo japonês que não se explica em 2 horas de demo, mas sim numa cultura milenar intrínseca à visão oriental de certos valores que, pra nós, pode parecer um completo absurdo (vide tentáculos e garotas colegiais jovens demais). Só que nos dias de hoje, onde há um maior questionamento relacionado a representação das mulheres na indústria dos jogos – algo que sequer era pauta há alguns anos — nem sempre toda reprodução é válida.

Imagem

Não é a primeira vez que uma grande franquia japonesa vem sofrendo com sua imagem de personagem feminina no lado ocidental do globo. Recentemente o caso da Quiet em Metal Gear V também gerou um certo rebuliço indignado, gerando uma controvérsia em cima da estratégia do Kojima em criar uma personagem que incentive cosplays sexistas e vendas de action figures.

Uma conclusão dada pelo Kojima, para toda a discussão, foi explicar de forma como a personagem cria uma antítese à personagens antigos de jogos de luta, e que há um motivo para tamanha exposição. Não convenceu todo mundo, mas por hora só nos resta esperar o MGS V para tirarmos nossas próprias conclusões.


Imagem

Já recentemente, Hajime Tabata, diretor de Final Fantasy XV, comentou alguns detalhes sobre o jogo num recente Active Time Report (espécie de coletiva que você pode conferir aqui), que fez com o Akio Ofuji (gerente de marketing), e discutiu sobre as opiniões dos fãs em relação à demo.

A principal reclamação, para os europeus, no entanto, foi exatamente sobre a personagem que, até o lançamento da demo, não tinha chamado muita atenção – tirando o fato de ser a primeira Cid feminina da saga.


Imagem

Ela tem bronzeado

A mecânica Cindy foi considerada muito sensual devido sua roupa o que, segundo os europeus, não encaixa na sua profissão. Tabata chegou a explicar que o seu design não foi feito para torná-la uma personagem erótica mas sim uma personagem extrovertida, que por um acaso também é mecânica. Claro uma boa desculpa, não fosse a pérola do Akio Ofuji.

Confira abaixo:


Imagem

"Então recebemos um monte de comentários da Europa criticando que Cindy é muito sexy"…

Imagem

"Mas eles querem uma personagem feminina na equipe".

Imagem

"Isso me parece um pouco contraditório".

Claro, afinal, personagem feminina precisa obrigatoriamente ser sexy e usar pouca roupa, né? #ironia

Fica o questionamento do que é contraditório no final das contas: descrever uma personagem como não sendo apelativa demais, pois seria tranquilo os pais do jogador entrarem na sala enquanto ele estiver jogando — palavras do Tabata — ou querer uma personagem feminina, (única na equipe principal de FFXV) que não precise apelar na demonstração dos dotes físicos.

Para uma empresa que já nos brindou com personagens femininas memoráveis (e bem vestidas) como Terra, Lucca e Garnet, esta é sem dúvida uma visão um pouco sexista das personagens femininas.

Deixamos até algumas sugestão de modelito para Cindy, que são mais condizentes com sua profissão e seguem um caminho "sexy sem ser vulgar":


Imagem

E você, o que acha do visual de Cindy e da postura dos produtores? Vamos debater nos comentários!

(Via: EuroGamer)

Fonte: Arkade

Comentários

02 Mai, 2015 - 12:47

Comentários

Delutto 06 Mai, 2015 21:23 -1

juninhospeed escreveu:so sei que eu não me importo em ver mulheres com pouca (ou nada)de roupa mais se existe gente que n gosta devia fazer o seguinte. alguns jogos existe opção de tirar o sangue e diminuir a violencia pudia dar opção de roupas menos sensuais para as personagens.

The Saboteur tinha a opção de ativar ou desativar a nudez...
Real é que mulherada anda mostrando tudo na vida real, pq não pode isso no mundo dos games?!?!

juninhospeed 06 Mai, 2015 12:44 2

so sei que eu não me importo em ver mulheres com pouca (ou nada)de roupa mais se existe gente que n gosta devia fazer o seguinte. alguns jogos existe opção de tirar o sangue e diminuir a violencia pudia dar opção de roupas menos sensuais para as personagens.

3via 05 Mai, 2015 19:39 0

eu nao curti ela assim nem fudendo, ***** não vou conseguir me concentrar na jogatina e logo então n vou zerar kkkkk Haha!

Lord Kratos 666 04 Mai, 2015 18:16 -1

Pena que a tribo gamer bloqueia xingamentos, pq dá vontade de usá-los em peso. Ahhh lá vem os caras com idealismo e dando uma de certinhos babacas. Se o cara que reclama não for homossexual, ele se contradiz. Será que não curte ver um american pie?? Cantar mulher sexy na rua, ir num club de strip tease. Agora reclama de jogo de video game. Onde tem 7 bilhões de pessoas, terá sempre gente babaca.

Radamanthys32 04 Mai, 2015 16:36 0

Eu acho que deviam parar de encher o saco, a versão mais sexy tá ótima e ****-se quem num gosta... Tomb Raider retratou Lara Croft anos e anos como uma personagem sexy e ninguém falou nada, agora ficam com mimimi por causa da roupa da personagem? Se ela tivesse de biquini ou ate mesmo nua como aquelas DLCs do Dead Or Alive ae não falava nada, mas, pqp, as tres fotos que estão mostrando ae só tem a moça mostrando decotes e nada mais...

Jushirou 04 Mai, 2015 13:35 2

deixa nua e pronto niguem reclama mais...

firefox 04 Mai, 2015 12:43 0

Sensualidade pé diferente de ser vulgar. Simples.

cector 04 Mai, 2015 10:13 0

uma coisa que me chamou bastante a atenção foi no Mortal Kombat X onde parec que ouve uma "desensualizaçao" por parte das personas femininas em seus trajes principais talvez um reflexo que o mercado esta mudando em relação a esse tema

Solid One 04 Mai, 2015 08:44 1

Se for depender do macharal, realmente os que criticam talvez sejam os que mais gostam. Mas e quanto às gamers mulheres, que andam crescendo bastante em números ultimamente? Pode soar um pouco ofensivo ver dezenas de jogos com personagens femininos contendo dotes à lá "mulher melancia".

Isso me lembra um jogo recente onde os desenvolvedores decidiram não criar personagens femininos com dotes ultra-exagerados. Ao invés disso, estão criando mulheres com dotes mais condizentes com a realidade da maioria das mulheres. Como resultado, as mulheres que jogam acabam se identificando mais com as personagens desses jogos.

CHAOSSOLDIER 04 Mai, 2015 08:03 1

Os que criticam são os que mais gostam, por mim ficariam logo nua.

heider-bmth 04 Mai, 2015 06:53 -1

Essa sugestão ''sexy sem ser vulgar'' ficou ó uma BOSTA,tem que ficar como esta se não vira bagunça!

Crono 04 Mai, 2015 03:31 2

Ta uma maravilha desse jeito!! Jogão! *---*
Povo ta reclamando não sei do que!
Todo mundo gosta de putaria, só tem que admitir! Hipocrisia é ****!