Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Por que o Xbox ficou mais caro no Brasil? A Microsoft explica

Em entrevista ao IGN Brasil, Willen Puccinelli fala sobre o aumento de preço:

A Microsoft tentou segurar o preço do Xbox One e do Xbox 360 no Brasil, mas a alta do dólar em relação ao real no país obrigou a empresa a reajustar o preço de seus consoles. Em entrevista ao IGN Brasil, Willen Puccinelli, gerente geral de Xbox no país, justificou o aumento afirmando que, embora a montagem seja feita localmente, algumas peças são importadas. E com o dólar mais caro, foi necessário o aumento de preços, que começam a valer em 1º de novembro. Ainda de acordo com o executivo, os preços dos jogos não terá nenhuma alteração no momento.

"Vínhamos segurando as cadeias de custo e otimizando eficiências para manter o melhor preço possível para o consumidor brasileiro. Entretanto, as últimas variações cambiais forçaram um reajuste de preço para podermos manter os custos e o valor dos consoles dentro do limite para conseguir passarmos por essa temporada", disse o executivo em entrevista ao IGN Brasil. "Algumas das peças [usadas na montagem dos videogames] são importadas e pagamos em dólar. Entendemos o impacto que este aumento possa causar. Vamos segurar os preços no mês de outubro".

Ele lembra que o Xbox 360 não tinha alteração de preço há três anos, enquanto o Xbox One não tinha um aumento de valor desde o seu lançamento, em 2013.

Segundo Puccinelli, embora os consoles tenham ficado mais caros, foi "feito o máximo possível para manter os preços em um patamar aceitável". "Eliminaremos os estoques com custo mais baixo para atender aos consumidores, mas essa recente escalada do valor do dólar fizeram com que nossos custos ficassem mais altos"

Quando perguntado se o preço do PlayStation 4 brasileiro, que é de R$ 2.599, foi levado em conta na hora de tomar a decisão de aumentar o preço do Xbox One para R$ 100 a menos do que o concorrente, Puccinelli disse que sim, ao lado de fatores como custos e impacto no consumidor. "Existem várias condições para fazer uma análise de tomada de preço. Pensamos em concorrência, consumidor e custo. A grande decisão se baseou nos dois últimos, custo e consumidor. O impacto da alta do dólar foi muito forte. Buscamos ter o melhor preço possível para o consumidor".

Imagem

Embora o cenário possa parecer ruim, o executivo afirma que, caso o mercado reaja à alta do dólar, tanto o Xbox One quanto o Xbox 360 podem ficar mais baratos. "Todos os cenários são possíveis, dependendo das questões econômicas. A Microsoft tem esse compromisso."

"Realmente, nunca é uma notícia que a gente gosta de dar", ponderou o gerente geral de Xbox no país. "Estou muito seguro e confiante de que fizemos o que podíamos para manter os melhores preços e os melhores custos. Seguramos os preços dos games. Trabalhamos cada vez mais e assumimos um compromisso futuro ao tentar segurar os preços e não aplicar toda a variação cambial."

Fonte: Br/Ign

Comentários

04 Out, 2015 - 13:14

Comentários

Marlon018 04 Out, 2015 18:18 3

Daqui a pouco a maioria dos jogos estarão custando preços absurdos e terão aumento assim como XONE, não apenas MGSV e Fallout 4. Infelizmente eles foram os primeiros, mas não quer dizer que serão os únicos!

E daí se o pessoal volta pra pirataria, já já as empresas vão cortar localização de textos e principalmente dublagem dos seus jogos, mas com esses preços absurdos, que na minha opinião não é totalmente culpa dessas companhias, elas vão perder muito também assim como a gente.

A indústria de games em breve entrará em COLAPSO aqui no Brasil.

The Undertaker 04 Out, 2015 16:04 2

Dá pra ver que eles se preocupam com o mercado brasileiro, o que impede as mudanças é esse governo medíocre e suas ações.