Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Amanhã o planeta vai ganhar um segundo de tempo extra

Nesta terça-feira (30), um único segundo será adicionado aos relógios do mundo inteiros, para representar o desaceleramento da rotação terrestre. Chamado de "segundo de salto" ele é acrescentado uma vez a cada 18 meses desde 1972 para assegurar que os relógios atômicos do mundo continuem em sintonia com a terra.

Para nós a mudança será praticamente imperceptível, estaremos seguindo com nossa rotina quando as 20:59:59 segundos, no lugar do relógio seguir automaticamente para as 21 horas, ele fará 20:59:60 segundos. O problema é claro são as nossas máquinas. A última vez que isto aconteceu foi em 2012, durante um final de semana, e a mudança casou diversos problemas no mundo online.

Naquela ocasião, Reddit, Foursquare, Yelp, LinkedIn, Gawker, StumbleUpon e muitos outros sites ficaram horas fora do ar por causa da mudança. Além disso o centro de controle de voos na Austrália também entrou em pane, causando o atraso de centenas de aeronaves. A falha fez com que os principais sistemas destes sites parassem de funcionar e precisassem ser resetados.

Nesta terça, vários países receberão a mudança durante seus horários de trabalho.O que pode ser desastroso para alguns negócios e até para certas bolsas de valores em atividade, que não é o caso do Brasil.

Muitas empresas dizem que já estão preparadas, pois a mudança já foi feita em seus servidores em momentos de maior estabilidade. Google, Amazon e outras ajustaram seus relógios aos poucos ao longo das últimas semanas para não serem pegas de surpresa na hora que o relógio mundial da rede adicionar um segundo novo ao tempo.

Os mais preocupados com o problema são certamente as empresas com ações no mercado financeiro. Um segundo de erro pode custar mais de 5 milhões de dólares a uma bolsa de valores. Da última vez, vários computadores com sistemas baseados em Linux deram problemas, o que não deve se repetir agora.

O salto de um segundo não deveria ser mais do que uma dor de cabeça para administradores de sistemas nesta terça feira. Para os mais incautos, várias empresas oferecem suporte na internet para lidar com o problema. Esta pode ser a última vez que isso acontece, a União Internacional das Telecomunicações quer acabar com a obrigatoriedade deste segundo até o final do ano, dado o perigo que ele representa para a rede como um todo.

O site de John Oliver, apresentador inglês do programa "Last Week Tonight" decidiu lançar alguns vídeos de um segundo de duração para você aproveitar o momento.

Apesar da rotação da terra estar diminuindo, nós não devemos nos preocupar com isso. Estima-se que ela levará cerca de 1.9 trilhão de anos para parar de girar. Se levarmos em conta que nosso planeta tem apenas 4 bilhões de anos, e que daqui a 5 bilhões o sol se transformará em uma gigante vermelha, consumindo toda a vida na terra (se ela ainda existir).

Fonte: Tudocelular

Comentários

29 Jun, 2015 - 17:26

Comentários

Priston31 30 Jun, 2015 18:38 1

andersonzero escreveu:Eu só nao entendi como esse ajuste é feito a cada 18 meses e a ultima vez foi em 2012 :/

Eu acredito que o acrescimo de 1 segundo acontece a cada 18 meses, porem a ultima alteração desse horário nas redes de computadores aconteceu em 2012 já que fazer isso a cada 18 meses iria causar muitos problemas.

andersonzero 29 Jun, 2015 23:49 3

Eu só nao entendi como esse ajuste é feito a cada 18 meses e a ultima vez foi em 2012 :/

Rainha Dilma 29 Jun, 2015 23:33 3

Que bom, vai dar para dormir até mais tarde !

bellickw 29 Jun, 2015 20:50 5

Ok ,vou ter que trabalhar um segundo a mais amanha..é osso !!! Mesa

Gaúcho Transãoo 29 Jun, 2015 18:57 3

Interessante...