Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 momentos marcantes de Star Wars que você não vai encontrar nos filmes!

Star Wars é uma franquia que está sempre crescendo. Desde a estreia do primeiro filme - inicialmente apenas "Guerra Nas Estrelas", e depois subintitulado como "Episódio IV: Uma Nova Esperança" -, a franquia se espalhou para uma galáxia além dos cinemas, impregnando animações, games, quadrinhos e toda a Cultura Pop. Citamos aqui dez dos melhores momentos da franquia que você não viu nos filmes!

Apesar da Disney ter "anulado" o que veio antes da compra dos direitos da Lucasfilm, e ter incorporado o Universo Expandido de Star Wars a um espaço não-canônico, nós também iremos contar com o que veio antes, na cronologia Legends, seja cânone ou não - até porque, como o próprio nome diz, são "Lendas", e a Disney pode acabar resgatando certos elementos do antigo Universo Expandido eventualmente. Mas ainda assim, daremos destaque ao material mais recente, que conta na cronologia e foi lançado pela Marvel, nos Estados Unidos.

No Brasil, essas revistas pertencentes à cronologia oficial estão sendo publicados atualmente nos mixes de Star Wars e Darth Vader, ambos publicadas pela Panini Comics.

Imagem

Os dróides malignos de Vader

Darth Vader é possivelmente um dos maiores vilões da história, seja no cinema, ou em qualquer mídia relacionada à Star Wars que nós conhecemos. Ele é o tipo de inimigo que amamos odiar - ou odiamos amar? Na verdade, muitas das vezes, somos pegos torcendo para ele, em vez dos mocinhos.

Em uma cena da série solo do vilão, vemos Triplo-Zero, um dróide especializado em mais de seis milhões de formas de infligir dor. Esse "C-3PO do mal" calmamente usa seu companheiro, o nada sutil BT-1 (uma outra versão maligna, dessa vez do adorável R2-D2) para seguir as ordens de Vader e torturar todos aqueles que estão em seu caminho.

O mais interessante - e assustador - disso tudo é ver dois dróides como contrapartes malignas de personagens que todos amam no Universo de Star Wars. Imagine como seria ver um personagem sendo atacado por um sorridente e psicótico C-3PO, enquanto um R2-D2 estressado e maligno não para de atirar, mesmo depois que o alvo não passa de um corpo inanimado...

Imagem

Rebelde sempre

Star Wars: Rebels mal começou, mas já está recheada de momentos icônicos a respeito da formação da Aliança Rebelde nessa galáxia distante. Basta relembrar as aparições de Darth Vader, ou o surgimento do Inquisidor, e já temos um prato cheio com boas memórias.

Porém, um grande momento encontra-se na revelação da informante secreta de Hera, que utilizava o codinome Fulcrum. Com o tempo, os fãs começaram a unir pistas aqui e ali e tentar adivinhar quem poderia ser a misteriosa personagem. E a maioria acertou: tratava-se de fato de Ahsoka Tano, a aprendiz de Anakin Skywalker durante as Guerras Clônicas.

Tal revelação só aconteceu próximo ao fim da temporada, mas a partir disso, já podemos ver o papel de destaque de Ahsoka na mitologia de Star Wars, como uma das fundadoras e líderes da Aliança Rebelde durante o reinado do Império!

Imagem

Homenagem especial...

Como muitos sabem, a Disney foi responsável pela compra milionária da Lucasfilm, o estúdio de George Lucas, que era responsável principalmente por Star Wars, mas também por Indiana Jones.

Em um quadrinho solo do Darth Vader, temos uma nova e destemida personagem conhecida como Aphra. Uma personagem malandra e aventureira, como Han Solo, a maior diferença de Aphra é sua proximidade com o lado sombrio da força... e sua visível semelhança, em questão de personalidade, com o Indiana Jones - que assim como Han Solo, foi interpretado por Harrison Ford nos cinemas!

Em uma das cenas, vemos Aphra escapando de um dróide da mesma forma que nosso amado Indy escapa da armadilha de pedra em seu primeiro filme, Os Caçadores da Arca Perdida. Além disso, há um momento muito interessante em que a personagem comenta a respeito da preservação histórica de certos artefatos raros. Lembra alguém?

Imagem

Leia e R2-D2 - A Nova Dupla Dinâmica

Na mais recente série da Princesa Leia, pelas mãos talentosas de Mark Waid, com arte de Rachel e Terry Dodson, podemos ver que a incrível irmã de Luke Skywalker não é apenas uma mocinha indefesa.

Depois da destruição de Alderaan, Leia vai atrás de cidadãos do planeta espalhados pela galáxia, a fim de preservar a cultura de seu povo. Junto com ela, vai o fiel R2-D2.

Porém, engana-se quem pensa que falta ação numa revista estreada por Leia. Logo de cara, encontramos ela e R2 enfrentando uma tropa de Stormtroopers e monstros alienígenas, sendo confrontados por essa dupla dinâmica.

Imagem

Boba Fett contra Boba Fett

Publicado em um encadernado recente pela Panini, temos uma história sensacional com um dos caçadores de recompensas mais adorados do universo de Star Wars.

Dessa vez, depois de "voltar dos mortos" após ser engolido por um Sarlaac em O Retorno de Jedi, Boba se depara com um outro caçador de recompensas que está se passando por ele, usando sua fama intergalática para lucrar em cima de saques e missões perigosíssimas.

O resultado do encontro dos dois é uma batalha interessante entre original e cópia. Porém, como clone/filho de Jango Fett, o verdadeiro Boba precisa provar que não é mais uma mera cópia também.

Imagem

Relembrando o passado

Uma das cenas mais memoráveis de Uma Nova Esperança é, sem dúvida, quando Luke Skywalker contempla os dois sóis de Tatooine. Podemos ouvir a grandiosidade da música de John Williams, e naquele momento, somos completamente sugados para esse mundo.

Em um encontro entre Vader e Jabba - que nunca se encontraram nos filmes da Trilogia Original -, presente na nova leva de quadrinhos da cronologia oficial, logo após quase matar Jabba com seu enforcamento de força, o Lorde Sith escuta as seguintes palavras da criatura monstruosa:

"O Sarlacc é um dos únicos tesouros que esse mundo desolado tem a oferecer. É difícil acreditar que esse garoto, esse guerreiro poderosos que destruiu a indestrutível Estrela da Morte saiu das mesmas dunas vazias. Quem imaginaria que qualquer um de renome teria saído de Tatooine, hein?"

E resta, nos olhos da máscara de Vader, o brilho dos dois sóis do planeta desértico...

Imagem

O retorno de Maul

Muitas pessoas criticam bastante as séries animadas voltadas para o Universo de Star Wars, em especial, Clone Wars. Contudo, um grande trunfo presente na segunda metade da série é o retorno de Darth Maul, que tinha sido dado como morto em Ameaça Fantasma.

Na série, ele retorna com membros inferiores mecânicos, como um formidável adversário, ameaçando a todos em seu caminho, ao lado de seu aprendiz e irmão mais velho, Savage Opress. Manipulando eventos das sombras, ele caminha para se tornar um dos maiores vilões da série.

E tudo culmina numa climática batalha contra Darth Sidious, facilmente um dos momentos mais épicos da série e da história do Sith que é adorado entre os fãs.

Imagem

Assassino de estrelas

Para mencionar levemente um conteúdo que extrapole os quadrinhos e as séries animadas, devemos nos lembrar de dois jogos aclamados que fizeram-nos felizes durante anos, enquanto pertenciam à cronologia oficial da série de filmes. Trata-se de The Force Unleashed e sua continuação.

Os games narram a história de Starkiller, um rapaz que foi "resgatado" e se tornou um aprendiz secreto de ninguém menos que Darth Vader, e depois de descobrir certos mistérios de seu passado, resolve engendrar uma vingança contra o Império e seu mestre Sith.

É difícil escolher um só momento que seja tão marcante nos jogos, tendo em vista que há várias sequências que consolidaram seu protagonista e tornaram dele um dos personagens mais queridos do Universo de Star Wars.

Imagem

Luke - Aprendiz do Imperador?

Lançado como parte do Universo Legends, "Império do Mal" foi uma série publicada em três edições, no Brasil, e narrava um evento anos depois de O Retorno de Jedi, quando Palpatine, dado como morto ao final do sexto episódio, ressurgia e ameaçava confrontar a galáxia com outra era de trevas.

A história ficou consagrada como uma das melhores referentes ao Universo Expandido dos quadrinhos, e teve um alcance considerável nos fãs da franquia. Sua importância é essencial por ter saído no mesmo ano que O Herdeiro do Império, o primeiro capítulo da Trilogia Thrawn. Juntos, os quadrinhos e os livros revitalizaram tudo que conhecíamos do Universo Expandido, e abriram portas para mais conteúdo extra-fílmico da saga. E sua grandiosidade não para nos bastidores:

Quando Palpatine retorna, um dos primeiros a cair em sua lábia é... Luke Skywalker. Temporariamente, ele se torna um inimigo dos seus aliados, e ressurge quase como um novo Darth Vader... antes de recobrar a consciência e dar um fim "definitivo" nas maquinações do antigo Imperador.

Imagem

Vader destrói um AT-AT

Apesar de ser uma máquina mortífera, é raro vermos Lorde Vader em ação durante a Trilogia Original. Ele parece uma figura mais sombria, que não se envolve diretamente nos conflitos. Mas isso é algo que os quadrinhos, games e séries tem desmistificado ao longo dos anos.

Na série principal de Star Wars, por John Cassaday e Jason Aaron, podemos ver o vilão simplesmente esmagando um AT-AT sequestrado... usando apenas seus dons da Força.

Tudo bem que já vimos outros personagens (Starkiller, por exemplo), fazendo algo parecido, e com alvos maiores. Contudo, nada se compara à imponência de Darth Vader, com sua capa rasgada e sua pose colossal contra o veículo de guerra derrubado, na magnífica arte de Cassaday.

Imagem

Agradecimentos finais

Essa lista foi feita em parceria com a Editora Panini, responsável pela publicação do material em quadrinhos referente aos universos de Star Wars no Brasil.

Atualmente, estão nas bancas os títulos mensais da nova fase de Star Wars e Darth Vader, todos inseridos dentro da cronologia oficial e por onde são publicados os títulos que a Marvel vem lançando desde janeiro de 2015.

Também está sendo publicada a série do selo Legends, tanto em formato mensal, que se encerra na edição 15, quanto em encadernados, contando as lendas desse vasto universo criado por George Lucas.

Além disso, pra quem é fãzaço dos filmes e também de quadrinhos, existem os encadernados de capa dura sendo lançados pela editora, os quatro primeiros episódios já saíram e o Episódio V tem previsão de lançamento em janeiro de 2016, a ser seguido pelo Episódio VI também ano que vem.

E você que ficou curioso, não precisa perder tempo indo a uma galáxia distante para conseguir esses materiais. Eles estão à venda nas bancas e comic shops em todo o Brasil, e também na loja online da editora.

Fonte: Legiaodosherois/Uol

Comentários

27 Nov, 2015 - 18:40

Comentários

xandjam 29 Nov, 2015 03:59 0

Varias grandes ausencias aí. Mara Jade e Kyle Katarn, Jedis sem treinamento, que ajudaram o Luke na academia Jedi. Inclusive a Mara se casou com o Luke depois. E o Kyle Katarn é o personagem principal dos games da serie Dark Forces/Jedi Knight e tem varios livros e quadrinhos como protagonista.

Eu tb gostada dos quadrinhos da Aurra Sing, caçadora de recompensas e sensitiva da força.

vallum 28 Nov, 2015 09:00 0

escreveu:"Essa lista foi feita em parceria com a Editora Panini, responsável pela publicação do material em quadrinhos referente aos universos de Star Wars no Brasil. "


Ahh... ta explicada entao a ausencia dos livros referentes ao universo expandido: surgimento da Mara Jade, filhos da Leia e Han Solo, morte do Chewbacca, etc...

TheSoldierBR 28 Nov, 2015 02:53 0

jango fett: Temporada de caça
A antiga Republica
Cavaleira Errante
Alvorecer dos Jedi
Império Rubro
Era das Trevas
algumas boas hqs