Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Novo MAME é lançado e agita o mundo da preservação de games e softwares antigos prometendo ser um divisor de águas na história do projeto

Não é de hoje que sabemos que se depender da comunidade do MAME, preservação dos games antigos será garantida.

Foi lançada hoje a versão 0.162 do MAME. E mesmo com mais de 18 anos nas costas o projeto consegue continuar surpreendendo.

Com o objetivo nada singelo de preservar todos os tipos de máquinas e sistemas antigos que rodem softwares. Sejam arcades, pinballs, consoles, computadores, etc. - desde sistemas mais complexos como PCs modernos rodando CPUs da Intel até mais simples como máquinas PONG ou Tamagotchis, passando pelos populares Super Nintendo, Nintendo 64, Mega Drive, Game Boy Advance ou Dreamcast. Tudo entra no escopo de preservação do MAME a partir de agora e a equipe mostra um lançamento bastante sólido para lidar com essa responsabilidade.

Imagem

É interessante ver que até representantes da indústria têm apoiado o projeto durante esse tempo - seja com licensas para uso de ROMS, doações ou convocando os membros do time na criação de coletâneas (como a coletânea Taito Legends no PS2, que ficou a cargo de Nicola Salmoria, o famoso criador do MAME).

Imagem

Esse lançamento marca diversas políticas de maior abertura do projeto, que se torna oficialmente completamente open-source a partir dele. Isso significa que ele poderá ser usado sem nenhum custo e sem maiores constrangimentos para diversos fins - seja o uso em exposições, museus, universidades ou até máquinas personalizadas desenvolvidas pela indústria. E o foco continuará sendo como sempre a preservação!

Todos os desenvolvedores que fizeram parte dessa história, desde 1997, que marca a criação do MAME até hoje, estão sendo convocados para rever as licensas de suas contribuições.

Imagem

Com o apoio em massa dos mesmos, o projeto tem visto seus drivers passarem de uma licensa customizada, para principalmente BSD-3, LGPLv2+ e GPLv2+.

E o apoio por parte de desenvolvedores do mundo inteiro tem aumentado bastante na página do projeto no GitHub (https://github.com/mamedev/mame/).

Com um lançamento sólido e de sucesso, não apenas o time tem visto o interesse no MAME crescer nos últimos dias, mas também frontends populares como o QMC2 (http://qmc2.arcadehits.net/wordpress/download/) tem sido muito procurados também.

Imagem

A versão mais nova do MAME pode ser encontrada com versões para diversos sistemas operacionais, no site oficial: http://mamedev.org/

Imagem

E aí? Já testou o novo MAME? Tem alguma experiência para compartilhar sobre ele?

Imagem

Fonte: Mamedev

Comentários

29 Mai, 2015 - 00:29

Comentários

Henrique901 30 Mai, 2015 10:37 1

Nossa lembro qnd peguei uma das primeiras versões, pra jogar SNES e NEOGEO. Acho que fiquei jogando uns 3 ou 4 meses direto os jogos do NeoGeo, pois como o console era muito caro tinha sido um dos uncios que não tinha comprado. Além disso vários jogos de arcade (RallyX / Elevator action / Moon Patrol / Xevious) que adorava qnd moleque voltei a jogar no MAME. Realmente muito bom e recomento fortemente pra garotada de hoje que não viveu essa época!!!

Shideravan 29 Mai, 2015 11:54 2

Quem tiver com dificuldades para usar o MAME, existe esse guia, feito por um fã, bastante completinho e bem ilustrado, com tudo o que precisamos saber sobre tudo (em inglês, mas é um inglês bastante fácil)
http://www.mameguide.info/

Shideravan 29 Mai, 2015 11:41 2

sophos_nsm escreveu:o problema do mame é a interface. pelo menos eu acho tudo dificil nele.

É para isso que existem front-ends.
Na verdade, já existem uma infinidade deles, vocês podem escolher conforme o gosto (mais simples, mais completos, etc.)
Eu uso o QMC2, é com certeza um frontend excelente, recomendo experimentarem...

http://qmc2.arcadehits.net/wordpress/download/

BossGrave 29 Mai, 2015 10:56 2

Pra quem tem dificuldade em usar o MAME tem um front-end MAMEUI para sistemas 64 bits aqui.

http://www.emulator-zone.com/doc.php/arcade/mame.html

Facilita e muito o uso do emulador.

L3on 29 Mai, 2015 10:47 1

sophos_nsm escreveu:o problema do mame é a interface. pelo menos eu acho tudo dificil nele.


Concordo mano,a config no Kawaks é bem mais simples.

sophos_nsm 29 Mai, 2015 10:25 -2

o problema do mame é a interface. pelo menos eu acho tudo dificil nele.

Ed the Dragon 29 Mai, 2015 10:01 2

MAME é muito massa, nunca vai deixar a gente esquecer do passado :)

Shideravan 29 Mai, 2015 01:14 3

GAMERS7 escreveu:TODOS OS GAMES FAZEM PARTE DE NOSSA HISTORIA VIVA O MAME.

Certamente!
Essa história não pode morrer!

GAMERS7 29 Mai, 2015 00:36 4

TODOS OS GAMES FAZEM PARTE DE NOSSA HISTORIA VIVA O MAME.