Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como maximizar a duração da bateria no seu dispositivo com Windows 10

Você já deve ter atualizado o seu notebook para o Windows 10, e quer que a sua bateria dure o máximo possível quando estiver com ele em movimento. O novo sistema operacional da Microsoft inclui um novo recurso de economia de bateria – e com alguns outros truques você pode garantir que o seu notebook aguente até você encontrar uma tomada.

Economia de bateria do Windows 10

Vamos começar pelo mais óbvio: a nova ferramenta de economia de bateria do Windows 10. A partir do app de Configurações, escolha Sistema e então Economia de bateria – ele está configurado para ser ativado quando a bateria atinge 20%, mas você pode mudar para qualquer nível que quiser, ou ligar manualmente sempre que desejar.

Imagem

A mesma tela dá uma estimativa de quanto tempo você tem até seu notebook ou tablet fique sem bateria (ou quanto tempo demora até você atingir o máximo de bateria quando estiver carregando). Você pode fazer alguns apps não usarem as regras da economia de bateria, e também checar quais são os devoradores de energia que estão acabando com o seu notebook.

Confira seu plano de energia

O bom e velho método de economia de bateria para aqueles acostumados com o sistema operacional da Microsoft. O plano de energia do Windows 10 está disponível através de Energia e suspensão em Sistema no app Configurações. Quanto menores os tempos de tela e suspensão, mais tempo de bateria você economiza entre recargas.

Imagem

Clique ou toque em Configurações de energia adicionais para chegar à interface do Painel de Controle das versões antigas do Windows. Lá é possível configurar uma série de variáveis – como quando o disco rígido e dispositivos periféricos são suspensos – e também diversos planos individuais que você pode trocar quando achar necessário. Brilho de tela também pode ser ajustado daqui.

Wifi, Bluetooth e outras configurações

A maioria das pessoas sabe que dá para desligar Wifi e Bluetooth no smartphone para economizar um pouco de bateria. E o mesmo vale para o Windows 10 (considerando que você não precise de internet ou esteja conectado via cabo). A forma mais fácil de desligar os dois ao mesmo tempo é pelo Modo Avião em Rede e internet no app Configurações.

Imagem

O brilho da tela é outra configuração conhecida por qualquer pessoa que já tentou esticar ao máximo a duração de uma bateria de smartphone: no Windows 10 você pode encontrar em Tela na área Sistema de Configurações. Desligue a opção de auto-ajuste para evitar que o Windows desfaça as suas modificações.

Atualize o Windows quando estiver carregando

Você não tem muito controle sobre as atualizações do Windows nessa versão, mas com base no nosso teste o processo de baixar e instalar atualizações tem um impacto considerável na bateria – tente deixar seu computador ligado por algumas horas (ou durante a noite inteira) antes de sair de casa com ele. O movo avião pode ser usado para pausar temporariamente atualizações se for necessário.

Imagem

Atualizações para periféricos e componentes internos valem uma atenção também: confira sites de fabricantes relevantes para saber se há alguma atualização disponível para Windows 10, já que elas frequentemente melhoram eficiência, reduzem consumo de energia e aumentam a autonomia da bateria do seu dispositivo com Windows 10.

Abaixe o volume

O volume do seu notebook (ou tablet) tem mais impacto na bateria do que você deve imaginar – volume alto usa uma quantidade considerável de energia. Tente abaixar quando estiver assistindo a vídeos ou ouvindo música, ou use fones de ouvido se puder. O melhor é deixar no mudo.

Imagem

O controlador de volume e várias das outras configurações que mencionei até agora podem ser acessadas através do Centro de Mobilidade Windows, ainda presente no Windows 10. Faça uma busca por "centro de mobilidade" a partir da barra de tarefas e clique no primeiro resultado que aparecer.

Desconecte periféricos desnecessários

A Microsoft mesmo recomenda desconectar qualquer periférico que você não estiver usando quando quiser economizar bateria, então se livre dos discos externos, impressoras, cartões de memória e outros dispositivos USB até que você chegue a um lugar para recarregar. Mesmo um cartão de memória inserido no seu computador é capaz de sugar um pouco de energia.

Imagem

Se você estiver usando um mouse externo, por exemplo, pode trocar pelo trackpad ou touchscreen para economizar um pouco de bateria. Mesmo se a sua experiência no Windows 10 for prejudicada como resultado, ter a certeza de que a bateria vai aguentar um pouco mais enquanto você procura um lugar para recarregar acaba compensando.

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

02 Set, 2015 - 14:08

Comentários