Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A evolução visual da Interface do Windows para Smartphones: Adeus Metro, bem vinda Adaptive UX!

O design Metro marcou o mercado com o lançamento do Windows Phone 7 e esse efeito foi recebido tanto de forma positiva com uma quebra do padrão já conhecido no Android e iOS, e também de forma negativa com a grande divergência com tudo o que já se conhecia, fazendo com que nem todos quisessem explorar o desconhecido. Se no inicio a novidade foi o bastante para trazer diversas pessoas a experimentar o sistema, com o tempo não foi o necessário para mantê-las.

Novos usuários não se sentiam familiarizados com o que viam, já que uma vez que nos sistemas concorrentes eles se deparavam com algo semelhante ao que se via nos desktops, algo que já era bastante familiar para todos, no Windows Phone, a diretriz metro trazia algo semelhante ao que se via no novo menu iniciar do Windows 8, que por ser tão diferente do conceito já bastante explorado, era justamente era o maior motivo da baixa adesão ao novo sistema da Microsoft para os computadores.

Mesmo com diversos esforços para tornar essa nova ideologia visual atrativa para todos, o Windows Phone até hoje amarga uma baixa participação no mercado, resultante da grande dificuldade que as pessoas possuem de assimilar novas experiências. Dessa forma, a Microsoft se viu obrigada a alterar isso no Windows 10, e o plano é simples:

Manter a identidade já conhecida por todos os usuários da sua plataforma, porém trazendo detalhes e elementos familiares ao que todos já estão acostumados, de forma a mesclar o conceito metro ao que se deriva dos desktops, consequentemente se assemelhando as demais plataformas do mercado mobile ao mesmo tempo que se aproxima também do que se vê na nova versão de mesmo nome para os computadores. Assim, a empresa de Redmond visa agradar a sua base instalada com uma reformulação do que já gostamos, e atrair novos usuários com algo não tão desconhecido por eles, e mais familiar, quebrando assim a barreira entre o novo e o desconhecido.

Assim nasceu a Adaptive UX, e hoje vamos analisar a alteração que essa evolução da diretriz metro significa para a plataforma.

Obs: O Windows 10 Mobile encontra-se em estágio de desenvolvimento, portanto todas as mudanças vistas abaixo ainda podem sofre diversas alterações até a versão final. Conforme essas alterações ocorram, o post será atualizado também.

Tela de Bloqueio

Vale lembrar que a tela de bloqueio, até o presente momento é uma área ainda pouco explorada, mas que provavelmente verá novas modificações até o lançamento final. No momento, podemos ver um polimento das fontes e quadro de inserção do pin transparente, o que mostra um distanciamento do minimalismo em prol de algo mais refinado.

Imagem

Tela Inicial

Essa é a porta de entrada, e justamente uma das áreas onde se vê maiores mudanças. Todos os detalhes foram refinados desde fontes, a traços e ícones, com uma separação menor para um maior aproveitamento da tela. Dessa vez não temos mais um papel de parede dentro das tiles, e sim atrás delas, tomando todo o espaço visível (apesar de que ainda existe a opção de manter da forma antiga). As Tiles possuem um efeito translucido que pode ser configurado pelo usuário, podendo deixa-las totalmente solidas ou completamente invisíveis.

Imagem

Podemos notar que todos os detalhes, ícones e sinais foram alterados, até mesmo na edição das tiles….

Imagem

…Quanto nas pastas de aplicativos, que ficaram mais sofisticadas.

Imagem

O multi-tarefas agora exibe o papel de parede ao fundo.

Lista de Apps

Aqui as mudanças foram sutis, porém significativas. Fontes foram suavizadas, agora o papel de parede está presente aqui também , escurecido para não tirar o foco dos aplicativos. Uma barra de busca foi colocada ao topo, deixando tudo ainda mais intuitivo.

Imagem

Podemos ver também uma mudança nos menus de contexto, que já aderem a nova diretriz visual.

Central de Notificações e Ações

Produtividade é a palavra chave aqui. Com a nova central de ações, podemos expandir o numero de atalhos que temos assim, tornando-a muito mais útil. As notificações além de mais organizadas ficaram mais inteligentes também. Agora podemos até mesmo responder a algumas mensagens através delas, tudo sem a necessidade de abrir o app correspondente.

Imagem

Configurações

Alterações não faltam nessa área. É aqui que notamos que a diretriz metro com suas letras grande e continuadas dão espaço a uma interface mais coesa, com ícones, uma barra de busca, fontes e cores, o que dá espaço a uma visualização mais familiar e simplificada para novos usuários e uma aparência idêntica ao que se vê no Windows 10 para desktops.

Imagem

Imagem

Teclado

O melhor teclado do mundo mobile está ficando melhor! Com fonte suavizada e novo aproveitamento do espaço o teclado do Windows Phone está se tornando mais atrativo, agora acompanhado de um ícone para digitação contextual a partir da voz, novos gestos para alteração da linguagem e acesso a emojis e caracteres especiais.

Imagem

Discador

Seguindo o exemplo das configurações, agora possuímos ícones e fontes suaves substituindo as letras grandes e continuas e os símbolos circulados, porém sem perder a característica de rolagem que está nas origens da plataforma. É notável que diferente da ideia de continuação como uma revista que tínhamos nos padrões da interface metro, agora temos ícones ao topo que podem ser acessados com o movimento Swype característico nos menus da plataforma. Temos um teclado mais coeso e inteligente, que sugere para qual contato você deseja ligar a partir do momento em que você começa a digitar o numero.

Imagem

Contatos

As fotos dos contatos agora são arredondadas e ocupam bem menos espaço, algo que lembra bastante o que já vem sendo feito desde o Windows 8 nos desktops. Com uma maior exploração da cor do tema escolhida pelo usuário, temos uma tela de contato muito mais rica e interativa.

Imagem

Mensagens

Seguindo a mesma tendência, círculos trazem as fotos dos contatos que nos contactam, ícones são mais simples e sem arredondamentos.

Imagem

Navegador

A relação de amor e ódio que temos com o Internet Explorer acaba aqui: O Windows 10 traz o Microsoft Edge como navegador nativo, e com isso só temos a ganhar. Com uma interface muito mais coesa, e familiar, temos uma navegador mais completo com funções já conhecidas como o modo de leitura, e algumas novas, como a integração com a Cortana e o novo Hub de Leitura.

Imagem

Camera

Já conhecido como o destaque da linha Lumia, a câmera deve receber diversos recursos até o final do desenvolvimento do Windows 10 Mobile, porém, até o momento temos novos ícones mais simples e a adição da função de estabilização digital para qualquer smartphone rodando Windows.

Imagem

Imagem

Explorador de Arquivos

Até o momento uma exclusividade da nossa plataforma, de forma nativa, temos um explorador de arquivos que segue o visual totalmente idêntico a versão para computadores.

Imagem

Aplicativo de Fotos

Prometendo novas funções até a versão estável, temos o aplicativo de fotos, que traz uma visualização mais organizada e uma maior integração com o Onedrive. Também podemos notar a adição do menu hamburger, que muda totalmente a navegação pelo app.

Imagem

Economia de Dados e Sensor de Bateria

Afinamentos, Polimentos e suavizações são vistas aqui. Com muito mais detalhes agora poderemos ter controle completo sobre os dados consumidos e a bateria drenada.

Imagem

Alarmes e Calculadora

O app de Alarmes foi bastante melhorado, agora trazendo visualização de relógios pelo globo, cronometro e timer. Aqui podemos ver mais da nova exploração do movimento swype citada acima.

Na calculadora podemos ver polimentos e a adição do já constante presente Menu Hamburger.

Imagem

Mapas

Imagem

Xbox Music e Xbox Video

Odiado, o app de músicas do sistema precisava mudar. Agora ele traz uma interface refeita do zero e livre dos seus irritáveis bugs. Menus Hamburgers são vitais para a navegação aqui, e todo visual lembra bastante o que conhemos no Spotify.

Imagem

O app de Videos também seguiu a mesma tendência.

Imagem

Xbox App

O app do Xbox, que antigamente só servia com um hub para nosso games e um pequeno acesso a poucas informações das nossas contas no Console, agora o app traz uma verdadeira central social com todas as interações e informações necessárias. Mais uma vez o menu hamburger marca presença.

Imagem

Cortana

A nossa assistente social ficou ainda mais polida, e com maior interação visual ao sistema. Um menu hamburger agora acomoda as opções do seu Notebook.

Imagem

Outlook eMail e Outlook Calendario

Antes bastante crú e incompleto, o app de email ganha uma interface muito mais semelhante ao que se vê no navegador, com a identidade visual seguida pelo Onedrive e já conhecida no mesmo app disponível para outras plataformas. Diversas funções foram adicionadas, e tudo é bem claro através de ícones simplificados e bem colocados, tendo sua navegação também por um menu hamburger.

O app de calendário foi substituído por um app que integra o email, carregando a marca Outlook também. Todo uma reconhecimento visual derivado do app para email é notável.

Imagem

Office e One Note

O app do Office nunca foi realmente uma real alternativa, e sim uma estação simplificada para o uso em aparelhos móveis. Porém a realidade é que teremos um app app completo em funções e design. Toda a aparência dos apps Word, Excel e Power Point se deriva das suas versões para desktop, com uma adaptação para o uso touch em telas menores. E de quebra temos TODAS as funções disponíveis para o PC!

Imagem

Imagem

No mesmo passo, o One Note traz uma visualização mais "clean" com muito mais funções e até um pouco de Material Design, porque não?

Imagem

Loja de Aplicativos.

A verdade é que nunca tivemos um app digno para a loja. Além de muito feio e desorganizado o app para Windows Phone 8.1 era muito confuso para novos usuários. A Technical Preview trouxe uma loja mais simples, limpa e organizada, bastante intuitiva e familiar para novos olhares. O menu hamburger aqui deixa a navegação muito mais intuitva.

Imagem

Podemos ver, que o sistema adquiriu uma nova roupagem, mas a identidade permanece intacta. Novas fontes, ícones, transparências, gestos e menus hamburgers marcam a nova diretriz visual. Com essas implementações a Microsoft espera alcançar uma sincronia entre a versão mobile e desktop do seu sistema, ao mesmo tempo que torna-lo mais atrativo e menos diferente para novos usuários.

Como sabemos, essa é a apenas a Terceira build lançada (10136), e ainda há muita coisa para se fazer. Como o sistema está com o lançamento especulado para Setembro ou Outubro, ainda haveram muitas mudanças e assim, estaremos atualizando esse post também, para trazer para vocês toda a evolução da interface metro.

Bem vinda Adaptive UX!

Fonte: Meu-smartphone

Comentários

24 Jun, 2015 - 22:11

Comentários

robcybergoth 25 Jun, 2015 12:41 1

é fato que o WP ainda tem muito que evoluir e o win10 vai ser um grande passo pra isso, espero que a versão final do win10 para smartphones me agrade
meu Lumia 930 ta esperando :)

gustavomoraes 25 Jun, 2015 10:54 0

Adeus Metro! Volta pro mar oferenda! Haha!

Marlon018 25 Jun, 2015 05:03 1

chakkall88 escreveu:
Gaúcho Transãoo escreveu:Irei processar a tribo gamer por esse notícia, tendinite por esforço repetittivo de rodar a bola do mouse até o fim da bíblia dessa notícia.

Segura com botão esquerdo a barra de rolagem e desce. Joinha!
Caso vencido e finalizado. Freddy!

Ou clique na roda do mouse e vá para baixo com a seta!

chakkall88 25 Jun, 2015 02:57 1

Gaúcho Transãoo escreveu:Irei processar a tribo gamer por esse notícia, tendinite por esforço repetittivo de rodar a bola do mouse até o fim da bíblia dessa notícia.

Segura com botão esquerdo a barra de rolagem e desce. Joinha!
Caso vencido e finalizado. Freddy!

Gaúcho Transãoo 25 Jun, 2015 01:04 5

Irei processar a tribo gamer por esse notícia, tendinite por esforço repetittivo de rodar a bola do mouse até o fim da bíblia dessa notícia.

Pacatoo 24 Jun, 2015 23:36 1

A loja de App do Windows é horrível e parece que vai continuar ruim, esperar para ver. Tenho Lumia 920 e estou ansioso esperando a atualização