Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

7 mentiras que aprendemos a acreditar com séries de investigação criminal

A série "CSI – Investigação Criminal" aterrissou nas telinhas mundiais no ano 2000. De lá para cá, aprendemos muita coisa sobre a análise de assassinatos e a resolução de crimes inacreditáveis. E isso foi reforçado ainda mais com seus spin-offs, "CSI – Miami" e "CSI – NY".

Esse filão, entretanto, possui inúmeros outros representantes. "Dexter", "Whitout a Trace", "Cold Case", "Criminal Minds" e "Monk" se aproveitaram do sucesso de "CSI" para contar histórias interessantes dentro do universo policial. Porém, até mesmo clássicos como "Arquivo X" e "Law and Order" mostram investigações complexas para solucionar casos que desafiam a polícia.

Mas será que eles são realistas? O investigador forense Paige Green desmistificou várias bobagens e nós selecionamos sete dessas mentiras que assimilamos como verdades ao longo de nossas vidas em frente aos seriados de televisão:

1. Testes de DNA são rápidos

Mentira! Testes dessa natureza levam bastante tempo para serem conclusivos. Ainda que a tecnologia chamada RapidDNA promete resultados em até 90 minutos, a quantidade de exames que a polícia necessitaria fazer atrasaria um parecer final sobre o caso. Além disso, o RapidDNA ainda não é aprovado pelo FBI e nem é compatível com o seu banco de dados.

Imagem

2. Impressões digitais são facílimas de serem coletadas

Outra bobagem... Ainda que o recurso ajude a solucionar diversos crimes mundo afora, conseguir coletar uma digital perfeita é um trabalho bastante complicado. Você se lembra de quando foi cadastrar as suas ao fazer seu RG? Foi necessário todo um cuidado e um trabalho para elas não borrarem. Agora imagina um bandido que está com a adrenalina a mil segurando uma arma? Além da superfície não ser das melhores para as impressões digitais ficarem "impressas", a probabilidade de elas saírem apenas parciais ou borradas é gigante.

Imagem

3. Sangue brilha na luz ultravioleta

Não, não, não, não! Isso é mais um recurso televisivo para facilitar os enredos das histórias contadas. Apesar disso, a luz ultravioleta pode ajudar a detectar diversos outros fluídos corporais na cena do crime: sêmen, urina, saliva e leite materno brilham sob a incidência de seus raios.

"Mas Mega Curioso, e o luminol?". Se você pensou nesse produto, mostra que está muito mais familiarizado que a maioria dos telespectadores: você é um assíduo investigador criminal de sofá! O luminol, de fato, faz o sangue brilhar com uma cor azulada, porém ele não é totalmente eficiente. É necessária uma escuridão quase total para isso acontecer – e o brilho dura apenas alguns segundos.

Imagem

4. Investigadores forenses são "celebridades"

Em muitas dessas séries, vemos os investigadores forenses como uma figura de autoridade. São os bambambam da polícia e chegam às cenas de crime para solucionar qualquer caso. Mas isso é pura lorota! A maioria desses profissionais sequer é habilitada a carregar armas, por exemplo. Normalmente eles são técnicos responsáveis por coletar e analisar as provas – tendo, por isso, um salário muito menor do que imaginamos e estando bem abaixo na cadeia hierárquica de um departamento policial.

Imagem

5. Analistas forenses sabem tudo de tudo

Tirando os personagens como Fox Mulder e Dana Scully, de "Arquivo X", a maioria dos especialistas forenses não tem o conhecimento de tudo que é mostrado na televisão. Normalmente, uma pessoa se especializa em apenas um ramo da investigação criminal. Saber todos os detalhes de todos os crimes e com todas as variantes possíveis são artifícios usados apenas na ficção.

Imagem

6. O trabalho forense é pouco burocrático

Os seriados focam os investigadores forenses com suas vidas corridas, trabalhos complexos e muitos mistérios. Porém, nenhum deles mostra a realidade: papel sobre papel, burocracia sobre burocracia e horas de investigação dentro do escritório. Toda prova coletada precisa ser selada, registrada, carimbada, avaliada e rotulada (citando um trecho de "Plunct Plact Zum") para ter algum valor. Isso requer horas e mais horas de trabalho extremamente burocrático.

Imagem

7. Sangue espirra para todos os lados

Cenas criminais na ficção mostram sangue espalhado do chão ao teto, mas isso é muito difícil de acontecer. Mesmo em casos com diversas facadas ou vários tiros, algumas vítimas morrem antes de perder muito sangue. O cenário ensanguentado da ficção ajuda a deixar a narrativa dos seriados mais atraente e prende mais a atenção dos telespectadores. Apenas traumatismo craniano e artérias cortadas jorram muito sangue – mas ainda assim, não é como vemos nas telinhas.

Imagem

Fonte: Megacurioso

Comentários

24 Jul, 2015 - 18:26

Comentários

mestredemarionetes 26 Jul, 2015 12:33 0

matéria ótima!
adoro arquivo x e csi miami SO MUCH WIN!

xSMOK3x 26 Jul, 2015 06:51 0

da impressão digital realmente todas as series filmes etc exageram muito, e quase q impossível identificar um criminoso através desse recurso!

WPJW 25 Jul, 2015 23:20 1

Qualquer pessoa estudada já tem uma noção disso, mas valeu por descrever!

gustavomoraes 25 Jul, 2015 21:36 1

Só o último item que tem uma ressalva. Se uma artéria principal for rompida o sangue jorra bem longe sim, a pressão é muito alta. Meu pai trabalhou por anos como bombeiro e já viu uma aorta romper e o sangue jorrar a 3 metros. Mas nos outros casos tem muito exagero mesmo. Mas imagina que sem graça seria um FPS em que só escorre sangue dos ferimentos de bala True Story!

andrielf 25 Jul, 2015 19:20 1

HIDE224 escreveu:tudo coisa do dexter, aquela série bosta

Larguei a série na terceira temporada e me dediquei ao livro, e garanto-lhe que é muito melhor.

falador_de_verdades 25 Jul, 2015 14:53 0

HIDE224 escreveu:tudo coisa do dexter, aquela série bosta



Verdade

Todas as series são uma bosta alias, um desperdicio de tempo

A unica que vale apena assistir é BREAKING BAD

Vinícius111 25 Jul, 2015 01:29 -5

chucky515 escreveu:essa ultima img foi tirada de Dexter certo? '-'

Não, faz parte de uma sequência de fotos independentes, intitulada, "Man holding bloody knife".

Não sou crítico de arte, mas muito mal feita, uma quantidade maior lançada ao chão, alguns gotejamentos intensos feitos de cima para baixo em 90º mas com uma substância muito longe de ser imitação de sangue, está muito liquefeita, e as manchas menores foram feitas antes das posteriores com um pincel grande de cima para baixo, criando respingos, mas em quantidade exagerada e muito próximos, obra interessante mas deveras mal feita, jamais compraria.

chucky515 25 Jul, 2015 00:03 0

essa ultima img foi tirada de Dexter certo? '-'

The-Doors 24 Jul, 2015 22:01 -1

Testes de DNA são lentos pela necessidade de se comparar a amostra com um banco de dados gigante, se tiver o sangue do suspeito é bem mais rapido não é praticamente instantaneo quanto nas series mas não é nada de varias e varias horas, e quem falou que os salarios dos peritos é muito inferior está bem enganado, lembro que ano passado estava pensando em prestar concurso pra florianopolis e o salario estava entre 6~10mil, me diz quantas profissoes no Brasil ganham nessa faixa.

Rainha Dilma 24 Jul, 2015 21:50 3

HIDE224 escreveu:tudo coisa do dexter, aquela série bosta

Dexter &rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt;&rt; sua vida Hater

HIDE224 24 Jul, 2015 20:50 -13

tudo coisa do dexter, aquela série bosta

f_santos 24 Jul, 2015 20:11 2

Hise escreveu:Legal também é aquelas ampliações de 100x , em câmeras de segurança, fotos, etc, só da pra ver os pixel, o cara faz uma magica do caipiroto e fica em FullHD 12k, da pra ver ate os poros das pessoas
Sério?! Mesa

pois é, dá até uma tristeza ao assistir o jornal e ver alguma gravação de uma câmera de segurança e notar que sempre os vídeos parecem ser gravados com uma tekpix na pior resolução possível, nunca da para reconhecer o assaltante nem se ele olhasse diretamente para a câmera... fico pensando o porque de ter uma câmera de segurança na loja se a porcaria não serve pra nada, deve ser por isso que os assaltantes geralmente nem se preocupam em esconder o rosto....