Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Stephen Hawking: Inteligência Artificial nos superará em 100 Anos

Uma das tropes mais antigas, desde antes da popularização da internet é a revolta da inteligência artificial criada pelo homem. Uma consciência fabricada, originalmente para servir à humanidade se torna consciente e conclui que sapiens bom é sapiens morto. O tema vem sendo utilizado pela mídia há décadas e bem antes de Westworld, que inspirou O Exterminador do Futuro.

Frank Herbert pincelou em Duna como sendo um grande mal superado. Clarke escreveu sobre, Asimov também. O grande medo do homem é ver uma criação superar seu progenitor, mas é fato que nossas vidas já são gerenciadas por robôs há tempos. Em um carro moderno quem manda é o computador, e ele em tese pode tomar uma decisão não muito agradável para o motorista. Nossas transações financeiras são controladas por robôs. Sistemas de trânsito, aviões, é tudo automatizado.

É diferente, entretanto de um programa adquirir consciência. Uma coisa é uma máquina fingir que é um humano, outra é ter consciência de que é uma máquina. O grande medo de gente do calibre de Elon Musk é de que nos anos a seguir, os computadores possam ficar tão inteligentes a ponto de se tornarem uma ameaça real. Não que seja possível (nem sabemos se dá para um emaranhado de circuitos adquirir consciência), a questão é que há a possibilidade.

Stephen Hawking também não vê a IA com bons olhos. Para o físico a evolução das máquinas é um caminho sem volta, e que a nós caberia apenas "alinhar seus interesses com os nossos". Caso contrário, em 100 anos veremos as máquinas assumindo o controle da situação.

Hawking acredita que o futuro da humanidade reside num meio termo entre o avanço da tecnologia e o saber até onde ela pode ser utilizada. Em suma, a longo termo nossa preocupação deveria de focar em saber se uma inteligência artificial pode ser controlada ou não.

Imagem

É uma questão complexa. O Watson, de longe o supercomputador mais consciente que temos e que é capaz de "falar" (sem voz) e entender contexto não é consciente. A própria construção da mente humana se deu através de milhões de anos de evolução e ao contrário do que muitos pensam, nosso cérebro é uma bela gambiarra evolutiva, que vê e ouve coisas que não existem e chega a ignorar informações recebidas. Este vídeo é um ótimo exemplo.

Daí partimos para a possibilidade de criar uma rede neural capaz de um determinado momento se dar conta que existe, que é algo que pensa e sente. As leis de Asimov se aplicariam a um robô, uma IA que pensa por si só? Ela não seria capaz de sobrescrever o código com suas próprias prioridades? Ao dar uma mente humana a uma máquina, é natural que ela queira o mesmo que nós. Se ela se tocar disso e começar a construir mais e mais versões suas, melhores e mais rápidas estaremos obsoletos em pouco tempo.

A bem da verdade, nós nem sabemos se é possível criar uma máquina realmente pensante. O processo de formação da consciência humana não foi totalmente desvendado, pode ser que a pesquisa nunca consiga chegar ao objetivo. Como pode ser que como Clarke escreveu em 3001, a humanidade seja apenas um estágio da evolução e as máquinas sejam a forma de inteligência suprema, tendo superado o limite da vida.

Em todo caso, embora Hawking seja pessimista ao extremo os pesquisadores em geral veem o desenvolvimento da IA com otimismo. Pode ser que acabemos criando nossos carrascos ou nossos melhores aliados, ainda não sabemos. Quero acreditar na segunda opção mas isso, só o tempo dirá.

Fonte: Meiobit

Comentários

29 Mai, 2015 - 22:47

Comentários

mestredemarionetes 31 Mai, 2015 21:08 1

"sapiens bom é sapiens morto"
filha da mãe FUUU!

silviola 31 Mai, 2015 19:22 1

SrCoringa escreveu:como o tiago falou, o ser humano não consegue desvendar a propria Conciencia em si, quando mais passar isso para um computador, criar um computador que ter uma conciencia propria e sera capaz de aprender é tecnicamente improssivel com o que sabemos hoje, e duvido muito que tal AI vá se desenvolver rapido ou tera uma "grandeza intelectual", maior que a do ser humano, talvez seja bem inteligente, mas não supera-rá o ser humano, por que a mesma vai aprender com o que o ser humano já sabe, ela vai criar uma conciencia muito parecida e similar a do ser humano, por que vai ser a base da inteligencia dela.

É justamente esta barreira que Hawking acredita que será transposta em 100 anos.

SrCoringa 31 Mai, 2015 19:09 1

como o tiago falou, o ser humano não consegue desvendar a propria Conciencia em si, quando mais passar isso para um computador, criar um computador que ter uma conciencia propria e sera capaz de aprender é tecnicamente improssivel com o que sabemos hoje, e duvido muito que tal AI vá se desenvolver rapido ou tera uma "grandeza intelectual", maior que a do ser humano, talvez seja bem inteligente, mas não supera-rá o ser humano, por que a mesma vai aprender com o que o ser humano já sabe, ela vai criar uma conciencia muito parecida e similar a do ser humano, por que vai ser a base da inteligencia dela.

gustavomoraes 30 Mai, 2015 19:42 1

"Hawking acredita que o futuro da humanidade reside num meio termo entre o avanço da tecnologia e o saber até onde ela pode ser utilizada."
Sinto muito professor Hawking, mas nós já criamos até armas nucleares. Simplesmente não adianta a maioria da população ter consciência se existe meia dúzia de poderosos que consideram o planeta um tabuleiro de xadrez.

francisbrands 30 Mai, 2015 14:19 2

Vendo esses comments, dá para ver como nego é retardado mesmo. Cara assiste Avenger e vem falar ***** que não sabe.

silviola 30 Mai, 2015 14:17 0

takeryu escreveu:O ser humano é tão filho da **** que ele mesmo se vê como uma praga...
se nos cuidássemos do nosso planeta, a tal IA não iria nos ver como ameaça e iria melhorar nosso bem estar.

Não é que ele se veja como uma praga... ele realmente é uma praga.

É o único animal capaz de matar outro animal simplesmente por prazer, tanto os da sua espécie como das demais.

E é capaz de destruir florestas inteiras por ganância sem pensar nas consequências do ato a médio e longo prazo.

Então sim: se houver uma inteligência artificial capaz de considerar o homem uma ameaça a própria existência do planeta, então sim... ela vai achar um jeito de nos parar. E COM RAZÃO!!!

Irmãos Brain 30 Mai, 2015 14:11 0

Ego Brain: Professor Hawking tem toda razão devemos proceder com cautela.

ID Brain: Se você está ouvindo isto, você é a resistência! HUAHAHAHA.

Superego Brain: Se a Inteligência artificial conseguir eliminar da Terra o PT será uma grande vitória, pelo menos para o Brasil.

clecio128bits 30 Mai, 2015 11:32 -3

Esse cara sonha demais.

takeryu 30 Mai, 2015 10:46 1

O ser humano é tão filho da **** que ele mesmo se vê como uma praga...
se nos cuidássemos do nosso planeta, a tal IA não iria nos ver como ameaça e iria melhorar nosso bem estar.

tiagotbp190 30 Mai, 2015 09:56 1

Pessoal que esta preocupado com isso, sério não se preocupem, não chegaram nem a 1% de entender como desenvolver um pensamento independente dentro de uma IA, tudo que fazem é algorítimos que tentam prever algo, ou reagir de certa forma com base em certas situações, e no máximo colocam uma margem de erro para ativar outra função para parecer real, mas na verdade são só comandos e que não tem nada de pensamento individual da máquina esta tudo ali programado. Ninguém sabe como criar pensamento individual nas máquinas a ponto de ser chamada consciência, ela não vai pensar por ela mesma, não adianta é muito complexo pra atingir isso se não sabemos nem como pensamos por nós mesmos como vamos fazer uma máquina pensar por ela, o primeiro passo seria desvendar totalmente como nós pensamos dai tentar passar isso pra uma linguagem gravando na máquina e não isso que fazem hoje que é só umas gambiarras pra parecer que as máquinas tem suas ações próprias e que repito já é tudo programado e quem

shadowha 30 Mai, 2015 08:33 -3

A Humanidade já está com seus dias contados, e o pior é que somos nos mesmo que estamos cavando a ossa própria cova.

GAMERS7 30 Mai, 2015 00:30 0

SKYNET VEM AI...