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The Witcher 3 é o maior passo da história de nosso estúdio

A expressão de cansaço no rosto de Konrad Tomaszkiewicz quando ele entrou na sala de entrevistas dos escritórios da CD Projekt Red, em Varsóvia, era bastante nítida. Nada menos do que o esperado para o homem responsável por dirigir o maior e mais ambicioso projeto de jogo que seu estúdio já desenvolveu.

Tomaszkiewicz é o diretor geral de The Witcher 3: Wild Hunt, terceira e última aventura de Geralt de Rivia por um mundo cheio de monstros, intrigas políticas e guerras sangrentas. E parece que os últimos anos não foram fáceis para ele, responsável não apenas por desenvolver o jogo mas também por criar o primeiro jogo do estúdio totalmente multiplataforma.

"Foi barra pesada," diz Konrad. "Um grande desafio para nós, não apenas porque precisávamos aprender como fazer jogos para novas plataformas mas também porque colocamos nossas metas lá no alto e partimos de um RPG linear como foram os dois primeiros games da franquia The Witcher para uma experiência de mundo aberto, o que é totalmente diferente em termos de produção. Nós tivemos que refazer maior parte dos sistemas básicos do jogo por conta dessa mudança."

"Em Witcher 2 nós usávamos um sistema bastante básico de gatilhos: quando você faz alguma coisa ou vai até um lugar, outra coisa acontece. E nós escrevíamos esses gatilhos manualmente, mas Wild Hunt é quatro vezes maior que seu antecessor, o que torna impossível o trabalho de fazer esses gatilhos de maneira manual, então tivemos que criar um método para automatizar o processo. Além disso, tivemos que fazer diversas modificações por baixo do capô para ajudar na otimização do jogo para diversas plataformas que eram muito diferentes do que estávamos acostumados."

Konrad Tomaszkiewicz, diretor de The Witcher 3: Wild Hunt


Pensando no escopo e imensidão de The Witcher 3, é um tanto assustador imaginar que a equipe da CD Projekt RED tem apenas cerca de 200 pessoas. "Se você for parar para pensar," brinca Konrad, "nossa equipe é bem pequena se comparada com outros jogos por aí, como Assassin’s Creed." Mas de qualquer forma, como único diretor do projeto, ele teve bastante trabalho para gerenciar todo esse time.

"Para mim foi um desafio imenso gerenciar tanta gente, porque saí do papel de designer para diretor de um jogo para o outro. E se você parar para pensar, essa é uma equipe pequena para o tamanho do produto que estamos fazendo. Por isso precisamos fazer as coisas de maneira inteligente e otimizar todo esse trabalho. Durante o desenvolvimento, esse foi nosso principal objetivo. Diminuir a quantidade de trabalho para fazer o que era preciso. Nós contratamos os melhores no mercado e focamos totalmente nos detalhes, o que nos permitiu fazer de The Witcher 3 um jogo verdadeiramente único."

Falando sobre os aspectos únicos de The Witcher 3, pergunto ao diretor sobre a decisão de não cobrar pelas diversas peças de DLC que o game vai oferecer. Em uma indústria onde virou praxe cobrar por qualquer conteúdo extra, a CD Projekt decidiu oferecer tudo de graça aos seus jogadores.

"Nós acreditamos que toda empresa que faz videogames deve oferecer aos jogadores o máximo que puderem oferecer. Oferecer essas peças de DLC de graça não mostra apenas que nos importamos com nossos fãs; mostra que nos importamos com o jogo e queremos continuar fazendo ele crescer mesmo após seu lançamento. Além disso, é claro, nós queremos deixar clara a diferença entre os DLCs e os pacotes de expansão. Esses pacotes terão entre 10 e 20 horas de jogo e serão experiências totalmente novas. São pacotes de expansão à moda antiga."

Pergunto para Konrad se The Witcher 3 é um passo maior para a CD Projekt RED do que Witcher 2. Ele responde de maneira enfática: "Eu acho que o passo entre Witcher 2 e Witcher foi o maior que já demos na história dessa empresa." O tom de determinação na voz dele me faz acreditar que esse passo certamente não será maior do que as pernas.

Fonte: Br/Ign

Comentários

05 Mai, 2015 - 11:44

Comentários

tr3v0rk 05 Mai, 2015 18:57 2

bellickw escreveu:
tr3v0rk escreveu:será que ficou bom?
só irei comprar depois do lançamento...

Velho, é Witcher...é impossivel ficar ruim !!!

tenho medo de má optimização tipo watch dogs PC não da história ou possíveis bugs e sim de travamentos já que ele mesmo disse ser uma experiencia nova produzir jogos para a nova geração entende...
Doltrake escreveu:
tr3v0rk escreveu:será que ficou bom?
só irei comprar depois do lançamento...


Assim como eu, muitos colocaram fé nessa empresa. Se comprar agora, e você tiver os dois primeiros jogos você só vai pagar R$84,79 se não tiver, vai ser R$95 e depois do lançamento ele vai pra R$115.

o valor para um bom jogo é o de menos.

bellickw 05 Mai, 2015 15:12 1

tr3v0rk escreveu:será que ficou bom?
só irei comprar depois do lançamento...

Velho, é Witcher...é impossivel ficar ruim !!!

israelssilva1989 05 Mai, 2015 14:43 1

a questao é que uma dessas dlcs se passa antes do primeiro jogo, uma tal guerra que li em alguns dialogo do witcher 2. se nao estou a me enganar
se bem que como o nome é expansao pensei que seria depois. mas nao sou nenhum grande entendedor do termo.
seria bom saber pq jogar algo que se passa antes depois de terminar o jogo, ja gera uma outra experiencia

chucky515 05 Mai, 2015 14:34 1

israelssilva1989 escreveu:seria logico dizer q a expansao se passa depois do final do jogo ?


não foi dito isso
só foi dito que aumenta até 30h

israelssilva1989 05 Mai, 2015 14:02 -2

seria logico dizer q a expansao se passa depois do final do jogo ?

chucky515 05 Mai, 2015 13:24 1

o cara parece novo né e fica a frente de um projeto desse tamanho tem que se garantir muito '-'

eu também comprei na pre-venda por conta do desconto deu para poupar uns 20 reais =)

cetaceo_rafael 05 Mai, 2015 13:11 1

Nunca faço isso, mas esse jogo eu comprei na pré venda, ontem, 90 reais na steam, tenho certeza que vai ser um ótimo jogo, e a política de DLC da empresa me deixa empolgado e confiante de que irão fazer o melhor para nós.

BadaBim 05 Mai, 2015 13:01 1

Doltrake escreveu:
tr3v0rk escreveu:será que ficou bom?
só irei comprar depois do lançamento...


Assim como eu, muitos colocaram fé nessa empresa. Se comprar agora, e você tiver os dois primeiros jogos você só vai pagar R$84,79 se não tiver, vai ser R$95 e depois do lançamento ele vai pra R$115.


Na verdade depois do lançamento fica R$105,99 (na versão steam).

superyugigamer 05 Mai, 2015 12:34 3

e que venha ser o maior jogo da história Freddy!

sergiomanoel 05 Mai, 2015 12:30 2

Primeiro quero saber se meu pc vai rodar no low

Doltrake 05 Mai, 2015 12:25 2

tr3v0rk escreveu:será que ficou bom?
só irei comprar depois do lançamento...


Assim como eu, muitos colocaram fé nessa empresa. Se comprar agora, e você tiver os dois primeiros jogos você só vai pagar R$84,79 se não tiver, vai ser R$95 e depois do lançamento ele vai pra R$115.

tr3v0rk 05 Mai, 2015 12:09 0

será que ficou bom?
só irei comprar depois do lançamento...