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Eu já vi isso antes: 20 coisas que encontramos em quase todos os RPGs

Não importa qual é o jogo, todo RPG tem seus clichês, desde os mais básicos até aqueles em que o jogador para por alguns instantes e pensa: "Eu já vi isso antes". É por isso que resolvemos dar uma olhadinha naqueles mais óbvios e listar aqui. Prepare-se para uma sensação de déjà vu.

1 - Quem, ou o quê, é você?

Você já parou para pensar que todos os NPCs do início dos RPGs estão sempre muito interessados em saber seu nome? E o pior é que depois que eles perguntam até parece que você não sabe, pois o personagem fica lá paradão em silêncio durante um tempo (que serve para o jogador escrever), como se estivesse pensando: "Hum, qual é o meu nome mesmo?".

Mais estranho ainda é quando o protagonista começa a mudar de aparência, sexo e, às vezes, até de raça bem na frente do NPC! Isso acontece em RPGs como Fallout, Skyrim, Dragon Age e vários outros.

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2 – Papai ou mamãe foi embora

Outra questão muito abordada nos RPGs é em relação aos pais do protagonista ou dos personagens próximos a ele: você já reparou como quase nunca eles formam uma bela família feliz? Quer exemplos?

Alerta de spoiler: Tidus é um dos bons modelos desse caso. O rapaz tem uma mãe carinhosa e tudo mais, entretanto seu pai sumiu há muito tempo para ajudar um amigo a vencer um bicho gigante chamado Sin, só para depois se tornar o próprio monstro.

Quer mais? O que dizer então do herói de Pokémon Red, Blue e Yellow? O pai do garoto nunca foi nem citado. 

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3 – Sempre tem alguém mais cool que o herói

Ok, em Final Fantasy VII, Cloud tem aquele jeitão caladão maneiro dele, mas muitos vão concordar que Vincent Valentine é bem mais legal do que o rapaz. A mesma coisa acontece em Final Fantasy X – Tidus que me perdoe, mas Auron é muito mais da hora do que ele. Garrus de Mass Effect também é considerado mais "cool" do que Sheppard.

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4 – Mascotes

Nos RPGs, principalmente nos orientais, há aqueles bichinhos fofos que acabam se tornando um ícone da franquia. Em Final Fantasy temos os Moogles e os Chocobos; em Dragon Quest, os Slimes fazem esse papel; enquanto em Persona, Jack Frost pode ser considerado um símbolo do jogo.

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5 – Os baús e portas indestrutíveis

Não importa que você tenha magias capazes de destruir metade do planeta, rituais que invocam monstros gigantes ou armas capazes de explodir prédios inteiros, pois os baús e portas trancadas só se abrem se você tiver a chave ou acionar a alavanca certa.

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6 – Todo mundo é Nostradamus

Existe algum boato nas ruas? ACREDITE! Essa é uma das regras de ouro dos RPGs: toda profecia, lenda ou fofoca é verdadeira. Existe um livro mágico que fala sobre um escolhido que vai chegar para salvar o universo? Então, isso vai acontecer.

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7 - Sequestradores a postos

O personagem tem uma irmã mais nova? Filhos? Um amor? Se sim, algum deles, ou todos, será sequestrado ou feito refém. Em Final Fantasy XIII, Lighting vê Serah, sua irmã mais nova, ser sequestrada. Sazh, também deste título, passa por um problema muito parecido, mas quem é raptado é seu filho. Fallout 4 segue a mesma ideia: o rebento do protagonista, Shaun, é levado pelo Instituto.

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8 – Sonequinha milagrosa

Esse aqui nem precisa de exemplos: 99% dos RPGs indicam que dormir (e não rir) é o melhor remédio. Foi atingido por uma bola de fogo lançada por aquele golem de lava? Tomou uma porrada daquele gorila gigante? Bateu o dedinho no pé da cômoda? Dorme que sara.

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9 – Capitalismo em sua forma mais capitalista

Vamos supor que queremos comprar uma poção de cura. Um mercador vende a dita cuja por 100g. Entretanto, nos arrependemos e decidimos vendê-la de volta, e instantaneamente o item passa a valer apenas 10g! Mercenária essa galera dos RPGs.

Outra coisa: para que raios um javali ou um tubarão quer dinheiro? Até os animais nos RPGs carregam grana, sabe-se lá por qual motivo. E ainda: não importa onde você está, sempre haverá um shop por perto.

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10 – O céu é o limite

Também extremamente comum nesse tipo de game: bases, castelos ou cidades voadoras. Não basta ter que percorrer mundos gigantes por terra, o céu também deve ser explorado. O pior de tudo é que nem sempre temos a explicação do motivo pelo qual aquele rochedo gigantesco está voando. Kingdom of Zeal, de Chrono Trigger, e Dalaran, de World of Warcraft, são bons exemplos de locais assim.

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11 – Essa nem é minha forma final 

E quando vamos aplicar aquele golpe final que vai acabar com tudo e o maldito chefão mostra sua verdadeira forma? Dá raiva, né? Pois não basta ele ser um badass poderoso e mau durante toda a história, ainda temos que vê-lo se transformar naquele monstro gigante poderoso com três cabeças, corpo de dragão e que atira lasers pelos olhos.

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12 – A beleza está nos olhos de quem vê

Já reparou como todas as meninas mais atraentes dos RPGs andam sempre com roupas um tanto provocante? Rikku e Yuna, que em Final Fantasy X até estavam bem cobertas, mudaram completamente na sequência do game e resolvem dar uma repaginada no visual; e Miranda, de Mass Effect, usa aquele collant de couro, que faz os marmanjos babarem.

Entretanto, as moças dos RPGs não precisam estar seminuas para chamarem atenção. Sempre podemos considerar que alguma personagem vai causar impacto: Yennifer e Trish que o digam. The Witcher 3 está lotado de cenas em que as musas abusam de seu poder de sedução.

Está pensando que isso acontece só com as meninas? Engana-se, meu caro. Olivier, de The Legend of Heroes: Trails in the Sky, é um bom exemplo de Casanova. 

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13 – Às vezes, dá vontade de ser o vilão

Outro clichê é quando o vilão é mais legal do que o herói. Illidan, de Warcraft, é muito mais interessante que o "mocinho" Arthas — que depois se torna o Lich King. Diga a verdade, você não preferiria jogar com Sephiroth do que com Cloud? E essa já é a segunda que o protagonista de FFVII perde nessa lista – está difícil para o nosso amigo loiro.  

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14 – Sempre tem um tempinho para o cassino

Então, você quer impedir que um meteoro gigante destrua a Terra ou que uma organização sinistra tome o controle do mundo? Tudo bem, mas que tal passar aqui no cassino/parque de diversões/taverna antes? Não importa qual é a emergência, dá tempo para um passeio na roda gigante com a sua gatinha ou para ganhar uma graninha no cassino.

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15 – Quer carona? Sobe aí!

Outra coisa comum, principalmente em RPGs mais antigos, é o protagonista "carregar" a galera. Não importa se seu grupo é formado por 3 ou 6 personagens, todos "sobem" no herói. Legend of Legaia é um dos exemplos mais engraçados, pois em várias cenas são mostrados os companheiros de Vahn "entrando" no rapaz... no bom sentido, é claro.

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16 – Minha pobre terra natal

Quer história mais triste do que ter sua cidade natal completamente destruída por algum terrível vilão? Não são poucos os RPGs em que tal evento ocorre. Mais uma vez podemos usar Legend of Legaia como exemplo, pois a cidade do protagonista Vahn é parcialmente devastada por um vilão que invoca um monstro chamado Juggernaut. Ok, não foi tão grave assim, já que o local tem apenas quatro casas e um muro.

Em Final Fantasy VII, Sephiroth dá uma de Nero e taca fogo em Nilbelheim, lar de Cloud e Tifa. Drogen, a cidade de Ryu, protagonista de Breath of Fire, também é destroçada por dragões das trevas no início da aventura.

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17- "Por que tinham que ser aranhas?"

Não importa em qual mundo o game se passa, SEMPRE haverá aranhas ou escorpiões monstros. Alguns gigantes, outros nem tanto, mas o que importa é que os aracnídeos estão presentes em 99% dos RPGs. Rony Weasley odiaria isso.

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18 – Os sonhos dizem muito

Além dos NPCs Nostradamus que encontramos durante as aventuras, em muitos casos, os personagens sonham alguma mensagem especial ou recebem um sinal divino. Às vezes, eles próprios são os sonhos! O que importa é que dormir, além de ser o melhor remédio (veja o item 8), é realmente importante nessa categoria de jogo.

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19 – Cristais, você ainda encontrará um

Não tem nem o que explicar: em qualquer RPG, vamos encontrar algum cristal importante. Pode ter alguém preso dentro do mineral ou ele pode ser usado para salvar o jogo, pode ser que ele guarde uma magia poderosa, enfim, cristal é sempre um sucesso.

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20 – O ermitão sábio

Nem todos podem ser o Mestre Ancião e sentar em uma bela cachoeira nos Cinco Picos Antigos. Entretanto, a verdade é que, na maioria dos RPGs, vamos encontrar algum sábio, cientista, doido ou monstro importante, vivendo em um local isolado e cheio de perigos aonde nenhum humano jamais ousou ir. É o cúmulo do antissocial.

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E aí? Gostou da nossa lista? Você se lembra de outros clichês? Conte-nos quais!

Fonte: Bj

Comentários

25 Nov, 2015 - 19:44

Comentários

Rezwill 26 Nov, 2015 19:49 0

daviraptor escreveu:
Rezwill escreveu:Legend of Legaia.... Clássico, mto bom jogo.

rss foi uns dos primeiros rpg que joguei e na epoca zerei umas 5x , sempre achando algo diferente e tentando enteder um pouco da istoria (sabia pouca coisa de Inglês. Pena que nao jouei o 2 na epoca.

Tbem não manjava nada de inglês na época. Mas zerei uma 3 vezes q acho q decorei o jogo rsrs. O Legaia 2 zerei um bom tempo depois mas já no Emulador de PS2. O jogo é bom, mas o 1 é bem melhor no quesito história.

Yria 26 Nov, 2015 14:51 1

Mais alguns clichês ai para a lista:

Lei da Elegância Cartográfica
O mapa-múndi se encaixará perfeitamente num formato retangular sem pequenas ilhas ao redor das bordas.

Puzzles do antigos
Alavancas, botões e cordas em castelos abandonados, dungeons e etc nunca estão na posição certa.

Moradores de rua?
Sempre têm mais pessoas na cidade/vila que casas para elas morarem. A maioria das vilas só tem lojas, templos, bares, passagens secretas, hotéis, e a mansão que pertence ao homem mais rico da cidade.

Ausência de Monitoramento
Armas mortais podem ser vendidas para crianças que ninguém realmente liga.

Porta são supremas
Não importa se você tem magias capazes de destruir mundos ou espadas de 3 metros. Uma simples porta só poderá ser aberta com uma chave (que nunca está próximo a porta ou em um local obvio).

Juventude eterna
Caso você tenha uma mãe viúva/solteira ela será LINDA é aparentará ser tão ou mais jovem que seu filho.

firefox 26 Nov, 2015 08:55 1

Parceiros burros e sem cérebro:
Existem muitos RPGs onde o parceiro de jornada é mais burro que uma ameba: o cara dá uma de valentão ao avistar um inimigo a dez quilometros ou quase sempre vai estar na sua linha de tiro (Fallout's 3 e 4, nem esou falando de vocÊs!!) Mesa

Leehalloween 26 Nov, 2015 07:05 2

Marlon018 escreveu:@Leehalloween

No caso do Skyrim, Oblivion, Fallout 3, New Vegas e Fallout 4, o sistema de invasão existe sim e funciona bem.

Nesses jogos quando se entra sem a permissão do morador, ele avisa pra sair e se o jogador não sair os guardas são chamados. E se o jogador roubar algum objeto, a pessoa tenta recuperar ou parte pra pancadaria. E ainda tem as lojas que funcionam das 08h até as 20h, sendo que depois disso só dá pra entrar arrombando e então cuidar pra não ser visto.

O lance é investir bastante nas skills e perks de stealth e lockpicking, e no caso dos The Elder Scrolls, contar com a benção da Nocturnal para invadir e roubar com sucesso. rsrs

Ah, verdade, engano meu. Joinha!
Mas ainda sim existe vários com essa liberdade de invasão domiciliar.

Yria 26 Nov, 2015 03:16 2

Clichés que faltaram nessa lista ai:

Vamos Começar do Começo
Quando há uma sequência a um RPG que possui o mesmo personagem principal do jogo anterior, o personagem sempre começará com habilidade iniciais. Tudo que ele aprendeu no jogo anterior desaparece, e o mesmo vale para seus equipamento e armas superpoderosas.


Calado você já tá errado
Quanto menos o protagonista falar, mais palavras serão colocadas na boca dele, e em mais encrenca ele vai se meter enquanto que nada é responsabilidade dele.

A OLX 1001% mais é eficiente no rpg
Quando você vende algo a um lojista, ele instantaneamente vende isso para alguém e você nunca mais verá esse item de novo.

Analfabetismo Literário
Toda prateleira terá exatamente apenas um livro, que tem texto o bastante para preencher meia página.

Desigualdade Mágica
Quando o inimigo usa Petrify, Silence, Instant Death, etc. em você, será 100% efetivo, sempre.

daviraptor 26 Nov, 2015 03:05 0

Rezwill escreveu:Legend of Legaia.... Clássico, mto bom jogo.

rss foi uns dos primeiros rpg que joguei e na epoca zerei umas 5x , sempre achando algo diferente e tentando enteder um pouco da istoria (sabia pouca coisa de Inglês. Pena que nao jouei o 2 na epoca.

Rezwill 25 Nov, 2015 23:30 0

Legend of Legaia.... Clássico, mto bom jogo.

will-gamer 25 Nov, 2015 23:26 0

Sephiroth e Vincent são ****s mas o meu favorito sempre vai ser o Cloud, palhaçada isso ai hein kkk.

jpfv369687 25 Nov, 2015 21:29 3

O mascote do Mass Effect é o Joker, aquele cara é mó comédia e a alma da Normandy

Marlon018 25 Nov, 2015 21:12 4

@Leehalloween

No caso do Skyrim, Oblivion, Fallout 3, New Vegas e Fallout 4, o sistema de invasão existe sim e funciona bem.

Nesses jogos quando se entra sem a permissão do morador, ele avisa pra sair e se o jogador não sair os guardas são chamados. E se o jogador roubar algum objeto, a pessoa tenta recuperar ou parte pra pancadaria. E ainda tem as lojas que funcionam das 08h até as 20h, sendo que depois disso só dá pra entrar arrombando e então cuidar pra não ser visto.

O lance é investir bastante nas skills e perks de stealth e lockpicking, e no caso dos The Elder Scrolls, contar com a benção da Nocturnal para invadir e roubar com sucesso. rsrs

Lesproux123 25 Nov, 2015 20:41 0

Sem contar que tem rpg que os personagens tira a espada das Nadegas Troll!

Leehalloween 25 Nov, 2015 20:40 1

EdwGabriel escreveu:Sem contar que ninguém faz nada sozinho, o mundo ta com mil problemas ai você chega so de cuequinha e vem um NPC: " Temos mil problemas para você resolver jovem escolhido." Haha!

Hahahaha exatamente, e fora isso, ninguém aparentemente tem problemas de ter suas casas invadidas e muitas vezes saqueadas.
The Witcher, Skyrim. Fallout e RPGs em geral, É só ir entrando.