Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Sony desbloqueia mais poder no CPU do PS4 para os programadores

O design do equipamento no PlayStation favorece fortemente o poder GPU sobre a proeza CPU, algo que limitou a performance em vários jogos - e uma área em que a Xbox One tem vantagem. A situação não melhora com o facto de dois dos oito núcleos disponíveis estarem reservados para o sistema operativo. No início deste ano, a Microsoft desbloqueou uma boa porção de tempo CPU num sétimo núcleo e agora a Sony seguiu o exemplo.

A informação surgiu na Sexta à noite no fórum Beyond3D onde as mais recentes alterações para o middleware FMOD áudio diziam o seguinte:

  1. PS4 - Adicionado o FMOD_THREAD_CORE6 para permitir acesso ao sétimo núcleo desbloqueado recentemente.


É apenas uma fonte mas credível. Ao longo do fim de semana consultámos os nossos contactos e podemos confirmar que o Core 6 foi mesmo desbloqueado e está disponível para os programadores. No entanto, existem alguns senãos. Primeiro, é altamente provável que os actuais jogos não tenham acesso ao poder CPU adicional - a não ser que o programador decida actualizar o jogo para adicionar esse suporte.

Segundo, existem questões sobre quanto tempo CPU do núcleo desbloqueado está disponível aos programadores. Quando a Microsoft desbloqueou o sétimo núcleo da Xbox One, a quantidade de recursos disponíveis do núcleo podia variar, baseado nos requisitos do SO. Por exemplo, usar controlo por voz podia exigir 50% dos recursos do núcleo.

De momento não é certo se temos condições similares na PS4 mas uma fonte informa que as ferramentas de análise e debugging da PS4 - chamada Razor - "divide a actividade nesse núcleo entre utilizador e sistema", o que sugere que o sétimo núcleo de processamento é partilhado entre SO e jogo.

No geral - são boas notícias. Num sistema em que o poder de processamento da CPU é um luxo, quanto mais estiver disponível para os programadores, melhor. Convidámos a Sony a comentar e iremos actualizar se tivermos resposta e se surgirem mais informações sobre a divisória de potencial entre recursos, teremos mais novidades nessa altura.

Imagens tiradas de: iFixit, Wired

Fonte: Eurogamer

Comentários

30 Nov, 2015 - 17:43

Comentários

Zuer4gamer 01 Dez, 2015 13:33 0

Agora vai rodar todos games em 1080p! Haha! Argh!

tr3v0rk 30 Nov, 2015 19:52 0

daqui a uns 2 anos ou mais eles desbloqueiam o 8 e ultimo núcleo...
e assim caminha a humanidade em passos de formigas sem vontade.