Nada de DirectX 12: Valve recomenda que desenvolvedores usem Vulkan
A Microsoft alardeou muito as novidades da API que acompanha o Windows 10, software que promete melhorias nos computadores e também no Xbox One.
Acontece que essa história não agrada muito a Valve que está apostando em seu próprio sistema, o SteamOS, e tem interesse que mais jogos rodem em outros sistemas operacionais, algo que não é possível com soluções proprietárias como o DirectX e o Metal.
Assim, aproveitando a conferência SIGGRAPH 2015, Dan Ginsburg, responsável por portar a engine Source 2 para a Vulkan, comentou que a API da Khronos é o futuro, enfatizando que não há muitos motivos para optar pelo DirectX 12.
Ginsburg ressalta que o Vulkan funciona tanto no Windows 10, quanto no Windows 7 e Windows 8 — o que já é uma grande vantagem sobre o produto da Microsoft. Entretanto, ele ainda nota que o Vulkan também vai funcionar no Android, bem como em plataformas baseadas no sistema Linux.
Durante o evento voltado aos desenvolvedores que demonstram interesse especial em soluções gráficas, o representante da Valve também salientou a compatibilidade com hardwares dos mais diversos fabricantes, incluindo AMD, NVIDIA, Intel, Qualcomm, Samsung, Imagination Technologies, ARM, Broadcom e Vivante.
Desenvolvedores na contramão
O recado da dona do Steam é voltado para todos os desenvolvedores, que ainda pensam que estamos presos ao passado e insistem em apoiar o DirectX. Isso fica bem evidente ao percebermos que há apenas um jogo — Dota 2 Reborn — sendo desenvolvido com o Vulkan, sendo que todos os outros grandes títulos apostam na tecnologia do Windows.
Obviamente, é válido reconhecer que o DirectX 12 está em um estágio mais maduro para os desenvolvedores, sendo que os mais apressados já começaram a trabalhar com a API há algum tempo, mas, levando em conta questões de compatibilidade e lucratividade, o Vulkan é a aposta certeira para a nova geração de jogos.
Vale constatar ainda que essa batalha está apenas começando e ainda é cedo para dizer que o mercado está dominado pelo DirectX. O Vulkan tem muito chão pela frente, porém, pensando nos jogadores, a melhor aposta deve ser mesmo a plataforma da Khronos, já que roda os jogos com os mesmos recursos e estará disponível para um público muito maior.
lordbyro 29 Set, 2015 22:40 0
A MS pisou na bola quando fez questão de restringir o DX12 pro Win 10. Vida longa à AMD
leandroguts 28 Set, 2015 13:21 3
faltou aulas de interpretação de texto não foi?
kakapc 27 Set, 2015 18:03 1
gigacubo 27 Set, 2015 18:01 0
super limitado kkkk? se vc pesquisar vai ver que e o mais completo que tem lol
EdwGabriel 27 Set, 2015 13:44 8
Jeff 27 Set, 2015 11:26 0
animecave 27 Set, 2015 11:07 2
paikuham 27 Set, 2015 11:05 2
pois é amigo eu concordo, a concorrência livre é a melhor forma de se conseguir um produto melhor, pois ele obriga que cada lado se esforce para melhorar cade vez mais, o que me deixa put* é que, ao invés das empresas se esforçarem para melhorar e fazer uma propaganda que até mesmo exalte os ponto positivos de seu produto, ofuscando mesmo a concorrência com tantas vantagens e benefícios que eles oferecem, não, preferem fazer uma propagando que deixa um sentimento de desconforto com relação a concorrência, é mais barato.
_____SNAKE_____ 27 Set, 2015 11:01 2
Então é mais que obvio que a valve iria recomendar o uso da vulkan.
leandroguts 27 Set, 2015 10:19 1
Mas cara pelo que to vendo o dx12 não é tudo isso, cara estamos falando da valve que sabe oq ta fazendo eles foram um dos grandes apoiadores do vulkan, com certeza eles viram alguma coisa no dx12, concorrência sempre faz bem e agora temos fanboy de api, sou das antigas e sempre teve desenvolvedor que reclamou do dx pq era super limitado, viva a concorrencia cara.
vladslav 27 Set, 2015 10:08 2
Ela não é hater, a steam ficou contra o windows 8 com RAZÃO ,já que o plano da M$ era bloquear a venda de jogos por outras plataformas que não a windows store. e não foi só a valve, foram todas as empresas sérias, os orgãos reguladores de mercado e varios juizes, que fizeram a M$ "mudar de ideia".não se esqueçam de quem queria te obrigar a usar o kinect,estar sempre conectado...
yuurameshi 26 Set, 2015 23:05 1
Exatamente. Programar para as duas API's levaria mais tempo e gastariam mais dinheiro.
No caso do PC, acho provável que o DX12 ainda domine por um simples motivo: o XBOX One.
Uma desenvolvedora que faz um jogo multi plataforma, não desenvolveria na API Vulkan para PC e na API DX12 para o One. Seria mais fácil, mais rápido e menos trabalhoso fazer ambos na mesma API (sem falar mais barato).
Em plataformas móveis o Vulkan deve se dar bem. A grande maioria já usa OpenGL mesmo e não vemos o mesmo jogo de PC/Console neles.