Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

NVIDIA ganha espaço e agora domina quase 82% do mercado de placas de vídeo



Um novo relatório divulgado pela empresa especializada Jon Peddie Reserach (JPR) revelou que a NVIDIA voltou a ganhar espaço no setor de placas de vídeo para computadores domésticos e agora domina o segmento com 81,9% de fatia de mercado. Enquanto isso, a rival AMD caiu de 22% no trimestre anterior para 18% no atual – na mesma época do ano passado, o espaço da empresa era de 38%.

Segundo a JPR, as vendas de placas de vídeo durante o trimestre seguiram o mesmo comportamento sazonal observado nos anos anteriores, mas tiveram um crescimento menor do que a média nos últimos 10 anos. No total, o envio de GPUs caiu 16,81% com relação ao período de três meses anterior ao último e chegou a um total de 9,4 milhões de unidades.


Imagem

Desse total, a queda das movimentações da AMD foi de 33,3%, enquanto os números da NVIDIA caíram 12%. O mercado de placas de vídeo para desktop ganhou força no segmento de usuários "entusiastas" e praticantes de overclock, o que foi impulsionado por lançamentos recentes de placas de vídeo poderosas. De acordo com a JPR, isso ajudou a diminuir o impacto das diminuições das vendas entre os consumidores "padrão".

Próximo round

Ainda que a NVIDIA venha mantenho um cronograma movimentado de lançamentos e que os números atuais pareçam indicar que a empresa está praticamente monopolizando o mercado de placas de vídeo, é necessário fazer ressalvas. A nova linha Fury da AMD chegou recentemente, mas ainda não passou tempo o suficiente desde então para que a novidade mostrasse seu impacto no mercado.

Por esse motivo, é aconselhado esperarmos pelos relatórios referentes ao terceiro trimestre de 2015 antes de declarar uma vitória massiva para a NVIDIA. Ainda assim, caso os novos produtos não melhorem a fatia de mercado da AMD, isso pode representar problemas sérios para a empresa.


Imagem

Além disso, também vale ressaltar que ambas as companhias veem propositalmente mudando seus focos para dar mais atenção ao segmento de ponta devido à redução no mercado de computadores domésticos. Dessa forma, a redução das vendas para usuários mais básicos e o aumento dos números entre os "entusiastas" não somente seria algo esperado, mas também benéfico para as empresas.

Fonte: Tecmundo

Comentários

01 Set, 2015 - 14:47

Comentários

mohamedala 02 Set, 2015 19:44 0

Akah escreveu:Bem, depois da minha R9 270X ter me abandonado nesse último sábado, eu agora vou de Nvidia, tem apenas 2 meses que a garantia acabou e essa p*rra morreu, não uso mais AMD.

Próxima placa vai ser uma GTX 960 mesmo.


Não tem nada haver uma coisa com a outra ok!? nesse caso o problema foi de fabricação e a AMD não fabrica placa de video, então logo que o problema não foi a AMD e sim o fabricante da sua VGA, é como por exemplo vc culpar o android (ou IOS ou windows phone ) por seu celular não ligar. Eu ja tive um AMD se troquei pois a gtx 980TI g1 gaming era melhor que a fury X, só por isso, entendeu a lógica agora de como funciona !?

US_Brain 02 Set, 2015 13:06 0

Na realidadade e só na GV e na Tribo que vemos os 18% de usuários da AMD.

ºBrunoº 02 Set, 2015 10:44 0

brunohot01 escreveu:eu acho as placas da amd boas ainda mais com um custo otimo tambem
mais infelizmente a nvidia ganha por causa dos dedinhos delas em maioria dos jogos novos que usam a tecnologia dela entao ai a amd acaba perdendo os desempenho
gosto da amd mais quando eu muda de placa vou pra nvidia por causa dos jogos que a maioria agora dos lançamentos tem a participação dela entao vo nela mesmo
tem que ver agora com vulkan pra ver se os caras vao mais pro lado da amd

DX12 deverá beneficiar e muito a AMD. É o que espero, pois a NVidia ta muito zueira pro meu gosto. Seria muito bom ela tomar um "susto".

Akah 02 Set, 2015 00:46 0

Bem, depois da minha R9 270X ter me abandonado nesse último sábado, eu agora vou de Nvidia, tem apenas 2 meses que a garantia acabou e essa p*rra morreu, não uso mais AMD.

Próxima placa vai ser uma GTX 960 mesmo.

shyko 01 Set, 2015 19:38 1

Yria escreveu:Legal, agora eles podem diminuir um pouco os preços, assim vão dominar o resto do mercado.

Quando se tem o dominio de um mercado a tendencia é AUMENTAR, afinal pra que diminuir os preços e o lucro se está vendendo bem? Vamos lucrar o maximo que puder, esse é o pensamento.

Yria 01 Set, 2015 19:06 0

Legal, agora eles podem diminuir um pouco os preços, assim vão dominar o resto do mercado.

tr3v0rk 01 Set, 2015 19:04 4

amanhã é 100% e eu continuo comprando AMD kkkkkkkkkkkk
essa semana mais uma R9 280x agora é tri way kkkkkkkkkkk
9gigas de memoria e 5.376 Shading Units contra 4.096 da Fury X kkkkkkkkkkkkk
não vejo mais nada na minha frente
nvedia? o que é isso?

brunohot01 01 Set, 2015 18:52 1

eu acho as placas da amd boas ainda mais com um custo otimo tambem
mais infelizmente a nvidia ganha por causa dos dedinhos delas em maioria dos jogos novos que usam a tecnologia dela entao ai a amd acaba perdendo os desempenho
gosto da amd mais quando eu muda de placa vou pra nvidia por causa dos jogos que a maioria agora dos lançamentos tem a participação dela entao vo nela mesmo
tem que ver agora com vulkan pra ver se os caras vao mais pro lado da amd

Gaúcho Transãoo 01 Set, 2015 17:47 2

Joinha! Nvidia Magico!

Marlon018 01 Set, 2015 17:30 3

Agora entendo todas as acusações da AMD sobre a NVIDIA. A vermelhinha tá perdendo muito mercado para a verdinha.

Isso não invalida as coisas que a AMD fala, mas que é uma atitude de perdedor é. Ao invés de ficar falando deveria fazer uma placa com um custo benefício tão bom quanto a GTX 970, que na minha opinião foi a placa que fez a NVIDIA abrir tanta vantagem.

Mas torço muito para que a AMD melhore e a participação no mercado fique 50% para cada empresa. Deus nos livre se qualquer uma das duas assumir um monopólio! Estaremos ferrados se isso acontecer.