Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Relembre os detalhes de The Crossing, o game cancelado pela Arkane em 2009

The Crossing foi mais um daqueles projetos que não conseguiram ver a luz do dia no mercado de games. Produzido em uma parceria da Valve com a Arkane Studios, o shooter buscava misturar o modo single player e o multiplayer de uma maneira inédita, mas a ideia foi freada em 2009 pelo estúdio que tempo depois seria comprado pela Bethesda e faria o aclamado Dishonored.

Hoje, depois de mais de seis anos, o pessoal do ValveTime fez uma grande recapitulação de todos os aspectos desse ousado jogo. Você confere o contexto do título no vídeo logo abaixo em inglês, que conta os detalhes da jogabilidade e da história de The Crossing.

Para aproveitar essa pesquisa completa sobre o jogo, também vamos mostrar alguns dos detalhes dele aqui no Baixaki Jogos. Viaje no tempo conosco e veja como esse projeto conseguiu antecipar alguns conceitos interessantes que hoje estão presentes cada vez mais no mundo dos games.

A proposta



The Crossing, em seu conceito mais central, buscava unir os conceitos single player e multiplayer em uma só experiência, o que justificava o nome do jogo. A história teria como palco a cidade de Paris, mas a colisão entre dois universos paralelos seria o grande destaque do enredo.

Em uma das divisões temporais, a economia global cresceu com base no petróleo e no desenvolvimento da energia poluente, desenvolvendo fortemente o conceito do capitalismo e das classes sociais. A capital francesa, por sua vez, sofreria uma queda caótica do governo em algum momento entre os anos 2000 e 2050.

O outro universo de Paris seria governado pelos templários desde 1307, reforçando uma economia socialista e a abolição das classes sociais. Ao contrário das energias poluentes da outra linha temporal, aqui seriam descobertas técnicas de processamento de energia por fusão, algo considerado como "impossível" no outro universo.

Imagem

Essas duas dimensões se colidiriam em algum momento da história, deixando que o jogador explorasse ambientes diferentes e presenciasse o conflito entre as duas diferentes versões da mesma cidade.

A jogabilidade

The Crossing seria um shooter que aproveitaria a mesma engine Source de Half-Life 2: Episode Four. Os jogadores experimentariam missões ao lado de soldados controlados pelo computador, esses chamados de "skirmishers". O grande ponto é que eles deveriam enfrentar personagens "elites", que seriam controlados por outros jogadores e teriam papel fundamental na história do jogo.

A mobilidade, a princípio, seria mais "livre" que os demais shooters da época. Isso permitiria que os personagens pulassem de altos prédios e caíssem sem nenhum arranhão, como exemplificado no único trailer publicado pela empresa.

The Crossing teria três modos principais de jogo. O de história, como todos devem desconfiar, seria a parte single player do título, mas permitiria que outros jogadores invadissem a jogatina de uma forma muito parecida como em Dark Souls.

Imagem

Os outros modos seriam clássicos aos games multiplayer, trazendo desafios Deathmatch, Team Deathmatch e Capture the Flag.

Em meio aos storyboards do jogo, o canal ValveTime também encontrou algum dos momentos desenhados pela equipe que poderiam ser incluídos no jogo. Seriam eles batalhas contra policiais, um combate com um mutante, invasões em prédios e o encontro de um maquinário dentro de uma catedral, possivelmente um dos reatores da Paris paralela.

Os problemas

Pouco tempo depois do cancelamento, Raphael Colantonio, um dos diretores do estúdio, deu uma entrevista para o site Polygon e contou alguns detalhes a mais sobre o projeto.

Segundo ele, a maior dificuldade para viabilizar o jogo foi o marketing. The Crossing assustou as publicadoras pela sua proposta mista e indefinida entre o single player e o multiplayer, sem falar que os jogadores poderiam ficar confusos com o apelo do game.

Imagem

Tudo isso resultou em acordos difíceis para a Arkane Studios, que fechou o projeto em maio de 2009. O estilo visual do jogo, no entanto, ainda teria algumas influências nos trabalhos seguintes do estúdio. A maior de todas estaria na cidade e nos habitantes de Dishonored, que compartilham muitas semelhanças com a Paris de The Crossing.

E então, o que achou de todas essas ideias lançadas ainda em 2009? Você acha que o jogo seria um sucesso ou ainda teria todos os problemas que impossibilitaram a produção?

Fonte: Bj

Comentários

06 Jul, 2015 - 19:15

Comentários

DomAbreu 08 Jul, 2015 10:36 0

Essa matéria parece até meus trabalhos da escola. Copia tudo e nem ve o que ta escrito. Nem reparam que se referiram como "Baixaki Jogos" ali hsuahsua