Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

4 fontes que lhe permitem escrever como Einstein e outros pensadores famosos

A arte da escrita à mão não está presente na maioria de nós, preguiçosos digitadores de teclados. Mas nos últimos anos, um grupo de designers vasculhou os arquivos de famosos pensadores e artistas e trouxe a letra de mão deles ao mundo digital — o que significa que você pode escrever como o Einstein, mesmo que você não pense como ele.

Abaixo seguem algumas fontes baseadas na caligrafia de autores, artistas e cientistas — e se isso não te interessar, você ainda pode fazer a sua própria.

Albert Einstein

Imagem

É bem provável que você já tenha visto a letra de Einsten antes — ela foi imortalizada, por exemplo, nas anotações em que E=mc2 foi escrita. Mas um olhar mais calmo nestas anotações revelam uma adorável caligrafia laçada.

Harald Geisler, um designer especialista em tipografia de escrita à mão, e Elizabeth Waterhouse, uma dançarina e teórica, trabalham para transformar essa letra em fonte digital. A campanha no Kickstarter deles, lançada na semana passada, já dobrou o valor solicitado — e a dupla planeja lançar a fonte para o público por US$ 15 durante o outono americano (de setembro a novembro). Vale a pena dar uma olhada no making-of de todo o processo no Kickstarter.

Jane Austen

Imagem

A designer alemã Pia Frauss criou essa fonte baseada em uma cuidadosa análise do volumoso arquivo de correspondência de Jane Austen. Há apenas um aspecto da letra de Austen que ela não pode recriar:



No final, tive de inventar o X. Não encontrei um escrito por Jane Austen de forma alguma. Então, caso você encontre exemplos de palavras como Xanadu, Xerox, ou Xerxes na letra de mão dela, eu prometo atualizar a minha fonte o mais rápido possível.



Você pode baixar a fonte gratuitamente aqui.

Da Vinci, Michelangelo e Rodin

Imagem

A fundação tipográfica P22 se especializa em fontes escritas à mão, muitas delas tiradas de anotações e rascunhos de famosos autores e artistas — por exemplo, eles colaboraram com o Museu de Arte da Filadélfia para criar a fonte Michelangelo.

Essas tipografias não precisaram de uma pesquisa tão rigorosa como as outras nesta lista, mas possuem alguns detalhes interessantes. Por exemplo, a fonte Da Vinci inclui uma versão espelhada — baseada na "escrita especular" vista acima — assim como os caracteres Wingdings-style encontradas em rascunhos dele — a fonte Gauguin inclui perfis baseados nestes rascunhos.

Sigmund Freud

Imagem

Lembra do Harald Geisler, o designer por trás da tipografia baseada na letra de mão de Einstein? Essa não é a primeira vez que ele traduz uma letra conhecida para a forma digital. Ele já fez o mesmo com a letra de Sigmund Freud em 2013 — financiar o projeto pelo Kickstarter permitiu que ele visitasse os arquivos de Freud para estudar as correspondências dele. Como ele explica em seu próprio site:



Quando eu vi as cartas centenárias de Freud pela primeira vez , fiquei fascinado pela beleza destes manuscritos históricos. Eles me fizeram sorrir ao imaginar uma pessoa escrevendo ao psiquiatra dele ou dela na letra de Freud. Comecei a planejar criar uma fonte baseada nos manuscritos dele.



Você pode comprar o produto final por US$ 20 aqui.

… ou a sua

Não está interessado em usar a letra de pensadores famosos? Você pode fazer uma tipografia baseada nos seus próprios garranchos usando ferramentas como iFontMaker ou MyScriptFont.

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

23 Mai, 2015 - 10:43

Comentários