Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Nos últimos 4 meses, a Austrália proibiu a venda de 220 jogos no país



"Será que o jogo contém flatulência para fins humorísticos?" Pode ser um problema para a liberação de um jogo...


A ABC australiana divulgou uma estatística preocupante para os gamers do país: nos últimos quatro meses, a Austrália baniu mais games do que tinha proibido entre 1994 e 2014 – período em que 50 jogos tiveram sua comercialização vetada.

Só que, desde março de 2015, esse número cresceu vertiginosamente, com 220 games sendo banidos nos últimos quatro meses. Entre eles estão Hotline Miami 2, Douchebag Beach Club, Drunk Driver e HoboSimulator. A proibição significa que os desenvolvedores não podem vender os jogos, exibir propagandas deles ou até mesmo mostrá-los publicamente no país.



Aparentemente, esse aumento repentino na quantidade de censuras tem relação com a entrada do país em um programa global piloto chamado International Age Rating Coalition (IARC), que tem como objetivo regular a gigantesca quantidade de games que são lançados em formato digital. Já fazem parte do programa Brasil, Reino Unido, EUA, Canadá e a maior parte dos países europeus.

"Devido à explosão on-line, existem centenas de milhares - se não milhões - de jogos atualmente disponíveis on-line", disse um porta-voz do departamento. "Não é realista ou praticável para o Conselho de Classificação classificar manualmente cada um deles."

O programa piloto pede aos desenvolvedores de jogos para completar um formulário online para categorizar o conteúdo explícito, como violência e nudez, reduzindo assim em "centenas" de sub-categorias, tais como: "Será que o jogo contém quaisquer funções corporais, tais como arrotos, flatulência, ou vómitos quando utilizados para fins humorísticos? "



The Australian Greens, um grupo conservacionista do país, recentemente garantiu no Senado, um Inquérito sobre a indústria de desenvolvimento de jogos australiano.

A criação de um programa de US$ 20 milhões para ajudar a apoiar os desenvolvedores australianos foi anunciada pelo então ministro das Artes, Simon Crean de volta em 2012, porém foi anulada pelo governo Abbott no ano passado, 12 meses após sua criação, para grande decepção do setor de desenvolvimento de jogos australiano.

Fonte: Ign

Comentários

05 Jul, 2015 - 21:23

Comentários

chucky515 06 Jul, 2015 14:19 1

espero que essa moda não venha para cá

MrDarkness 06 Jul, 2015 10:15 2

"Aparentemente, esse aumento repentino na quantidade de censuras tem relação com a entrada do país em um programa global piloto chamado International Age Rating Coalition (IARC), que tem como objetivo regular a gigantesca quantidade de games que são lançados em formato digital. Já fazem parte do programa Brasil, Reino Unido, EUA, Canadá e a maior parte dos países europeus."

A parte assustadora é que o Brasil já faz parte desse programa e pode tomar exatamente a mesma postura da Austrália, pois nosso país já tem a cultura de proibir jogos, mesmo usando desculpas das mais esfarrapadas como 'realista demais'.