Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Olhar Digital compara o táxi com os serviços do polêmico Uber; veja a diferença

Um carro preto incomoda muita gente; dois, três, dezenas de carros pretos, incomodam muito mais! A polêmica está instaurada e provavelmente você até já ouviu falar do alvoroço que o Uber está causando mundo afora. O sistema de carona remunerada baseada em um aplicativo está sendo fortemente atacado pelos taxistas, que consideram o serviço ilegal e prometem fazer o que for preciso para acabar com a novidade.


Mas antes de explicar toda essa polêmica, discussões e protestos, nós experimentamos e comparamos os serviços da Uber e de um taxista comum. Fizemos o mesmo trajeto: saímos da sede do Olhar Digital em direção ao Palácio dos Bandeirantes, onde mora o governador do Estado; cerca de sete quilômetros de distância. Olha só como foi nossa experiência.

Primeiro chamamos o motorista pelo Uber. O app é bastante fácil de usar. Depois de fazer um cadastro – que pode ser inclusive feito a partir do seu perfil no Facebook – basta cadastrar um cartão de crédito ou ainda uma conta do PayPal para efetuar os pagamentos. Para chamar o motorista, você só precisa definir o endereço onde está e para onde deseja ir. O aplicativo faz um cálculo estimado do valor da viagem. Ao confirmar o pedido, você recebe as informações do motorista com nome, foto, tipo do carro e inclusive a placa do veículo. Aqui em São Paulo, o Uber oferece dois tipos de carros: os comuns e os pretos. Optamos pelo "black car" - um serviço um pouco mais caro, mas cheio de luxo.

Imagem

O motorista chegou em pouco mais de seis minutos. Um carro preto luxuoso, brilhando. Todo bem vestido, de terno e óculos escuros, logo ao entrar no carro, ofereceu uma garrafa de água geladinha ao nosso repórter. No painel, dois smartphones com o Uber rodando indicava os dados do passageiro, o destino, o tempo estimado de viagem e até a melhor rota até o destino. No melhor estilo "motorista particular", o condutor falou pouco e foi bastante cordial. No final da viagem, bastou agradecer e descer do carro. Em instantes, um e-mail com o recibo da corrida chegou informando o valor da viagem: 27 reais!

Imagem

Voltamos para o ponto de partida e então pegamos um táxi comum, na rua mesmo. Por estarmos em uma região bem movimentada, foram poucos minutos até encontrar um carro livre. Claro, o táxi era um carro popular, sem banco de couro, vidros abertos, música a gosto do taxista e nada de água gelada. Por outro lado, a simpatia do motorista fez diferença e nos lembrou quanto a maioria dos taxistas gosta de conversar. Mesmo trajeto, praticamente sem trânsito e no final da corrida: 26 reais e 50 centavos!

Novo na praça, o taxista contou que não tem assim tanto ódio pelo Uber, mas confessou que o movimento caiu depois do surgimento do aplicativo. Ele disse até conhecer alguns taxistas que trocaram os táxis por um carro próprio para trabalhar para a Uber. Vale lembrar que para ser taxista – seja em São Paulo ou qualquer lugar do mundo – é preciso pagar impostos, tirar uma licença especial e por aí vai. No caso do nosso motorista, ele trabalha para uma frota; entre gasolina e aluguel do carro, sai de casa todos os dias devendo pelo menos 250 reais. O engravatado da Uber preferiu não contar muitos detalhes do serviço; nós conversamos com os representantes da empresa aqui no Brasil. Ninguém do Uber se dispôs a conversar com a gente, mas recebemos um e-mail oficial dizendo que, por enquanto, a Uber continua operando normalmente em São Paulo e defende que os usuários têm o direito de escolher o modo que desejam se movimentar pela cidade.

Imagem

Na última semana, um projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal proibindo o uso do Uber na cidade de São Paulo. A decisão final ainda depende de uma nova votação e mais uma rodada de discussões. Se o texto que proíbe o serviço passar mais uma vez pela aprovação dos vereadores, caberá ao prefeito da cidade decidir se a proibição vira mesmo uma lei; mas isso ainda deve levar algum tempo. Enquanto isso, fomos ouvir o lado dos taxistas, que recentemente prostestaram em massa pelas ruas da cidade e ameaçam até uma greve se uma atitude mais drástica não for tomada.

Alguns dias atrás, na França, taxistas bloquearam os acessos aos principais aeroportos e estações de trem em Paris como parte das ações de um protesto nacional contra o Uber. Lá o negócio foi mais violento: pneus foram queimados e carros virados ao longo das vias públicas da capital francesa. Os taxistas parisienses se queixam do déficit causado pelo aplicativo que é baseado em uma rede de condutores não profissionais. O argumento dos taxistas é que o alistamento de motoristas amadores, que não precisam pagar as taxas de licenciamento para prestar o serviço de transporte, dá ao Uber uma vantagem financeira desleal.

Imagem

Presente em 295 cidades de 55 países, o Uber é a startup mais valiosa do mundo. Mas é criticada praticamente por todas as partes. Na Espanha e na Alemanha, tem seus serviços proibidos. Há também casos de cidades que inicialmente proibiram o Uber, mas que depois regularizaram a situação do aplicativo após pressão dos usuários. E por aqui, o que será que vai acontecer, hein? Aliás, qual sua opinião sobre o novo aplicativo? Nós vamos continuar acompanhando e você vai continuar sabendo de tudo primeiro aqui.

Fonte: Olhardigital/Uol

Comentários

06 Jul, 2015 - 17:53

Comentários

ca7 07 Jul, 2015 22:18 0

é complicado...até então não tinha lido muito a respeito mas agora entendi esse uber. acho que dá pra melhorar pros taxistas também né, afinal eles vivem disso e pagam impostos caros, como todo trabalhador brasileiro. os da uber não pagam tantos pelo jeito, quem paga é a empresa e isso torna-se um prática desleal com a concorrência.

tensoo 07 Jul, 2015 21:37 0

eu acho o Uber uma ideia do muito boa (leia-se do c4ralh0) bons carros, com um bom serviço!

chucky515 07 Jul, 2015 14:02 0

prefiro andar no carro preto =)

Cestarii 06 Jul, 2015 23:42 0

Na verdade até paga imposto sim. Mas, quem paga é a Uber, somente, e paga impostos municipais como outra empresa "normal", e não os mesmos impostos que um Taxista paga, que são N,X,Y,Z...Imposto de Placa, Imposto Municipal, Imposto como Empresa, emposto disso + daquilo/etc de impostos a mais. Claro, era questão de tempo até o Governo se "aproveitar" disso. Não que o Governo tenha feito pelos Taxistas, pq ele pouco se importa com a gente, mas saiu uma liminar obrigando a partir de (não sei quando) a Uber começar a pagar + impostos. Não sei quais, mas sei q a Uber disse ainda não ter sido notificada pela Prefeitura de São Paulo, e q os impostos que ela precisa pagar, estão em dia.

Enfim;
Resumidamente: Injusto, e não é!
É como a Policia e Segurança particular. O individuo tem sim o direito de decidir qual serviço lhe proporciona melhor, o melhor. Se a Policia deixa a desejar e um segurança particular "faz o serviço da policia" (proteger), claro que...enfim. O mesmo p/Taxi vs Uber...

Vigaku 06 Jul, 2015 22:26 1

Povo burro (digo taxista) , vão pro uber tbm, assim evita os impostos desse desgoverno ladrao dos infernos. O Uber representa liberdade e concorrencia.

NoobGod 06 Jul, 2015 19:54 3

Vdd Thiago, sem contar que os taxistas em breve devem migrar pra esse serviço ou se não arranjar outro meio de competir com ele, seria a melhor opção se juntar ao mesmo, menos custos por não ter impostos do governo ladrão, mais lucro por ter uma gama muito maior de clientes pagando somente uma taxa ao aplicativo. Todo esse burburinho é porque eles não querem sair do passado, e em grande parte as reclamações não vem dos taxisistas em si, mais dos donos de frotas de taxis e de políticos que vão perder dinheiro com esse ótimo serviço.

TH1AGOWAR 06 Jul, 2015 19:17 2


desabafo,LEIA POR SUA CONTA EM RISCO(

Os taxistas tem que parar de chorar porque mesmo que o uber acabe hoje outros irão surgi pra suprir o buraco deixado por ele.Eu particularmente prefiro o uber não so pelo fácil acesso mais tbm pela opções que tem(táxi comum não tem água gelada :)).Acho valido o protesto dos taxistas mais e melhor ele irem se acostumando com a vida digital.o povo sabe qual e o mais vantajoso e prefere o melhor,que eo uber(no momento),ate porque se não fosse o melhor,os taxistas não estariam apelando pra justiça/câmara/governo pra acabar com o uber.


USO E CONTINUO USANDO

NoobGod 06 Jul, 2015 18:32 3

MrDarkness escreveu:
HIDE224 escreveu:não da pra eu ler tudo agora, alguém resume isso ae?
Se tu for usar Uber com motorista amador, tu pode pegar carro de luxo por alguns centavos a mais, enquanto num taxista profissional vc num terá luxo nenhum mas conseguirá economizar alguns centavos. Querem proibir o Uber em SP e depois no resto do Brasil pq ele é muita vantagem pras pessoas que querem bons transportes com bom preço e em nosso país as pessoas não devem ter acesso a esse tipo de luxo pois isso tira poder do governo.

Só lembrando, o serviço do Black Car é o serviço de Luxo do Uber e saiu quase o mesmo preço de um táxi convencional, tem também os serviço básico que sai muito mais barato que uma corrida de táxi normal. Existe toda uma polêmica por que um motorista cadastrado no Uber não paga impostos mas só uma taxa de uso do aplicativo, já o taxista tem que arcar com todos os impostos da profissão e agora com a grande concorrência que o serviço vem trazendo.

PanicoDoritos 06 Jul, 2015 18:24 1

MrDarkness escreveu:
HIDE224 escreveu:não da pra eu ler tudo agora, alguém resume isso ae?
Se tu for usar Uber com motorista amador, tu pode pegar carro de luxo por alguns centavos a mais, enquanto num taxista profissional vc num terá luxo nenhum mas conseguirá economizar alguns centavos. Querem proibir o Uber em SP e depois no resto do Brasil pq ele é muita vantagem pras pessoas que querem bons transportes com bom preço e em nosso país as pessoas não devem ter acesso a esse tipo de luxo pois isso tira poder do governo.


Só esqueceu de falar que a os taxistas pagam taxas de impostos, licenças, aluguel de carro...Já o Uber pelo o que parece não paga nada disso ou seja os taxistas que não são da Uber tomam prejuízo, por pagar vária coisas para trabalhar enquanto a Uber não paga nada e só recebe um lucro imenso por ter carros de luxo.

MrDarkness 06 Jul, 2015 18:15 2

HIDE224 escreveu:não da pra eu ler tudo agora, alguém resume isso ae?
Se tu for usar Uber com motorista amador, tu pode pegar carro de luxo por alguns centavos a mais, enquanto num taxista profissional vc num terá luxo nenhum mas conseguirá economizar alguns centavos. Querem proibir o Uber em SP e depois no resto do Brasil pq ele é muita vantagem pras pessoas que querem bons transportes com bom preço e em nosso país as pessoas não devem ter acesso a esse tipo de luxo pois isso tira poder do governo.

NoobGod 06 Jul, 2015 18:06 1

HIDE224 escreveu:não da pra eu ler tudo agora, alguém resume isso ae?

Tem o vídeo na matéria, mais entendi, vc deve estar vendo de um portátil, o vídeo está em fl@shplayer do próprio site do Olhar Digital, talvez por isso não esteja aparecendo.

HIDE224 06 Jul, 2015 17:59 0

não da pra eu ler tudo agora, alguém resume isso ae?