Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Explicando os furos de roteiro da franquia X-Men nos cinemas!



Apesar de já estar na ativa há mais de 15 anos, a franquia de mutantes da FOX não é conhecida pelos seus acertos cronológicos, na verdade, ocorre justamente o contrário. Seu universo compartilhado foi feito sem planejamento, deixando diversos buracos pelo caminho. Contudo, muitos desses erros possuem explicações simples, outros, entretanto, não têm conserto. Descubra o que é e o que não é furo de roteiro na franquia X-Men!

Para melhor compreensão desta matéria, sugiro que leia primeiro a organização da linha do tempo dos filmes dos X-Men.


Imagem

Stryker

O Coronel William Stryker se tornou um personagem recorrente em filmes dos X-Men desde sua primeira aparição em X2. Até agora já foi interpretado por três atores diferentes, primeiro por Brian Cox em X2, depois em Origens: Wolverine por Danny Huston e mais recentemente em Dias de um Futuro Esquecido e Apocalipse por Josh Helman. Contudo, o que deixa muitos espectadores confusos é o fato do Stryker ser interpretado por Don Creech em Primeira Classe e a versão de Helman ser muito mais jovem no filme seguinte.

Acontece que o Agente Stryker de X-Men: Primeira Classe é na verdade pai do William Stryker que vemos nos outros filmes. Isso fica claro pela cena onde Charles pergunta ao Agente se ele está pensando em seu filho William.

Logo, os personagens que aparecem em Dias de um Futuro Esquecido, Origens e X2 são o mesmo, só que com idades diferentes.


Imagem

Sentinelas

Quando X-Men: Dias de um Futuro Esquecido foi anunciado, os fãs começaram a se questionar sobre o motivo dos Sentinelas nunca terem aparecido sido ou referenciados - com exceção da cena na Sala de Perigo - nos outros. filmes

Pois bem, em 1973 na cronologia original, quando Bolivar Trask foi assassinado pela Mística, o governo a prendeu e concluiu que havia a necessidade do Programa Sentinela ser aprovado. Com um contrato de defesa com a administração de Nixon, as Indústrias Trask começam a produção e o desenvolvimento do Sentinela Mark I.

Contudo, o projeto nunca foi às ruas, e seu cancelamento veio dois anos mais tarde quando Charles Xavier se apresentou, perante a casa dos Representantes dos EUA, em uma sessão fechada, pedindo liberdade aos mutantes, incluindo integração e privacidade.

Mas, por baixo dos panos uma guerra estava apenas começando, com os experimentos das Industrias Trask com mutantes contribuindo para a criação de uma arma muito mais letal que seria lançada cerca de 40 anos mais tarde.


Imagem

Charles Xavier vivo

Em X-Men: O Confronto Final, aos 49 minutos e 31 segundos, o Xavier é desintegrado pela Fênix e aparentemente está morto, voltando a aparecer somente durante a cena pós-créditos onde Charles transfere sua consciência para o corpo de um homem que estava em estado vegetativo.

Isso explica porque ele está vivo, mas não explica porque ele ainda possui a aparência de Patrick Stewart. Bem, nos extras do DVD de X-Men: O Confronto Final, um dos escritores do filme disse que o homem em estado vegetativo é um irmão gêmeo de Charles que teve morte cerebral. Segundo o roteirista, eles criaram essa explicação para que Patrick pudesse voltar em X-Men 4. Mesmo que o filme nunca tenha acontecido, isso deu uma brecha para que a mesma explicação fosse dada para o retorno do ator em Dias de um Futuro Esquecido.


Imagem

Garras do Logan

Na cena pós-créditos de Wolverine: Imortal já faz dois anos desde os acontecimentos retratados no filme. Yukio não está viajando com Logan, e as garras, depois de terem sido cortadas pelo Samurai de Prata, cresceram como osso. No final da cena, ele é recrutado pelo Professor X e pelo Magneto, e aparece dez anos mais tarde com as garras de metal novamente.

Honestamente, esse não é um problema da história. Só podemos supor que em algum momento entre o final de Wolverine: Imortal e o início de Dias de um Futuro Esquecido, o Wolverine tem o Adamantium religado às suas garras.

Bem, não fica claro se Logan guardou as garras amputadas, mas o diretor Bryan Singer afirmou em uma entrevista que o Magneto recolocou o Adamantium com seu domínio sobre o metal.


Imagem

Trask

Dois Trasks apareceram na franquia X-Men, o primeiro foi interpretado por Bill Duke em O Confronto Final, e o segundo foi interpretado por Peter Dinklage em Dias de um Futuro Esquecido.

Acontece que a Fox foi muito feliz ao creditar Duke apenas como "Trask", abrindo caminho para que outro ator interpretasse o criador dos Sentinelas, "Bolivar Trask", tal como Dinklage fez.


Imagem

Emma Frost

Assim como no caso dos Trasks, a Fox utilizou da mesma explicação para justificar as existência de duas "Emmas". Tahyna Tozzi foi creditada como "Irmã de Kayla/ Emma" em Origens: Wolverine, enquanto January Jones foi para os créditos como "Emma Frost".

Contudo, a explicação do estúdio é bem preguiçosa, afinal existem duas pessoas com o mesmo nome, mesmos poderes, e aparência similar no mesmo mundo... Aceitável, mas preguiçoso.


Imagem

Cérebro construído pelo Hank

Nem tudo tem uma explicação na franquia, alguns furos são inevitáveis, até porque o Universo dos X-Men da Fox não foi planejado para ser um Universo Compartilhado, tal como o da Marvel Studios, por exemplo.

Um dos furos mais notáveis é o fato do Professor X dizer ao Wolverine que foi ele e o Magneto que construíram o Cérebro, enquanto na verdade foi o Fera, como foi mostrado em X-Men: Primeira Classe.

Esquecer ou mentir sobre algo assim não é o feitio do maior telepata do mundo.


Imagem

Xavier andando

X-Men: Primeira Classe foi originalmente planejado como um reboot para a franquia, mas o filme teve tantos problemas nos bastidores que quando o roteiro foi reescrito, a Fox exigiu que o filme fosse um prelúdio para a trilogia. Isso acabou gerando muitos furos na história geral, e não houve tempo para se trabalhar nos erros que haviam sido cometidos.

Em 1986 da cronologia original, Charles e Erik visitam a jovem Jean Grey para recrutá-la para a sua equipe. O soro desenvolvido pelo Fera consegue fazer com que Charles recobre os movimentos das pernas, mas para isso ele precisa abrir mão de seus poderes.

Contudo, isso ainda não explica como o personagem pode estar andando e usando suas habilidades enquanto conversava com a garota.


Imagem

Idades dos personagens

Em tese, uma viagem no tempo pode alterar todos os acontecimentos que viriam depois dela, mas os anteriores continuariam intactos. Em tese, porque ao que parece a viagem do Wolverine alterou muito mais do que o planejado.

Jean Grey, por exemplo, era muito mais jovem na cronologia original em 1986, do que será agora em X-Men: Apocalipse - que se passa em 1983. Existem outros casos também, como o Anjo, a Psylocke, a Jubileu, o Ciclope.

Muitos deles podem ser justificados pelos créditos dos filmes nos quais apareceram, assim como aconteceu com o Trask e com a Emma, mas outros ficam simplesmente sem explicação.


Imagem

Origens: Wolverine

O filme mais descolado cronologicamente da franquia é X-Men Origens: Wolverine. Além do filme em si ser cheio de problemas, ele ainda apresenta versões adolescentes do Ciclope e de vários outros mutantes em uma época na qual ainda seria crianças.

O grande erro é que o longa acontece no ano de 1979, enquanto em X2 - que se passa em 2005 - o Coronel William Stryker afirma que faz 15 anos desde que o personagem passou pelo programa Arma X.


Imagem

O Apocalipse

X-Men: Apocalipse se passa 10 anos após os eventos de Dias de um Futuro Esquecido, e isso levantou a pergunta porquê o mutante não se manifestou na cronologia original.

As mudanças causadas pela viagem no tempo do Wolverine fizeram com que o heroísmo da Mística fosse reconhecido, e agora a humanidade e os mutantes estão convivendo em paz. Foi revelado na edição da EW sobre o filme, que o Apocalipse precisa ser despertado, mas que isso nunca ocorreu na cronologia original.

Segunda a EW, o despertar do vilão irá acontecer porque a CIA começa a investigar as origens do gene X e encontram a tumba do En Sabah Nur, fazendo com que ele acorde. Quando ele acorda, fica extremamente desapontado em ver que existe paz entre humanos e mutantes. Como ele acredita que os mutantes são superiores, ele começa sua investida pela aniquilação.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido consertou vários erros que a franquia cometeu após a saída de Bryan Singer em 2004. Contudo, muita coisa ainda continua sem resposta. Reza a lenda que X-Men: Apocalipse vai saciar todas as nossa dúvidas, só nos resta esperar.

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

27 Ago, 2015 - 18:38

Comentários

Staionof 28 Ago, 2015 10:16 0

O desaparecimento do Noturno sem nenhuma explicação foi um dos piores furos da franquia, ao menos para o meu gosto.
Acredito que muitos dos problemas da franquia derivam de ter que consertar aquela bobagem que foi "O Confornto Final".

Rabelocruz 28 Ago, 2015 00:04 0

boa materia!!!!