Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Cuidado! Seu overclock pode matá-lo!

Se você é ligado em overclok, e está entusiasmado com o recente anúncio da intel sobre os novos PCs / notebook com a funcionalidade turbo, então fique atento! Pois isso pode literalmente matá-lo!

Como os mais veteranos e bem informados devem saber, á mais ou menos uns 10 ou 12 anos a arquitetura dos processadores mudou radicalmente com a chegada dos dual cores e depois dos quad cores. Na época muitos afirmavam que isso se devia ao fato de que estávamos chegando no limite do sicilício, e que os processadores dificilmente quebrariam a barreira dos 4ghz. Mas se isso fosse realmente verdade como algumas pessoas conseguiam criar overclocks que batiam a barreira dos 7ghz? O verdadeiro motivo é mais sombrio e assustador! Como deve ser conhecimento de todos, a medida Hertz, é uma medida de frequência de onda (algo como um rádio), quando maior a velocidade de processamento, mais intensa é a frequência da onda emitida pelo processador. O Verdadeiro problema esta quando nos aproximamos da faixa dos 5ghz.

Trabalhando nesta frequência de onda (ou superior), o processor começa a emitir uma onda elotromagnética tão intensa que toma uma forma similar a de um forno microondas! Nessa frequências mais altas, ele começa a gerar então o que chamamos de radiação eletromagnética, e que se não for devidamente isolada ela pode literalmente fritar os demais componentes de seu computador, como memórias, placa de vídeo, placa mãe.

Seria como colocar um garfo dentro de um microondas, claro que em uma intensidade BEM menor!

O verdadeiro problema fica por conta de que ainda NÃO EXISTE um isolamento ideal pra frequências tão altas (ainda mais em notebooks) e a radiação eventualmente VAI escapar. O bom para seu PC, é que a maioria das suas placas mais recentes já vem com um revistmento que lhes permite resistir por algum tempo a essa radiação, permitindo que seu pc funcione... mas tenha a vida útil BASTANTE reduzida... agora a pergunda é: E você? Você vem com essa proteção?

A resposta é simples, NÃO. Não temos proteção nenhuma contra esse tipo de radiação, que apesar de não ser tão nociva até certo ponto, pode acabar por gerar um Câncer no usuário a longo prazo.

Caso você pense: Eu faço overclock a anos e nunca me aconteceu nada! Então lembre-se que muita gente fuma a vida inteira e não morre de câncer, no entanto outros morrem. Se expor a tal radiação não significa que você obrigatóriamente terá cancer, mas que corre sim o risco de ter a doença por causa disso, então esteja bem ciente dos riscos que esta correndo antes de realizar aquele super overclock, e usá-lo a longo prazo.

Artigo Autoral

Comentários

20 Ago, 2015 - 19:27

Comentários