Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Samsung desativa o Windows Update em favor do próprio software

Os updates do Windows são tão chatos quanto importantes: eles tem o irritante hábito de desligar o seu computador quando você mais precisa usá-lo, mas ao fazer isso, corrigem falhas de segurança perigosas, e com uma alarmante regularidade. Então, se um fabricante decidisse desativar o Windows Update em favor dos próprios softwares, isso seria incrivelmente danoso. E é exatamente isso que a Samsung faz.

Todo laptop da Samsung vem acompanhado de um pequeno utilitário chamado ‘SW Updater’, que serve para atualizar drivers, firmwares e todo bloatware com o qual (infelizmente) sai de fábrica. É algo bem comum para um laptop Windows. A Samsung descreve o programa da seguinte maneira:

Encontre formas fáceis de instalar e manter a última atualização de software, proteger seu computador e salvar suas músicas, filmes, fotos e arquivos. Além disso, aprenda a compartilhar músicas, vídeos e fotos entre os seus computadores e dispositivos, como o seu celular e a sua TV. A melhor maneira de se manter atualizado com os mais novos lançamentos, atualizações de software e outras informações sobre o seu notebook Samsung.


Mas, como notou um pesquisador, o SW Update possui uma função estranha, um programa chamado ‘Disable_Windowsupdate.exe’, que — surpresa! — desabilita o Windows Update, impedindo que ele busque e instale novas atualizações no computador. E caso você tenha notado a ação do programa, e reative o Windows Update, o SW Update vai desativá-lo novamente toda vez que você reiniciar o computador.

Não se sabe ao certo por que o SW Update faz isso; provavelmente porque Windows Update e SW Update devem entrar em conflito quando ambos estão em funcionamento, ou porque alguma atualização do Windows pode inutilizar algo no software da Samsung. Então, a melhor maneira de solucionar estes problemas seria desativando o Windows Update por completo — sem atualizações, sem problemas! (Isso é pura especulação, mas é o tipo de solução que eu buscaria caso a criação desse tipo de bloatware fosse de minha responsabilidade).

Qualquer que seja o motivo, desabilitar o Windows Update cria todo tipo de problema de segurança, porque ele corrige a grande maioria das falhas regularmente. Há duas semanas, por exemplo, uma atualização solucionou 20 (!!!) problemas críticos com o Internet Explorer que permitiriam a hackers executar códigos remotamente. Problemas semelhantes foram corrigidos em fevereiro e abril deste ano. É claro, em um mundo ideal, o Windows seria livre de qualquer vulnerabilidade desde sempre; mas como não vivemos em uma utopia, atualizar o seu computador é a forma mais efetiva de protegê-lo.

O problema com os laptops da Samsung surge meses depois do caso do malware Superfish, presente nos computadores Lenovo — o programa que vinha instalado de fábrica colocava anúncios nos navegadores, além de espionar conexões seguras do computador. É mais um exemplo do motivo pelo qual precisamos acabar com bloatwares de uma vez por todas. É claro, o SW Update não é necessariamente um bloatware — em teoria, ele existe para baixar atualizações potencialmente úteis ao laptop, como adicionar novas funções ao trackpad. Mas agora, mexer com funções ligadas a segurança do computador? Isso expõe como os fabricantes querem cada vez mais encher nossos dispositivos com programas inúteis e perigosos em tudo o que compramos deles. [BSOD Analysis]

Foto de capa: Dan_H/Flickr

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

25 Jun, 2015 - 08:42

Comentários

fabriciojfbatera 28 Jun, 2015 02:04 1

david_rj escreveu:ok,a sansung fez oque faço manualmente apos as primeira atualizaçoes mas oque fico bobo é com a quintidade de propaganda que a TRIBO GAME TEM PERMITIDO NO SEU SITE&rt;
ANTES DE VER OS ERROS DOS OUTROS MELHORE O SEU pois to quase deixando de navega rpor aqui devido a essas publicidades fantasmas.


Só usar ad block mano! Senão fica terrível mesmo de navegar.

david_rj 26 Jun, 2015 10:27 1

ok,a sansung fez oque faço manualmente apos as primeira atualizaçoes mas oque fico bobo é com a quintidade de propaganda que a TRIBO GAME TEM PERMITIDO NO SEU SITE&rt;
ANTES DE VER OS ERROS DOS OUTROS MELHORE O SEU pois to quase deixando de navega rpor aqui devido a essas publicidades fantasmas.

silviola 25 Jun, 2015 19:20 2

Véi... hoje não tem mais como pegar um PC da Loja e não formatar, tamanha quantidade de tranqueiras que qualquer fabricante insuque guela baixo. Peguei um Note Zero mes passado, com Window 8... passei uma tarde inteira removendo porcarias da Lenovo... daí no outro dia ainda não tinha conseguido reativar o Defender... resultado, ****-s3, format =&rt; Windows 7 .

Papai do céu é testemunha, eu quis ficar com o SO original... eu quis...

PROXENETA 25 Jun, 2015 11:20 1

o que eu vejo de gente reclamando de pc porque demora pra ligar ou pra desligar por causa de update imagino a sansung quantos pc o pessoal deve levar apenas para fazer updates direto vem gente com pc quebrado(update em andamento ) reclamao que net ta lenta pc ta lento e culpa disso e o windows update nao a sansung
So acho que quando compra um pc com windows deveria atualizar na loja o windows ainda tem muitas lojas que vende pc com windows 8 ai o coitado chega em casa o pc fica lento travando mas ele nao sabe que e por que ta atualizando pro windows 8.1 ai leva pra loja fala que ta com defeito^^

Shideravan 25 Jun, 2015 10:34 1

Pior que a maioria dos fabricantes coloca uma clausula na garatia que qualquer modificação técnica (e eles incluem ai formatar o SO ou substituí-lo) faça você perder a garantia.
Tem que acabar com essa ***** de bloatware mesmo, coisa rídicula!

fabiohm 25 Jun, 2015 09:50 2

É simples, é só comprar o computador e fazer como eu sempre faço, nem abro pra ver o que vem, já meto um format c: e reinstalo tudo do meu jeito. Nao tenho paciencia pra lerdeza de notebook cheio de programas de fabrica que mais atrapalham do que ajudam.