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De Titan para Overwatch: Blizzard comenta as falhas e as inspirações

Quando Overwatch foi apresentado em pleno palco da BlizzCon 2014, a comunidade não conteve a empolgação. A Blizzard não negou a inspiração de seu ambicioso projeto em uma recente entrevista com a Polygon, mas reforçou que houve grandes erros que os colocaram em uma posição crítica quanto ao seu falecido MMO futurista.

Titan nunca veria a luz do dia, mas alguns desenvolvedores chegaram a comentar quais eram os elementos do jogo depois do cancelamento pela Blizzard. O diretor de Overwatch, Jeff Kaplan, comentou para o site o que eles aprenderam para remodelar e avançar pelo projeto. "Nessa era da Blizzard pós-World of Warcraft, algo que nós tivemos que aprender e que tomou um pouco de tempo foi que nem todos os jogos serão como World of Warcraft.

"O que eu quero dizer com isso é que talvez não teremos um jogo que tenha 10 milhões de assinantes. Um jogo que dure dez anos. De vez em quando é bom ter um título menor e mais contido", explicou o diretor durante a entrevista.

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Kaplan comentou também que os dois jogos tinham muitas semelhanças, mas que Overwatch era diferente em sua essência. "Nós aprendemos, na maior parte, o que não deveríamos fazer enquanto trabalhávamos com Titan", comentou. A começar pela proposta: Titan era um MMO futurista, enquanto Overwatch é um shooter competitivo entre duas equipes de seis jogadores.

"Nós reescrevemos o projeto desde o início", revelou Kaplan, citando inspirações de diversos lugares — inclusive de Hearthstone: Heroes of Warcraft. "É mais pelo design estético, como eles pensam o design de um jogo; simples e com uma longa profundidade." E, se depender da referência, ele também pode ser um sucesso e atingir 30 milhões de jogadores.

Um novo universo

Overwatch também representa uma renovação importante no ciclo de franquias da Blizzard. Há dez anos um universo novo não saia dos estúdios, e essa dose de criatividade é vista com cuidado. "World of Warcraft é como dez jogos em um", comentou Kaplan durante a entrevista com o site. "Eu acho que Overwatch será um experimento em alguns sentidos para nós, então veremos até onde ele pode nos levar".

Durante a BlizzCon 2014, tudo girou em volta dos doze personagens e seus poderes que se complementavam para conquistar um objetivo em comum. "Nós sabemos que Overwatch é sobre um grande grupo de heróis. Mas nós estamos descobrindo qual é o número exato. Pensamos em doze, adicionamos mais dois e sentimos que o jogo pode suportar mais personagens."

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Tirando os detalhes de cada um dos heróis, Overwatch tem uma proposta muito específica para cumprir com seus jogadores. "Uma das duas coisas que queremos fazer é construir um universo que seja convidativo para os jogadores, para que eles possam vivê-lo e se sentirem heróis."

"A outra coisa importante é que façamos um jogo realmente impactante", brincou o diretor. "Nunca é fácil fazer um jogo incrível. As pessoas podem dizer que fizemos World of Warcraft, StarCraft e Diablo, então o próximo será bom. Não, agora é realmente mais difícil", confessou o representante da Blizzard.

Além das expectativas, Kaplan fala das preocupações dos jogadores continuarem explorando esse universo. "Não quero dar a impressão de que Overwatch terá 30 jogos e estará presente pelos próximos 30 anos, mas queremos colocar ele numa posição de sucesso como essa", explicou.

O cuidado com o eSport

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A Blizzard já tem em seu currículo uma longa data de competições, e a aproximação de Overwatch também será inevitável — mas ela terá um cuidado com isso, revelou Kaplan.

"Inicialmente, nós queríamos fazer um shooter de seis-contra-seis que fosse agradável para todos", explicou. "Mas, quanto mais mostramos e mais jogamos, mais falam conosco sobre os esportes profissionais."

O diretor citou um torneio interno que foi realizado entre os funcionários da Blizzard, reunindo 70 jogadores e dois programadores que acabaram como os comentaristas das partidas. "Todos nós assistíamos durante o almoço, e nós tivemos aquele momento de ‘nossa, esse jogo será um grande sucesso nos eSports e nós podemos abraçar isso’".

No entanto, Kaplan citou que a comunidade tem um receio pela aproximação com os jogadores casuais — algo que poderia afetar o lado competitivo. "Eles queriam defender um nivelamento alto da dificuldade", explicou, citando também que as reclamações pararam quando a Blizzard deixou que os jogadores profissionais testassem um pouco do jogo.

A eterna questão: pago ou gratuito?

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Nenhum modelo comercial ainda foi definido para Overwatch, e as questões sobre isso já circulam pela comunidade desde a última BlizzCon. A Blizzard não se posicionou, e o diretor continua mostrando o interesse por avaliar qualquer possibilidade.

"Nós não decidimos ainda qual será o formato. Nós conversamos sobre isso, e temos um monte de modelos que pensamos que podem funcionar. Queremos descobrir qual será o certo agora", revelou Kaplan.

Uma fase Closed Beta já está nos planos do estúdio para o final de 2015. Nesse período, muitas informações podem aparecer para empolgar os fãs de Overwatch — principalmente na BlizzCon 2015, estejam preparados!

Fonte: Bj

Comentários

06 Mai, 2015 - 21:57

Comentários

chucky515 07 Mai, 2015 14:13 0

só espero que não seja com mensalidade =p
já me inscrevi umas 20x para a fase beta espero ser convidado =)

juntal escreveu:Team fortress 2 e melhor eu racho o bico com as mortes

como tu diz isso se o jogo nem foi lançado... é cada uma que a gente vê =p

juntal 07 Mai, 2015 00:47 0

Team fortress 2 e melhor eu racho o bico com as mortes

YuenSouza 06 Mai, 2015 23:56 0

buy to play, acho a melhor opção.

jynx2 06 Mai, 2015 22:43 0

aposto que o jogo será gratuito e os personagens serão pagos.