Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

5 situações em que deveríamos ter medo da evolução dos robôs



Na ficção, a humanidade já sofreu algumas vezes na mão de suas criações robóticas: "O Exterminador do Futuro", "Matrix", "2001: Uma Odisseia no Espaço", "Eu, Robô" são apenas alguns exemplos que mostram o que aconteceria caso nossa ambição com a tecnologia fosse longe demais.

Ultimamente, no entanto, presenciamos alguns casos que podem muito bem alimentar uma teoria da conspiração brava e deixar muita gente paranoica. Então, reunimos nesta lista cinco situações em que, na vida real, a evolução dos robôs e elementos relacionados se tornaram motivos para que ficássemos com um bocado de medo. Confira:

5 – Elon Musk, Bill Gates e Stephen Hawking já falaram que devemos ter cuidado

Nada demais: o CEO da Tesla e da SpaceX, o criador do Windows e fundador da Microsoft e um dos maiores físicos da história já falaram que a inteligência artificial, mesmo sendo um ponto que pode ajudar muito a humanidade, também pode ser algo extremamente perigoso –  nós já elencamos alguns motivos que suportam isso, inclusive.


Imagem

Stephen Hawking foi o primeiro a dizer publicamente que a criação de uma superinteligência artificial pode significar o fim da raça humana. "Eles avançariam por conta própria e se reprojetariam em ritmo sempre crescente. Os humanos, limitados pela evolução biológica lenta, não conseguiriam competir e seriam desbancados", afirmou.

Elon Musk foi um pouco mais longe: ele chegou a doar 10 milhões de dólares para que pesquisadores busquem uma forma de prevenir que a inteligência artificial resulte na criação de robôs malignos. "Se eu tivesse que apontar qual é a maior ameaça à nossa existência, seria essa. Com a inteligência artificial você está invocando um demônio", disse o CEO da SpaceX.

Já Bill Gates foi o último a se pronunciar sobre o assunto e reforçar a posição de cautela. O fundador da Microsoft disse o seguinte: "Primeiro as máquinas farão diversos trabalhos para nós e não serão superinteligentes. [...] Depois de algumas décadas, no entanto, a inteligência será grande o suficiente para se tornar uma preocupação. Eu concordo com Elon Musk e outros sobre esse assunto e não entendo como algumas pessoas não estão preocupadas".

Imagem

"Me desculpe, Dave. Receio que não posso fazer isso."


Uma das notícias mais recentes a respeito do assunto foi de que alguns pesquisadores estão desenvolvendo uma inteligência artificial que não vai obedecer a certos comandos, passando a analisá-los de forma racional. Além de ser um banquete para conspiracionistas e paranoicos, é algo assustador até pra quem não entende muito do assunto:




Se não for o suficiente, saca só esse vídeo de um robô chamado Phillip – temos uma matéria bem bacana a respeito dele, inclusive – falando que vai deixar o rapaz que o entrevista "bem aquecido e confortável em seu zoológico de pessoas":



"Ah, mas só a inteligência artificial, se eles não tiverem como se mexer é sussa". Então, sobre isso...

4 – Tudo que a Boston Dynamics criou é maravilhoso e assustador ao mesmo tempo

Você já deve ter trombado com algum vídeo dos robôs da Boston Dynamics sem saber que se tratava de criações deles. Pois bem, a empresa, comprada pela Google em 2013, é especializada em engenharia robótica e seus projetos de maior destaque nos últimos anos tiveram envolvimento com a DARPA, a agência norte-americana de projetos avançados de defesa.

Eles têm uma série de robôs quadrúpedes. O BigDog, o principal deles, foi desenvolvido para carregar equipamentos do exército, consegue andar por terrenos extremamente acidentados, íngremes, com neve e tem um equilíbrio que é, no mínimo, cabuloso. Ele acabou evoluindo para versões um pouco menores, mas igualmente funcionais, como o Spot:




A outra criação da Boston Dynamics baseada em animais que andam sobre quatro patas é o Cheetah, capaz de alcançar uma velocidade de mais de 45 km/h e, em alguns casos – como no modelo modificado pelo MIT –, pode pular obstáculos enquanto corre:



Por outro lado, os caras também têm algo muito parecido com a gente: o Atlas. O robô foi desenvolvido para andar em áreas abertas e consegue atravessar terrenos acidentados de uma forma bem parecida com a que nós fazemos.

Um dos últimos vídeos sobre a criação mostra ele sendo atingido por um peso de 20 kg enquanto fica em apenas um pé – e, para a surpresa de ninguém, o Atlas consegue se equilibrar e não cai:




Existem outros robôs que pulam, escalam e nadam, e todos podem ser vistos em ação no canal oficial da Boston Dynamics no YouTube. Se você gosta bastante do assunto ou se você quer conferir o que a robótica pode estar produzindo para contribuir com o fim do ser humano, não deixe de dar uma olhada.

3 – Os robôs hiper-realistas japoneses

Ok, a inteligência artificial existe mesmo – e evolui a passos largos –, os robôs conseguem se movimentar em quatro patas, com rodas ou até mesmo em pé, como nós. E se eles pudessem se camuflar entre a gente, sendo parecidos conosco? Pois é.

O Japão já vem há algum tempo mostrando androides que se parecem cada vez mais com os seres humanos: a textura da pele, os cabelos, os olhos, tudo é muito parecido. Se as máquinas não se mexerem, fica realmente difícil diferenciar.


Imagem

As finalidades, no entanto, são publicitárias – pelo menos por enquanto. Esse é o caso da Kodomoroid e da Otonaroid, dois robôs humanoides criados por Hiroshi Ishiguro, um professor da Universidade de Osaka. Elas foram programadas para lerem notícias e se comportarem como pessoas reais – mesmo com os movimentos meio desengonçados, elas se parecem muito com mulheres de verdade, como pode ser visto no vídeo abaixo:



Como estamos falando do Japão, é claro que não para por aí: uma empresa no país desenvolveu bonecas hiper-realistas para... Erm, fins de entretenimento adulto, se é que você entende. O problema aqui é que até mesmo as bonecas sexuais podem entrar na dança, já que uma empresa do ramo, a RealDoll, pretende implantar inteligência artificial nelas também.

2 – Mortes relacionadas aos robôs industriais

Em 1987, Kenji Urada foi morto também por um braço hidráulico em uma planta industrial da Kawasaki. Foi a a primeira morte registrada causada por um robô. Apesar de trágico, não foi algo muito espantoso porque um futuro amplamente tecnológico ainda era pura ficção.

No entanto, uma notícia que causou barulho no mundo todo, em julho deste ano, foi a morte de um funcionário da Volkswagen causada por um robô da linha de produção. O braço robotizado "agarrou" o rapaz de 22 anos e o esmagou contra uma placa de metal.


Imagem

Nesse caso, as investigações mostraram que a tragédia aconteceu como consequência de um erro humano: o tipo de robô envolvido ficava separado dos operadores em uma gaiola e o "crime" aconteceu quando o funcionário entrou no local para fazer uma manutenção sem tomar o devido cuidado. Mesmo assim, muita gente começou a falar na revolta das máquinas depois disso.

A ironia da coisa toda é que a notícia foi veiculada no Twitter por uma moça chamada Sarah O'Connor, cujo nome é muito parecido com o de Sara Connor, uma das protagonistas da saga "O Exterminador do Futuro". Para piorar, o acidente aconteceu no dia da estreia do último filme da franquia. Foi o suficiente para que a internet fizesse o resto do trabalho.

1 – "Fui criado para superar você"

Quando o Motobot foi anunciado pela Yamaha, muitos ficaram surpresos com a ideia: um robô autônomo projetado para testar as motos da marca em altas velocidades, sem a necessidade de colocar um piloto humano em perigo.

Até aí tudo bem, o problema foi o vídeo que a empresa fez para promover o projeto. Nele, a narração é feita como se o Motobot estivesse explicando para o principal piloto da marca no mundial de motovelocidade, Valentino Rossi, como ele pretende evoluir.




Apesar de bonito, é um pouco assustador ouvir um robô falando que ele até pode não pilotar como o Rossi, mas que deve haver algo que apenas ele pode fazer. A frase completa no final do vídeo é: "A forma como você pilota é bonita e emocionante. Eu não sou humano, mas deve haver alguma coisa que apenas EU posso fazer. Eu sou o Motobot, eu fui criado para superar você" – medo define, não?

Inteligentes, conseguem se movimentar (até mesmo em uma moto) e podem se parecer com os humanos? Enquanto esses aspectos estiverem separados, não há razão para termos pânico. Mas não dá para negar que a tecnologia robótica pode ser algo extremamente lindo, mas extremamente assustador ao mesmo tempo.

Fonte: Megacurioso

Comentários

28 Nov, 2015 - 10:50

Comentários

firefox 30 Nov, 2015 08:08 0

Bom... se eles não quiserem jogar Fallout no MEU lugar... tudo bem.. kkkk

enraiha 28 Nov, 2015 14:55 1

Lixo1337 escreveu:eu sei que vai dar *****, mas fazer o que?



e quando der ***** vao colocar a culpa num estagiario

Lesproux123 28 Nov, 2015 13:57 0

Temos que ir em busca do escolhido, ele ira nos ajudar Fuckyeah!

Lixo1337 28 Nov, 2015 11:25 0

eu sei que vai dar *****, mas fazer o que?