Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

As 8 melhores histórias de zumbi da cultura Pop

Quem não ama os mortos-vivos?

Os zumbis estão em alta, talvez hoje mais do que nunca. Seja nos games (relembre a nossa lista de melhores jogos de terror), nos quadrinhos, televisão, filmes e literatura, somos fascinados por ver heróis ficcionais fugindo de hordas de mortos-vivos famintos. Será que é porque imaginamos que esse tipo de situação jamais existiria na vida real? (E cá entre nós, você confia nisso?).



Para celebrar esse culto zumbi global, trazemos a seguir as franquias estreladas por mortos-vivos de maior destaque atualmente. Não incluímos séries nascidas nos videogames, como Resident Evil, porque elas ficariam melhores em uma lista (futura) e exclusiva.

Imagem

Só não vale babar enquanto lê a reportagem.

[REC]

A série de língua espanhola [REC] provou que ainda há muito o que pode ser feito nos filmes de terror. O primeiro, lançado nos cinemas em 2007, honrou o gênero com sua pegada tensa e claustrofóbica. A história acontece em um edifício em quarentena onde os residentes são vítimas de um vírus similar ao da raiva. O problema é que este vírus, na verdade, é o vetor biológico de uma possessão demoníaca, dando a [REC] uma pegada religiosa que você não vê com frequência no gênero.

Imagem

Dada a resposta positiva do público com a produção, não é de se surpreender que o filme original teve mais três sequências, com a mais recente estreando nos Estados Unidos no começo de 2015. Supostamente, [REC 4] é o capítulo final da série, mas não seria surpresa que mais sequências sejam lançadas no futuro.

[REC] também inspirou um remake americano em 2008 chamado Quarantine. Este filme e sua continuação em 2011 (que não é baseada em nenhum dos filmes [REC]) são um pouco mais tradicionais em termos de elementos zumbi e considerados inferiores se comparados ao original.

Crossed

Quem gosta de histórias de mortos-vivos super sangrentas, violentas e perturbadoras precisa ler Crossed. Criada pelo escritor Garth Ennis (de Preacher) e pelo artista Jacen Burrows, esta franquia mostra um mundo pós-apocalíptico com boa parte da raça humana infectada por um vírus destrutivo. Ele não necessáriamente transforma as pessoas em zumbis, mas traz o que há de pior dentro delas, com impulsos bestiais, assassinatos, estupros, tortura e canibalismo. O vírus também deixa uma cicatriz na face dos infectados, o que dá o nome "Crossed".

Imagem

O que distingue os zumbis desta HQ com outros é que, por ainda estarem vivos, eles mantêm uma inteligência selvagem e sabem tudo o que fazem. Os Crossed são assustadores porque eles estão conscientes. Eles têm prazer com a morte e com o sofrimento e são capazes de planejar ataques e de criar armadihas para suas vítimas. A série explora o lado ruim da humanidade e, de muitas formas, ele é considerado a "versão zumbi" de Game of Thrones.

A minissérie original de Garth Ennis e Jacen Burrows inspirou diversos spinoffs em quadrinhos impressos e online. Um desses, Crossed +100, foi até escrito pela lenda das HQs, Alan Moore. A franquia ainda deve virar filme ou seriado (embora a violência exagerada possa dificultar a entrada da série nestes veículos), mas a versão para a web Crossed: Dead or Alive está sendo usada para financiar uma série live-action para a internet.

Evil Dead

Quando The Evil Dead (no Brasil, Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio) chegou aos cinemas em 1981, duvidamos que alguém imaginava que ele iria gerar uma franquia ainda viável (e talvez até maior do que nunca) três décadas depois. The Evil Dead se destaca entre as franquias com zumbis por conta de seu visual de baixo orçamento e com uma carregada dose de humor (negro) em meio a todo o horror de suas cenas.

Imagem

Os zumbis de Evil Dead são chamados de "deadites", possuem natureza sobrenatural e apareceram por conta de um livro amaldiçoado chamado Necronomicon Ex-Mortis. Quem luta contra os deadites na maioria das histórias de Evil Dead é Ash Williams (interpretado por Bruce Campbell), um humilde funcionário de loja de conveniência com uma serra-elétrica no lugar do braço.

A franquia ficou em um hiato após Army of Darkness (Uma Noite Alucinante 3: Exército das Trevas, de 1992) para ressurgir na última década. Os quadrinhos de Evil Dead continuam nas bancas norte-americanas, explorando as aventuras de Ash e realizando crossovers com personagens como Freddy Krueger, Jason Voorhees, Xena e até mortos-vivos da série Marvel Zombies. Em 2013, vimos o remake de Evil Dead, com um elenco todo renovado.



O próximo capítulo dessa saga é o seriado Ash vs. Evil Dead, que mostrará um Ash mais velho e experiente que ganha novos aliados na batalha eterna contra os deadites. Com Bruce Campbell de volta ao sapatos de Ash e o diretor Sam Raimi envolvido, torcemos para que o produto absorva toda a essência do filme original.

iZombie

Atualmente, é complicado para uma nova franquia de zumbis emplacar. Mas entre sua promessa de roteiro inteligente e estilo visual forte, a série iZombie, da DC, atraiu muitos fãs de quadrinhos quando foi lançada em 2010. O título quebrou paradigmas ao colocar um zumbi como protagonista em vez de ele ser o inimigo -- Gwen Dylan, uma morta-viva que deve consumir cérebros humanos pelo menos uma vez por mês para conseguir manter memória e pensamentos intactos. O lance é que ela também absorve as memórias de quem tinha o cérebro que ela comeu.

Imagem

A DC cancelou os quadrinhos em 2012. A sorte é que iZombie ganhou nova vida em uma série de TV no canal CW. Vários aspectos da HQs foram alterados, como o nome do personagem principal, mas se manteve fiel à essência do que vimos anteriormente no papel.

Marvel Zombies

O que começou como um simples arco de história em Ultimate Fantastic Four cresceu tanto que se tornou o maior sucesso dos quadrinhos dos últimos anos. A história original introduziu um mundo alternativo bastante parecido com o Universo Marvel normal onde um invasor alienígena (na qual o roteirista Mark Millar quis originalmente que fosse o Super-Homem) começou a devorar humanos inocentes e espalhar uma praga zumbi. Os heróis e vilões da empresa não ficaram imunes à praga, mas seus superpoderes os mantiveram no topo da cadeia alimentar.

A história de Millar inspirou uma boa quantidade de minisséries de Marvel Zombies (muitas foram escritas pelo cocriador de The Walking Dead, Robert Kirkman). Com uma história que apresenta super-heróis zumbis, a escala de Marvel Zombies é muito maior do que qualquer outra do gênero dos mortos-vivos, com zumbis devorando toda a vida do universo e buscando meios de viajar para outras dimensões para continuar se alimentando.

O apelo dos fãs não caiu ao longo dos 10 anos desde que os personagens foram apresentados. Há empresas que ainda lançam produtos baseados neles e muitos dos personagens voltaram no novo Guerras Secretas.

Resident Evil

Embora não falamos de games nessa lista, Resident Evil merece atenção por conta da série de filmes lançada desde 2002. Ela adaptou muito dos elementos do jogo (incluindo a sinistra Umbrella Corporation e sua vasta coleção de monstruosidades biológicas) mas introduziu uma protagonista original, a Alice de Milla Jovovich. Ela quer derrubar a Umbrella de qualquer jeito para salvar um mundo dominado pelas experiências da sinistra corporação.

Imagem

Como quase todos os longas-metragem baseados em games, os de Resident Evil não foram bem recebidos pela crítica. Entretanto, é difícil ignorar que a cada novo lançamento a produção se torna mais lucrativa, ainda mais por conta de o filme ter sido um dos precursores da nova onda do 3D no cinema. Em 2016, Resident Evil 6: O Capítulo Final encerrará a saga de Alice. Ufa.

The Walking Dead

The Walking Dead é o padrão do que se espera de uma história de zumbis atualmente. A franquia começou em uma HQ discreta do roteirista Robert Kirkman e do artista Tony Moore (mais tarde substituído por Charlie Adlard). Não reinventou a história de zumbis, mas o que a distingue das demais é a forma com a qual ela mostra as criaturas. Uma coisa é assistir a heróis fugindo desesperadamente para obter abrigo e escapar dos mortos-vivos por alguns dias, mas essa aqui é uma história de sobrevivência que nunca acaba. A saga já mostrou o que acontece ao longo de alguns anos, com o elenco aumentando e diminuindo enquanto seus personagens tentem recuperar suas vidas em um mundo totalmente dominado.

Imagem

O sucesso já acontece há mais de uma década, com os quadrinhos próximos da edição 150 e com o seriado que tem uma audiência absurda em todo o mundo e que recentemente terminou sua quinta temporada. O spinoff Fear the Walking Dead, que acontece no mesmo universo mas com um elenco novo, estreia em breve.

Imagem

Z Nation

Você tem que dar crédito ao canal SyFy por tentar criar uma série de zumbis em uma época dominada por The Walking Dead. Z Nation (criada por Carl Schaefer e Craig Engler) não vence o seu maior rival, mas provou ser diferente o suficiente para atrair uma boa base de fãs desde sua estreia em 2014.

Imagem

Z Nation foca em um grupo de sobreviventes três anos após uma praga zumbi destruir a civilização. Este grupo tem a missão de dar segurança ao "Paciente Zero" (o ator Keith Allan), o único sobrevivente de um ataque zumbi que deve ser levado a um laboratório experimental do governo na Califórnia. Assim como em The Walking Dead, há um grande número de personagens e uma história complexa para manter os espectadores ligados. Entretanto, ele é mais próximo do estilo de um Evil Dead do que do próprio The Walking Dead.

Fonte: Ign

Comentários

19 Jul, 2015 - 12:52

Comentários

fabriciorasta 20 Jul, 2015 12:27 0

quarentena é top ao meu ver..!!!..faltou aee...

Mark_junito 20 Jul, 2015 11:48 0

Crossed é foodaa pra kaaraalhoo

pestana7 20 Jul, 2015 03:24 0

Sempre fui fá da serie Evil Dead, o protagonista Ash é um baita anti herói legal.
Eu já não considero Crossed zumbi afinal de contas eles estão vivos, a historia eu não achei tão boa assim é só um festival de gore mesmo.
Uma ótima hq que eu li recentemente pouco conhecida é ''Wormwood Cadáver Cavalheiro''.

vanmorlima 20 Jul, 2015 01:06 0

Faltou: Eu sou a lenda, Extermnio , zumbilandia, madrugada dos Mortors,

vanmorlima 20 Jul, 2015 00:57 -2

Keyfree escreveu:Colocar resident Evil nessa lista ???

Toma ai meu deslike pra aprender a nunca mais blasfemar.....

Resdent evil é um bom filme de zumbi sim, embora não gostei nem um pouco do que fizeram com os protagonistas principais do game transformando-os em apenas meros coadjuvantes da tal Alice, que tem os poderes do Neo de Matrix que humilhou o Nemesis na *****da, fato que mostrou como o filme ficou distante do jogo assim como ela matar um cara via camera no final do filme 2 so com o olhar e jogar o tirant para caixa bozo tambem só com o ohar no 3. O primeiro que ela nao tinha aqueles super poderes foi até o mais proximo de um resident evil de verdade, mas contudo este filmes sao filmes de zumbi sim e sao bons né, só nao sao é resident evil de verdade.

Rainha Dilma 19 Jul, 2015 20:41 -1

A pessoa tem de ter algum problema no cérebro para falar mal de Resident Evil, simplesmente a série revolucionou os filmes de zumbis que sempre era uma chatisse, RE é fantástico, todos os filmes da série são excelentes, o melhor filme de zumbis disparado, enfim, assistir Resident Evil é melhor que a vida.

Keyfree 19 Jul, 2015 19:51 3

Colocar resident Evil nessa lista ???

Toma ai meu deslike pra aprender a nunca mais blasfemar.....

Fuzilgame 19 Jul, 2015 16:40 4

Cadê a Noite dos Mortos-Vivos ?????

didilopez 19 Jul, 2015 15:41 6

Minha Lista:

1° Madrugada dos Mortos (2004)
2° 28 Dias Depois
3° [REC] (O original espanhol)
4° Zumbilandia
5° The Walking Dead

(Uma lista que coloca Z Nation e Resident Evil como bons filmes de zumbi não tem meu respeito)



rambo2142 19 Jul, 2015 15:01 3

Porque não ta madrugada dos mortos nessa lista

bellickw 19 Jul, 2015 14:38 3

The walking dead é espetacular,mal posso esperar chegar outubro pra série retornar...

txblock 19 Jul, 2015 13:27 -4

REC é uma grande porcaria, apela para a religião e um mundo dominado pela ciência.