Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

The King of Fighters – Tudo o que você precisa saber sobre a franquia! – Parte 2

Na primeira parte de nosso especial sobre The King of Fighters falamos sobre a origem da franquia e destrinchamos os eventos da aclamada Saga Orochi.

Mas será que os jogos seguintes conseguiram honrar os acontecimentos do primeiro arco do game? Confira na segunda parte!

Imagem

Da glória à decadência

Depois de se manter no topo dos fliperamas durante muito tempo, a SNK decidiu apostar em uma nova placa para os arcades.

Infelizmente, a nova tecnologia, que apostava em gráficos 3D, não foi bem recebida pelos fãs e a empresa começou a passar por uma crise.

Seus consoles caseiros não vendiam bem, já que os jogos de luta estavam perdendo espaço para os novos gêneros que ganhavam destaque graças à potencia do mais novo console do mercado, o PlayStation 2.

Em 2000, a SNK foi comprada pela Aruze Gaming conhecida por produzir máquinas de aposta, parecidas com as dos cassinos americanos. Percebendo que a franquia estava sendo deixada de lado, os desenvolvedores dos games abandonaram a empresa.

Durante alguns anos, os direitos de distribuição de The King of Fighters foram para as mãos da Eolith, até que Eikichi Kawasaki, um dos fundadores originais da SNK decidiu reerguer a empresa.

Sob o nome de Playmore, Kawasaki readquiriu os direitos dos jogos da SNK e foi atrás dos desenvolvedores originais para dar continuidade ao legado da empresa.

Essa crise foi a responsável pela confusão na segunda saga de The king of Fighters, As Crônicas de NESTS.

Como a franquia passou pela mão de diversos desenvolvedores, ela se transformou em um verdadeiro Frankenstein, com diversos furos e fatos sem sentido.

Imagem

The King of Fighters 99

KOF 99 foi o primeiro capítulo da saga NESTS.

Com relação à jogabilidade, o sistema de esquivas e a barra de especial foram alterados novamente. Agora, o jogador podia escolher entre usar o especial para ataque ou defesa tornando seus golpes mais poderosos ou tendo maior resistência aos ataques inimigos.

O jogo também inovou com a introdução dos Strikers. Agora, em vez de 3 lutadores o time era composto por 4 integrantes sendo que um deles era utilizado apenas para situações especiais, como em um Combo específico ou até mesmo para te ajudar a fugir de um especial inimigo.

Além de diversos personagens também foi introduzido o jovem Bao, aprendiz do bêbado Chin Gentasai. Um fato interessante é que Bao e Sie Kensou alternavam seus poderes.

Em um jogo Bao era mais poderoso que Kensou, já no jogo seguinte a história se invertia. Depois é revelado que ambos compartilhavam o espírito do dragão e quando estavam próximos seus poderes eram transferidos de um para o outro, mas essa história jamais chegou a ser desenvolvida completamente.

Imagem

The King of Fighters 99

Depois da batalha contra Orochi, Kyo e Iori estavam desaparecidos. Benimaru e Shingo decidiram procurar seus amigos e, a eles, se uniram K' e Maxima.

Nessa saga somos apresentados à NESTS, uma organização criminosa conhecida por suas pesquisas com biotecnologia e robótica.

Depois do primeiro torneio The King of Fighters, é revelado que a organização sequestrou Kyo para criar clones do lutador e formar um exército a fim de dominar o mundo. Por isso, no game, podemos jogar com Kyo-1 e Kyo-2, clones do Kyo original.

K' também foi um experimento da organização, sendo o clone imperfeito de Kryzalid, o vilão de KOF 99 e clone perfeito de Kyo. Já Maxima era um soldado que se infiltrou na NESTS para vingar a morte de um amigo, mas acabou sendo capturado pela organização e transformado em um ciborgue.

Juntamente com K', Maxima foi enviado em uma missão para se unir a Benimaru e Shingo e encontrar Iori e Kyo. Apesar disso, os dois novos personagens decidem se voltar contra a instituição criminosa e confrontam Kryzalid.

O vilão é derrotado quando o verdadeiro Kyo aparece para confrontá-lo.

Depois disso, é revelado que K' não é um clone de Kyo. Na verdade, K' era um jovem garoto que teve parte do DNA de Kyo implantado em seu corpo e Kryzalid era um clone de K', o contrário do que foi contado anteriormente. A irmã de K' morreu durante o treinamento do jovem, mas seu DNA foi usado para criar Whip.

Imagem

The King of Fighters 2000

Depois de toda essa confusão, KOF 00 chegou com a missão de organizar a bagunça que KOF 99 provocou na cabeça dos fãs.

Poucas alterações foram feitas no sistema de batalha, mas, agora, o Striker permitia incluir um personagem a mais.

Mais uma vez, novos personagens foram apresentados, entre eles o destaque fica com Kula, que se tornou uma das favoritas dos fãs.

Imagem

The King of Fighters 2000

Kula foi enviada pela NESTS para destruir K' e Maxima, que haviam se voltado contra a instituição.

A jovem passou por um processo onde seus sentimentos foram suprimidos para que, desse modo, ela não traísse a NESTS, como os outros lutadores fizeram. Além disso, dois guarda-costas e uma ciborgue foram enviados para vigiar Kula.

Depois que o torneio chegou ao fim, descobrimos que seu organizador foi um personagem conhecido como Zero. O vilão criou o torneio à serviço da NESTS, mas resolveu trair a organização para dominar o mundo sozinho. Ele criou um satélite capaz de destruir a Terra que era alimentado com a energia que os lutadores dissiparam durante o torneio.

O vilão demonstrou o poder de sua arma dizimando uma cidade com um único disparo. O interessante é que a cidade destruída era nada menos que Southtown, o local onde se passavam as aventuras de Fatal Fury e Art of Fighting.

Como a SNK já havia sido comprada e a nova empresa não daria sequência aos jogos das franquias, esse acontecimento deu um motivo para novos jogos não serem lançados.

Depois de demonstrar o poder do canhão, Zero ameaça destruir a Terra, mas Kula destrói o satélite do vilão. Kula quase morre depois de seu ato, mas é protegida pela ciborgue Candy Diamond.

Imagem

The King of Fighters 2001

KOF 01 foi o jogo que mais sofreu com a falência da SNK e sua produção passou pelas mãos de diversos desenvolvedores até chegar à sua versão final.

O jogo não trazia grandes mudanças em relação aos games anteriores, mas o sistema de Strikers foi alterado novamente. Agora, o jogador poderia decidir entre os 4 integrantes quantos seriam reservas e quantos seriam strikers e isso influenciava no tamanho da barra de especial.

Iori retornou como um personagem selecionável (no jogo anterior ele era um sub-boss), embora seu retorno tenha sido feito de maneira aleatória.

Claramente, os produtores tentaram trazer os protagonistas da saga anterior de volta para agradar aos fãs, que estavam bem descontentes com o andamento das Crônicas de NESTS.

Imagem

The King of Fighters 2001

Mais uma vez o Ataque dos Clones tem continuação.

Em KOF 01 somos apresentados ao Time NESTS composto por Kula, K9999, Angel e Foxy. K9999 é o clone definitivo de Kyo. O personagem é tão poderoso que nem mesmo seu corpo é capaz de suportar tamanha força, sofrendo deformações durante as batalhas. O grupo foi criado para eliminar K' e Maxima, que haviam desertado da NESTS.

Depois do torneio, os vencedores ganham uma viagem de Zepelim, que é, na verdade, uma nave que manda os lutadores direto para a base espacial da NESTS.

Durante a viagem, o verdadeiro Zero aparece e revela que o vilão do torneio anterior era seu clone imperfeito. Agora que a NESTS já tinha amostras de todos os lutadores do torneio, Zero podia eliminar os participantes.

Depois de derrotar Zero, nossos guerreiros chegam à NESTS onde conhecem o próprio Nests que é morto por seu próprio filho, Igniz. Igniz possui poderes imensuráveis, sendo o personagem mais apelão de toda a saga, embora sua força não seja explicada.

O personagem quer se tornar o deus de nosso planeta, controlando a humanidade à sua vontade. Quando Igniz é derrotado, ele resolve lançar a base da NESTS contra a Terra, em uma tentativa de destruí-la.

Por alguma razão não explicada no jogo, nossos heróis são salvos e a fortaleza da NESTS é destruída juntamente com seus vilões...

Depois desses eventos, descobrimos que Saisyu Kusanagi, o pai de Kyo, ainda está vivo e promete treinar Shnigo para que ele se torne o lutador mais poderoso da Terra.

K9999 e Angel não morreram na destruição da base da NESTS, mas nunca mais foram vistos durante os eventos da série.

Imagem

The King of Fighters 2002

KOF 2002 foi o Dream Match das Crônicas de NESTS que trazia todos os personagens da saga de volta em um game sem história.

Ao lado de The King of Fighters 98, o jogo é um dos favoritos dos fãs devido à suas incríveis jogabilidades. Todos os personagens estão extremamente balanceados e os games são os mais utilizados, até hoje, durante os torneios de KOF.

Diferente dos outros jogos da Saga NESTS, KOF 2002 voltava com o esquema de times com 3 personagens e não havia a opção dos Strikers.

Imagem

Os Chefões

The King of Fighters sempre foi referência de grandes batalhas finais.

Por mais que os chefões fossem difíceis de se vencer, era recompensador chegar ao final da batalha e a cada derrota nos sentíamos mais estimulados a jogar novamente.

Infelizmente, devido à crise dos fliperamas a empresa passou a apostar em um novo esquema para arrancar mais dinheiro dos jogadores.

Os chefões eram extremamente difíceis de serem derrotados, mas a cada vez que o jogador perdia havia a possibilidade de dar sequência à batalha ganhando uma vantagem em relação à luta anterior, como começar a luta com o especial cheio ou com o chefão com metade do life. Isso em troca de uma ficha a mais, é claro!

Mas logo os jogadores descobriam os macetes de se vencer o chefão e, por mais que a luta ficasse longa e nada emocionante, uma hora você conseguia derrotar o irritante inimigo final.

Isso acabou deixando os fãs extremamente irritados e destruindo completamente o espírito da franquia.

Imagem

Continua...

Se você é um fã de The King of Fighters sabe que ainda existe um capítulo para contarmos.

Na próxima lista falaremos sobre a polêmica Saga Ash, que apresentou um dos vilões mais odiados da série e marcou o retorno da "verdadeira" SNK!

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

19 Nov, 2015 - 17:38

Comentários

Voddyhunter 20 Nov, 2015 15:06 0

Eu gostei do Kof 2001

Yria 19 Nov, 2015 21:54 0

A saga nests foi a pior fase de KOF, mas posso dizer que parece que os dias ruins foram embora, eu gostei muito do KOF XIII ele possui umas das jogabilidades mais refinadas da franquia na minha opinião.

porkchop 19 Nov, 2015 21:06 0

outra forma de saber mais sobre a franquia em podcast

http://azilator.com.br/azilacast/azilacast-25-the-king-of-fighters/

OROCHIHEBERT 19 Nov, 2015 18:59 0

saga nests, exceto por personagens novos é péssima

tixeunem 19 Nov, 2015 18:51 0

Gostava muito do 99, principalmente pelo especial feito com pouca vida.