Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Conheça as grandes teorias da conspiração do Cinema [Parte 1]

Leia esta matéria especial antes que os Illuminati a tirem do ar!



Será que há algo mais subjetivo do que a arte? É perfeitamente possível que diante de um mesmo quadro, duas pessoas tenham reações completamente distintas, que podem ir da indiferença à contemplação catártica.

O ser humano é dotado de percepções particulares sobre o mundo que o cerca. Sendo assim, é natural que existam as mais diferentes maneiras de analisar uma mesmo objeto, submetendo-o a infinitas óticas.

Obviamente, com o Cinema não poderia ser diferente. Por mais coesa que possa parecer a trama de um filme, sempre haverá uma zona cinzenta que o espectador poderá decifrar com suas próprias ideias e dar novos sentidos ao que acabou de assistir.

"Eu quero a sua interpretação", afirmou Quentin Tarantino certa vez. O cultuado cineasta estava mandando um recado de incentivo para todos aqueles que assistem seus filmes e pensam em análises das mais estapafúrdias, por mais que elas venham a destoar do que ele concebeu inicialmente.

"No minuto em que eu disser o que eu pensei, você vai jogar fora tudo que você elaborou em sua cabeça. Não dá para evitar. Eu também faria isso", disse o diretor de Pulp Fiction - Tempos de Violência.

Por isso, a matéria especial desta semana aproveita para apresentar e examinar algumas das principais teorias da conspiração e interpretações mirabolantes sobre grandes filmes da história. Muitas delas já até fazem parte da cultura pop. Não teremos preconceito com nenhuma tese, por mais surreal, bizarra ou até assustadora que ela possa parecer, então, esteja pronto para "viajar na maionese".

Lembra de mais alguma teoria interessante? Compartilhe conosco nos comentários. Acha tudo uma grande baboseira? É isso que os Illuminati querem que você pense!

Atenção: Esta matéria contém spoilers.


Imagem

Teoria Aladdin: Toda a história se passa no futuro

Baseado em contos tradicionais árabes, Aladdin se tornou um dos grandes clássicos da Disney por conta da história de amor entre um pobre jovem de rua chamado Aladdin e a Princesa Jasmine, que está entediada com os luxos que a vida de realeza lhe proporciona.

O filme é ambientado no sultanato fictício de Agrabah; entretanto, há quem acredite que o romance entre Aladdin e Jasmine se passa em um mundo nada ideal.

Em determinada cena, o Gênio – dublado originalmente pelo saudoso Robin Williams –, afirma que ficar 10 mil anos preso dentro de uma pequena lâmpada mágica lhe rendeu um forte torcicolo. Em outra ocasião, quando está confeccionando uma roupa especial para o Príncipe Ali Ababwa (alter ego de Aladdin), o Gênio comenta que determinado figurino "é muito Século III". Ora, se o Gênio conhece a moda do Século III e passou 10 milênios dentro da lâmpada, conclui-se que Aladdin se passa, no mínimo, no ano 10.300 depois de Cristo.

Mas tem mais! O gênio imita os trejeitos de personalidades do século 20, como Jack Nicholson, Arnold Schwarzenegger, Groucho Marx e Arsenio Hall, o que mostra que Aladdin é situado depois do ano 11.900 d.C.

Assim, os desertos seriam um reflexo de uma catástrofe ambiental ou guerra nuclear que desolou o planeta, dizimou muita gente e extinguiu boa parte das civilizações. Os únicos sobreviventes foram os árabes, que reconstruíram cidades baseadas em sua cultura tradicional. Objetos como o tapete mágico, escondido na Caverna das Maravilhas, é, na verdade, fruto de uma avançada tecnologia deixada por cientistas de gerações anteriores (do ano 8.693, quem sabe?) e o papagaio inteligente Iago é um reflexo de experimentos genéticos com animais.

Teoria Aladdin, nº 2: Foi tudo papo de vendedor

No início do filme, um simpático comerciante canta a música de abertura "A Noite da Arábia". Depois do momento musical, o vendedor apresenta sua banca de bugigangas desinteressantes, até que mostra um produto especial: a lâmpada mágica. "Não é uma lâmpada qualquer. Ela já mudou o destino da vida de um jovem. Um jovem que, como a lâmpada, era mais do que aparentava", diz o persuasivo feirante. Em seguida, começa a história de Aladdin. Por isso, é possível acreditar que toda a história do filme não passou de uma invenção do vendedor para tornar seu produto mais atrativo. Veja a cena abaixo.




Teoria Aladdin, nº 3: O vendedor e o Gênio são a mesma pessoa

Depois de Aladdin conceder a liberdade para o Gênio, no final do filme, o personagem se tornou um mercador ambulante, que fica por Agrabah contando a incrível história que ele viveu com seu amo. O que faz dessa teoria a mais coerente entre as três é que, na versão original, tanto o gênio quanto o vendedor foram dublados pelo mesmo Robin Williams. Se você reparar bem nos detalhes, ambos usam uma faixa vermelha na cintura, a roupa do vendedor é azul como o gênio, ambos tem uma barba que termina no formato de um gancho e ambos tem apenas quatro dedos nas mãos.


Imagem

Stan Lee é Uatu, o Vigia

Stan Lee é uma presença constante nos filmes baseados nos heróis da Marvel. Não importa se a produção é assinada pela Fox, Sony ou Marvel Studios. Pense em longas como X-Men: O Filme, Demolidor - O Homem Sem Medo, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador, The Avengers: Os Vingadores, Guardiões da Galáxia... Stan Lee fez uma ponta em todos esses (e mais alguns outros).

Sabemos que a participação especial de Lee é uma maneira de homenagear seu imenso legado, mas e se ele estiver interpretando um incomum personagem do universo Marvel? Especula-se que o ícone nonagenário dá vida a Uatu, o Vigia. O personagem alienígena foi criado por Lee e Jack Kirby na década de 1960 e, como seu nome sugere, dedica sua existência a observar e registrar os acontecimentos na Terra, sem interferir neles.

Sua estatura é de 10 metros de altura e sua característica física mais chamativa é sua imensa cabeça calva. Entretanto, nos quadrinhos, Uatu já adquiriu formas mais semelhantes com a humana. Por isso, muitos acreditam que o personagem se apresenta na forma "Stan Lee" para observar personagens tão distintos da mitologia Marvel. Isso explicaria porque ele está sempre por perto dos heróis, indo até para o espaço sideral em Guardiões da Galáxia.

Porém, a teoria é controversa. Um artigo no site io9 argumenta que Stan Lee não pode ser Uatu porque ele interfere em alguns eventos e as vezes sequer olha para o que os heróis estão fazendo, como na cena de O Espetacular Homem-Aranha logo abaixo.





Imagem

Hogwarts é um manicômio e Harry Potter sofre de distúrbios mentais

Baseado nos livros da autora britânica J. K. Rowling, a saga Harry Potter é uma das mais celebradas e lucrativas da história do cinema. O primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, acompanha o menino Harry (Daniel Radcliffe), um órfão que vive uma rotina de maus tratos e humilhações na casa dos seus tios, os Dursley. Entretanto, no dia de seu aniversário de 11 anos, Harry recebe uma visita mágica de um ser que diz o quão especial ele é e o leva para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Entretanto, há quem teorize que tudo não passa de uma alucinação do jovem "bruxinho". Harry seria, na verdade, um menino traumatizado pelos Dursley, que não seriam seus tios, mas sim os seus verdadeiros pais. Por isso, ele inventa figuras paternas idealizadas, que teriam sido supostamente mortas por Voldemort quando ele era um bebê. Suas alucinações fizeram com que ele tivesse de ir para uma "escola especial", que na verdade é um hospital psiquiátrico. Todo o desenrolar da franquia seria um devaneio de Harry para lidar com sua sufocante condição mental e entediante rotina no hospício.

O que comprovaria a tese seria a frase que Harry diz para Dumbledore em uma onírica estação de trem de King's Cross em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, último filme da saga. "Me diga uma última coisa", pergunta Harry, "Isso é real? Ou está acontecendo apenas dentro da minha cabeça?". Dumbledore responde: "É claro que isso está acontecendo na sua cabeça, Harry, mas porque isso significaria que não foi real?".

Harry Potter é um garoto de imaginação fértil

Uma outra tese, menos mirabolante, é que todas as aventuras descritas nos oito filmes da franquia são fruto da imaginação de Harry, uma espécie de fuga, motivada pela obrigação de viver em um claustrofóbico armário debaixo da escada.

As teorias contam com a aprovação de J. K. Rowling: "Acho que esta questão é fabulosa e que conversa com perfeição com a verdade dos livros, porque me sugeriram isso mais de uma vez, que Harry enlouqueceu no armário debaixo da escada e que tudo que aconteceu subsequentemente foi algum tipo de vida fantasiosa que ele desenvolveu para se salvar", afirmou a autora em uma entrevista.


Imagem

Os filmes de heróis nunca mais foram os mesmos depois de Batman Begins, Batman - O Cavaleiro das Trevas e Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, dirigidos por Christopher Nolan. Obviamente, existem algumas teorias bem interessantes sobre a trilogia que trouxe Christian Bale no papel do Homem-Morcego.

Alfred é o pai de Bruce Wayne

Uma das mais simples (e frágeis) teorias que circulam sobre a trilogia O Cavaleiro das Trevas (e o universo Batman como um todo) é relacionada à verdadeira paternidade de Bruce Wayne. O mordomo Alfred (Michael Caine) seria benevolente em demasia com Bruce, a quem ele dedicou uma grande parte de sua vida. Isso, para alguns, seria a prova de que Martha Wayne (R.I.P.) pulou a cerca e Alfred é o Bat-pai.

Entretanto, o fato de Alfred ter criado Bruce desde sua infância e ser seu mentor, melhor amigo, assistente e conselheiro justificaria, por si só, toda sua devoção ao homem por trás da máscara de Batman.

O Coringa é um veterano de guerra

Especula-se que o icônico Coringa de Heath Ledger é um veterano de guerra. Sua experiência nos campos de batalha teria causado um terrível transtorno de estresse pós-traumático que se manifesta no sadismo e violência apresentados pelo vilão. Um dos indícios de seus ressentimentos com os militares de uma maneira geral é o momento em que o Palhaço do Crime fala para Harvey Dent (Aaron Eckhart) sobre a possibilidade de explodir um "caminhão cheio de soldados".

Outra suposta prova do passado do Joker é a habilidade que o vilão exibe com armas de todos os tipos, o esmero técnico que ele ostenta em seus atos de destruição, suas táticas de combate e a maneira como ele resiste ao interrogatório do Batman, como se tivesse sido treinado para tudo isso.

Batman realmente morreu no final de O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Senta que lá vem spoiler: No final de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o Batman não consegue desarmar a bomba nuclear armada por Talia al Ghul (Marion Cotillard). Para evitar uma tragédia sem precedentes em Gotham City, o herói usa uma aeronave para carregar o explosivo de destruição em massa em direção ao oceano, onde ele explode sem afetar os habitantes da cidade. O suposto martírio do Batman eleva o herói ao status de salvador de Gotham. Bruce Wayne é dado como morto durante a insurgência popular liderada por Bane. Entretanto, no final do filme, Alfred vislumbra Bruce e Selina em um momento de felicidade em Florença, na Itália, onde ambos passam despercebidos pelos demais.

Porém, alguns acreditam que o final de O Cavaleiro das Trevas Ressurge não foi tão feliz assim. Mesmo que fosse possível para o Batman deixar a aeronave no piloto automático e fugir, não haveria como fazer isso rápido o bastante para evitar ser morto pela explosão. Além do mais, o objetivo de Bruce Wayne nunca foi ser feliz para sempre. Sem contar que um bilionário mundialmente conhecido como ele jamais poderia andar à luz do dia em uma das cidades turísticas mais famosas da Itália sem ser identificado. Por isso, muitos acreditam que a cena final, em que Albert vislumbra Bruce e Selina (Anne Hathaway), não passa de uma fantasia do mordomo, que sempre desejou ver Bruce vivendo uma vida plena ao lado de uma companheira.

Há ainda quem diga todo o arco dramático da trilogia de Christopher Nolan nunca aconteceu de fato. Bruce teria morrido jovem, logo no início de Batman Begins, na cena em que ele cai em um poço cheio de morcegos. Desiludido por ter falhado em sua função de proteger o menino, Alfred imagina uma vida cheia de aventuras em que Bruce é um admirável herói. Depois de ser consumido pela culpa, Alfred se mata. A cena em que ele observa Bruce em Florença seria um momento utópico em que os dois se encontram no pós-vida.


Imagem

Não é à toa que Titanic ocupa o posto de segunda maior bilheteria de todos os tempos. Graças à direção visionária de James Cameron e aos seus aspectos técnicos impecáveis, o filme faturou mais 11 estatuetas no Oscar e está marcado para sempre na história do cinema.

O pano de fundo do longa-metragem é o naufrágio do navio RMS Titanic, que realmente aconteceu e foi um dos maiores desastres da história da navegação. A trama do filme narra o amor proibido entre Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), uma jovem noiva que viajava na primeira classe, e Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), um charmoso pobretão da terceira classe que embarcou no gigantesco navio quase que por acaso.

Diversas lendas e teorias da conspiração cercam o acidente marítimo do RMS Titanic e com Titanic, o filme, não poderia ser diferente.

Jack Dawson nunca existiu

A principal tese alternativa sobre a história do romance dirigido por Cameron é que Rose era uma jovem em profunda depressão por ter de casar por obrigação com o arrogante ricaço Cal Hockley (Billy Zane).

Seu estado psiquiátrico fez com que ela tentasse até se matar. Foi aí que Jack "apareceu" para Rose pela primeira vez. Ele tenta evitar que ela se lance no mar. Na verdade, Jack seria apenas uma fantasia da psiquê atormentada de Rose, um recurso mental que ela usa para não sucumbir a influência negativa de Cal em sua vida. Jack representa tudo que Cal não é: Livre, humilde, com dotes artísticos, romântico, atencioso... Bom demais para ser verdade, não é?

No final do filme, uma versão mais velha de Rose é confrontada com o fato de que nunca foi encontrado nenhum registro sobre Jack. A resposta da senhora foi: "Claro. Não seria possivel, não é? Eu não nunca havia falado sobre ele até agora... O coração de uma mulher é um oceano de segredos, mas agora vocês sabem que existiu um Jack Dawson e que ele me salvou, de todas as formas que uma pessoa pode ser salva. Eu não tenho nenhum retrato dele. Agora ele existe apenas em minha memória."


Imagem

Teoria da Matrix dentro da Matrix

Poucas produções cinematográficas foram tão debatidas quanto a trilogia Matrix nas últimas décadas. Os filmes dos irmãos Lana Wachowski e Andy Wachowski apresentam conceitos filosóficos, mitológicos e religiosos, mesclados com a estética cyberpunk e influências de filmes de artes marciais e animes.

A trama mostra um futuro em que a terra é habitada por máquinas que foram criadas no final do século 20/início do século 21 e se rebelaram contra a humanidade. Os humanos tentaram de tudo para vencer as máquinas, incluindo poluir densamente a atmosfera afim de impedir que os raios de sol alimentassem as fontes das máquinas. Entretanto, nossa raça perdeu a guerra e foi dominada pela inteligência artificial. As máquinas então desenvolveram uma maneira de aprisionar os humanos em casulos e usar seus corpos para obter energia.

Enquanto isso, as mentes humanas vivem em uma realidade simulada chamada Matrix. A maioria absoluta das pessoas sequer imagina que está aprisionada mentalmente, mas alguns iluminados tem consciência de que vivem na ilusão e usam seus conhecimentos dos códigos virtuais para quebrar leis da física com habilidades incríveis.

A cidade subterrânea de Zion é o último reduto da humanidade dentro do "mundo real", dominado por máquinas. Lá, os humanos conscientes que sobreviveram ao apocalipse tecnológico usam seus conhecimentos para recuperar o controle da Terra e libertar a mente daqueles que foram aprisionados.

Entretanto, uma popular teoria sugere que até o "mundo real" de Zion fazia parte da Matrix idealizada pelo Arquiteto. Esta seria uma estratégia para controlar a humanidade por completo e apenas fingir que os humanos têm algum controle sobre as coisas, criar mais uma ilusão: a de que os humanos se libertaram da Matrix.

Sendo assim, Neo e seus companheiros nunca teriam saído da Matrix de fato, apenas entrado em outro nível dela. Trata-se da teoria da Matrix dentro da Matrix. Algumas das evidências disso seriam os poderes que Neo apresenta no "mundo real" em Matrix Reloaded, poderes estes que ele só seria capaz de exibir se estivesse dentro da Matrix. Também em Reloaded e em Matrix Revolutions, o Agente Smith (Hugo Weaving) "encarna" no membro da resistência Bane (Ian Bliss) no "mundo real", mas esta também seria uma habilidade apenas possível dentro da Matrix.

Teoria da contra-Matrix: Neo, Trinity, Morpheus e companhia são, na verdade, máquinas

Outra teoria sobre a franquia, ainda mais mirabolante, é que a Matrix foi, na realidade, criada pelos humanos. Zion ainda seria um tipo de Matrix, mas Neo, Trinity, Morpheus e toda a resistência "humana" seriam, na verdade, máquinas de inteligência artificial que foram criadas pelos humanos para que eles sentissem como a opressão dos robôs é ruim. A guerra entre humanos e máquinas jamais teria acontecido porque os homens preveniram que isso acontecesse, submetendo a inteligência artificial das máquinas a uma ilusão. Complicado, não acha?


Continua na parte 2...

Fonte: Adorocinema

Comentários

30 Ago, 2015 - 19:05

Comentários

kiabbo 31 Ago, 2015 12:59 0


The-Doors escreveu:Eu acho plausivel essa da Matrix dentro da Matrix, e quanto ao que o amigo disse do Neo servir ao proposito das maquinas acho verdade, lembro que no segundo filme fala q ele é o 4° ou 5° escolhido, acho q a missão do escolhido é renova a matrix para q ela possa continuar existindo.

Tanto é verdade que neo tem um programa muito complexo auxiliando eles, oraculo

nonchetos 31 Ago, 2015 02:06 2

skilinerj escreveu:
nonchetos escreveu:
a teoria da matrix dentro da matrix foi mal interpretada devido ao fato de neo no final do primeiro filme conseguir enchergar o código comprovando a existencia da matrix e no 3º filme aconteceu a mesma coisa, porem reparem que neo encherga apenas aquela energia no smith e não no ambiente ao seu redor comprovando que aquele mundo é real, e logo depois informa a trinity que não esta enchergando mais nada e mais para o final ele encherga aquela energia apenas na cidade das maquinas, mas continua sem enchergar a trinity. Isso apenas comprova que neo foi criado para atender aos propositos das maquinas.


Então o Neo é tipo um Anti Virus?

não era para ele ser, mas no final ele realmente cumpre o papel de um.

skilinerj 31 Ago, 2015 01:21 1

nonchetos escreveu:
a teoria da matrix dentro da matrix foi mal interpretada devido ao fato de neo no final do primeiro filme conseguir enchergar o código comprovando a existencia da matrix e no 3º filme aconteceu a mesma coisa, porem reparem que neo encherga apenas aquela energia no smith e não no ambiente ao seu redor comprovando que aquele mundo é real, e logo depois informa a trinity que não esta enchergando mais nada e mais para o final ele encherga aquela energia apenas na cidade das maquinas, mas continua sem enchergar a trinity. Isso apenas comprova que neo foi criado para atender aos propositos das maquinas.


Então o Neo é tipo um Anti Virus?

The-Doors 30 Ago, 2015 23:14 1

Eu acho plausivel essa da Matrix dentro da Matrix, e quanto ao que o amigo disse do Neo servir ao proposito das maquinas acho verdade, lembro que no segundo filme fala q ele é o 4° ou 5° escolhido, acho q a missão do escolhido é renova a matrix para q ela possa continuar existindo.

nonchetos 30 Ago, 2015 22:29 2

a teoria da matrix dentro da matrix foi mal interpretada devido ao fato de neo no final do primeiro filme conseguir enchergar o código comprovando a existencia da matrix e no 3º filme aconteceu a mesma coisa, porem reparem que neo encherga apenas aquela energia no smith e não no ambiente ao seu redor comprovando que aquele mundo é real, e logo depois informa a trinity que não esta enchergando mais nada e mais para o final ele encherga aquela energia apenas na cidade das maquinas, mas continua sem enchergar a trinity. Isso apenas comprova que neo foi criado para atender aos propositos das maquinas.