Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

AMD anuncia Radeon R9 Nano, a menor placa gráfica já lançada para o mercado



Durante a E3 2015 que aconteceu no mês de junho, a AMD surpreendeu o mundo ao anunciar as placas Radeon R9 Fury e R9 Fury X. Esses foram os primeiros componentes a trazerem a Memória de Alta Largura de Banda (HBM), tecnologia que oferece eficiência energética e um ótimo desempenho. Agora, mais uma vez, a empresa inova em design e revela a menor placa gráfica que já foi lançada no mercado de alto desempenho: a AMD Radeon R9 Nano.

Essa placa é o terceiro produto baseado no chip gráfico Fiji, arquitetura que marca uma virada na indústria dos jogos por implementar a tecnologia de Memória de Alta Largura de Banda (HBM). De acordo com a AMD, a Radeon R9 Nano é capaz de oferecer um desempenho 30% maior e uso de energia 30% menor quando comparado à R9 290X da geração passada e é ideal para os entusiastas Mini ITX já que oferece a maior eficiência energética do mundo.



Radeon R9 Nano, a menor placa gráfica do mundo anunciada oficialmente pela AMD.


Especificações técnicas da AMD Radeon R9 Nano

  1.          Processo de fabricação: 28 nm
  2.          Processadores de fluxo: 4.096
  3.          Unidades de computação: 64
  4.          Velocidade de clock: 1.000 MHz
  5.          Desempenho de computação: 8,19 TFLOPS
  6.          Unidades de textura: 256
  7.          Taxa de preenchimento de textura: 256 GT/s
  8.          ROPs: 64
  9.          Taxa de Preenchimento de Pixels: 64 GP/s
  10.          Z/Stencil: 256
  11.          Memória: 4 GB (HBM)
  12.          Interface de memória: 4.096 bit (HBM)
  13.          Velocidade da Memória / Razão de Dados: 500MHz / 1.0Gbps
  14.          Largura de Banda da Memória: 512 GB/s
  15.          Conectores para Fonte de Energia: 1x 8 pinos
  16.          Potência típica da placa: 175 W
  17.          Padrão PCIe: PCIe 3.0
  18.          Suporte a API: DirectX12, Vulkan, OpenGL 4.5 e Mantle


Imagem

A AMD Radeon R9 Nano possui apenas 17 centímetros de comprimento.


Diminuta

Com pouco mais de 17 centímetros de comprimento, a AMD Radeon R9 Nano é refrigerada a ar e representa uma nova classes de placas gráficas para os jogadores. Com o tamanho diminuto, entusiastas e fabricantes podem investir em novos formatos de computadores, possibilitando a criação de novos e inovadores produtos para o mercado consumidor.

"Com a placa gráfica Radeon R9 Nano, a AMD possibilita jogos de classe 4K na sala de casa, com um design extraordinariamente silencioso e muito pequeno, feito para a excelência nos jogos atuais e nos APIs mais recentes, como DirectX® 12 e Vulkan. Simplesmente não existe nada igual", disse Matt Skynner, VP corporativo e gerente geral da Unidade de Negócios de Produto, Computação e Gráficos da AMD.

Imagem

A AMD Radeon R9 Nano terá suporte as principais tecnologias do mercado para a reprodução de jogos.


"Nossa linha de gráficos Radeon está abrindo caminho para uma nova era de jogos em PC, entregando um desempenho notável, designs de GPU incomparáveis e tecnologias inovadoras. Hoje é um dia revolucionário para jogos em PC, e temos orgulho de adicionar este produto distinto à nossa completa linha de gráficos AMD Radeon R9", conclui.

A AMD Radeon R9 ainda tem suporte a Super-resolução Virtual (VSR), o Controle de Meta de Taxa de Quadros (FRTC), a já mencionada Memória de Alta Largura de Banda (HBM), o FreeSync, LiquidVR, Eyefinity, CrossFire e resolução 4K. O preço sugerido da AMD Radeon R9 Nano é de US$ 649 (R$ 2.349 em conversão direta na cotação atual) e deve estar disponível nas lojas do varejo online a partir do dia 7 de setembro.

Fonte: Tecmundo

Comentários

31 Ago, 2015 - 18:27

Comentários

Gaúcho Transãoo 01 Set, 2015 00:31 3

Argh! AMD Argh!

chucky515 01 Set, 2015 00:11 2

cara muito show, nem conhecia essa tecnologia HBM pelo o que li rapidinho aqui é ƒoda... ruim que por ser uma tecnologia nova é muito caro ainda


jaja começa as treta entre os fanboy Basd Ass

andersonzero 31 Ago, 2015 20:56 -5

xXMMMMXx escreveu:Resta saber o preço aqui em Portugal tenho uma Asus DCU 2 290X que comprei a metade do preço dela ou de uma 970 em promoção..grande negócio e estou abismado com o desempenho além disso é super silenciosa, tb o sistema de refrigeração é excelente muito melhor que os convencionais ou normais que saíram nos primeiros modelos ou outros fabricantes...em todos os jogos recentes jogo em sólidos 60Fps em 1080P tudo em ultra e em alguns casos até mesmo com o Hairworks ligado... com esta, apesar de perder em um ou outro até mesmo em relação a 970 que é uma placa fora de série tb mas em geral é melhor em 70 a 80% dos jogos que saíram novos. Mas o mais importante aqui é realmente o consumo onde a Nvidia era claramente superior e melhor daí serem mais silenciosas tb e por vezes mais fiáveis...só falta mesmo a AMD começar a actualizar melhor os drivers onde a Nvidia tb é melhor costuma ganhar mais desempenho(jogos antigos)

E com vcs, O TEXTÃÃÃO!!!!

ps:nemly e nemlere

xXMMMMXx 31 Ago, 2015 20:52 1

Resta saber o preço aqui em Portugal tenho uma Asus DCU 2 290X que comprei a metade do preço dela ou de uma 970 em promoção..grande negócio e estou abismado com o desempenho além disso é super silenciosa, tb o sistema de refrigeração é excelente muito melhor que os convencionais ou normais que saíram nos primeiros modelos ou outros fabricantes...em todos os jogos recentes jogo em sólidos 60Fps em 1080P tudo em ultra e em alguns casos até mesmo com o Hairworks ligado...então esta placa supera a 980Ti porque até a minha em muitos jogos rivaliza com esta, apesar de perder em um ou outro até mesmo em relação a 970 que é uma placa fora de série tb mas em geral é melhor em 70 a 80% dos jogos que saíram novos. Mas o mais importante aqui é realmente o consumo onde a Nvidia era claramente superior e melhor daí serem mais silenciosas tb e por vezes mais fiáveis...só falta mesmo a AMD começar a actualizar melhor os drivers onde a Nvidia tb é melhor costuma ganhar mais desempenho(jogos antigos)