Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Google vai fornecer internet via balão para todo o Sri Lanka

Projeto Loon usa balões voando acima dos aviões, a 20 mil metros do solo.

País asiático receberá 13 balões nos próximos meses.


Balão do Google, iniciativo do Projeto Loon, sobrevoando região da Nova Zelândia. (Foto: Reprodução/YouTube


O Google fechou um acordo com o governo do Sri Lanka para fornecer internet móvel ao país por meio de balões. A parceria foi fechada nesta terça-feira (28).

Segundo Mike Cassidy, vice-presidente do Google e líder do Projeto Loon, o Sri Lanka é o primeiro país a receber em todo seu território o sinal de internet enviado pelos balões. Anteriormente, o Google conduzia um piloto na Nova Zelândia.

Os balões do projeto Loon voam a 20 mil metros do solo, acima dos aviões e das nuvens. São equipados com antenas para fornecer conexão de internet. O balão se move entre correntes de vento, analisando o sentido delas e mudando para outra de modo que consiga se manter sobre uma área espécífica.

"Como resultado desse acordo, toda a ilha do Sri Lanka – todas as vilas de Dondra a Point Pedro – serão cobertas com internet de alta velocidade acessível usando a tecnologia dos balões do projeto Loon do Google", afirmou o ministro do Exterior, Telecomunicações e Tecnologia do país, Mangala Samaraweera.

Nos próximos meses, 13 balões flutuarão sobre o território do país asiático. O primeiro começa a voar em 100 dias. Os provedores de acesso terão de conectar essa rede flutuante de infraestrutura de telecomunicação às suas próprias instalações, como torres de transmissão.

Os custos do arranjo serão reduzidos porque uma capacidade de atendimento adicional será incluída sem que novas obras tenham de ser feitas. Além disso, os balões são opção para atender áreas de difícil acesso e com baixo interesse, como as zonas rurais.

ImagemParte do projeto Loon, balão do Google no ar para fornecer conexão à internet da estratosfera. (Foto: Divulgação/Google)

Fonte: G1/Globo

Comentários

30 Jul, 2015 - 19:18

Comentários

fabriciorasta 31 Jul, 2015 09:56 1

JDragum escreveu:como é feito o reabastecimento de combustível? Sério?!

deve ser de helio..ou outro gás preso..n deve ser a combustão...

Oiligriv 31 Jul, 2015 08:22 1

aqui no Brasil, os balões iriam sumir.

JDragum 31 Jul, 2015 00:29 1

como é feito o reabastecimento de combustível? Sério?!

paikuham 30 Jul, 2015 23:07 1

e se ventar forte? Troll!