Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Novidades do CEMU, emulador de Wii U

o Cemu é o emulador mais promissor de Wii U na atualidade, mesmo na fase inicial já é possível jogar diversos jogos. Os desenvolvedores disponibilizam as novidades para os usuários que fazem doações, em http://cemu.info/donate.html para os fãs da emulação, e os que desejam ter este emulador funcional mais rápido no PC, vale a pena ajudar.

As novidades no mês de fevereiro são:

Melhorias gráficas

Isto provavelmente não é uma surpresa considerando que melhoraram o código de gráficos em cada atualização do Cemu desde v1.0.0. À medida que se aproximam de emulação de gráficos totalmente precisas (embora ainda estando longe) as mudanças visuais entre cada lançamento será cada vez menor. Há também o lote de código de gráficos que não tem qualquer efeito visual em tudo, mas precisa ser emulado corretamente para alguns jogos para funcionar corretamente. Um bom exemplo para isso são a mecânica de tinta de Splatoon que conta com recursos avançados da GPU que realmente não geram algo visível na tela, mas sim gera informações para posterior processamento pela CPU.

Emulação do software de teclado (SWKBD)

O teclado de software é usado em um grande número de jogos e, atualmente, não é emulado no Cemu. Isto leva a problemas sempre que um jogo tenta usar o teclado de software. Um exemplo bastante conhecido para esse problema é a queda que ocorre ao tentar salvar um novo nível de Super Mario Maker.

Embora possa parecer fácil, na verdade existem muitos problemas quando se trata de emular o Teclado Virtual corretamente. Por enquanto nosso plano é implementar uma versão Inglês somente do teclado apenas para contornar as falhas e ter algo para inserir texto. E sim, você será capaz de texto de entrada via teclado do computador.

otimizações de desempenho

No que diz respeito à otimização Cemu tem um longo caminho a percorrer. Atualmente, o gargalo número um para a maioria dos jogos é a emulação do processador de comando GPU que acontece em um núcleo de CPU separado. O trabalho deste núcleo do processador de comando é ler comandos GPU da memória, analisar e executá-los e então definir algum estado interno ou desenhar algo para a tela (via OpenGL). Começando com Cemu 1.3.2 temos descarregado até 90% do trabalho deste núcleo diretamente para a GPU. Embora isto signifique que este núcleo específico não é mais uma razão para a lentidão, outras partes do emulador permanecem que precisa otimização pesada, a fim de alcançar a emulação em velocidade total.

emulação de CPU multi-core

Nós também estamos olhando para dividir o núcleo de emulação de CPU em três núcleos distintos. Isto é possível porque o processador PowerPC dentro do Wii U, chamado Espresso, tem três núcleos que actuam independentemente um do outro (pelo menos, a partir da perspectiva de software). Em teoria, isto significa que qualquer jogo que utiliza multitarefa pode então processar duas ou três coisas diferentes ao mesmo tempo, conduzindo a um potencial de velocidade acima de 2x ou 3x. Na prática, no entanto, a maioria dos jogos, na verdade, não faz uso dos núcleos extras e quase todo o trabalho é feito no núcleo principal. Enquanto alguns jogos irão beneficiar desta implementação que ele vai abrandar outros por causa da sobrecarga de coordenação adicional que acontece entre os núcleos. Por esta razão, vamos continuar a suportar o modo single-core mesmo que adicionar um modo multi-core.

melhorias de áudio

código de áudio do Wii U é incrivelmente complexo que é provavelmente o resultado do esforço de trabalhar na mesma biblioteca de áudio desde o GameCube da Nintendo. Atualmente emular cerca de 10% de todas as funcionalidades de áudio. Felizmente a maioria dos jogos utilizam somente um pequeno subconjunto de todos os recursos de áudio disponíveis. Esta é também a razão pela qual alguns jogos parecerem ter o som OK, embora emulando apenas uma fração do hardware de som. Até o final do mês de Fevereiro esperamos ter implementado mais efeitos sonoros e filtros para nos levar mais perto de emulação de áudio completo.

Essas são as ultimas noticias do desenvolvimento do emulador, que na fase atual já e capaz de fazer isto:



Comentários

14 Fev, 2016 - 15:27

Comentários

buiusemluxo 16 Fev, 2016 13:36 0

valdilei escreveu:que maravilha quem sabe até o fim do ano terei meu wii u no meu pc Joinha!


acho otimista essa citacao sua mas vamos la! to na torcida tambem hehe

paikuham 15 Fev, 2016 16:45 0

da até medo em pensar quanto código eles tiveram que debugar para chegar a isso, e ainda tem mais pela frente. Fuckyeah!

Francisco vr 15 Fev, 2016 14:40 1

Essa geração é a pior para a Nintendo. Emulador CEMU, games vendendo mal, pouca produção de games, fãs criticando a falta de consideração da Nintendo, Nintendo saiu do Brasil por causa de impostos, youtubers não querendo fazer gameplays dos jogos da Nintendo por causa de Flags e desvio de lucro, um dos fundadores da Nintendo morreu... Será que vai ter mais?

skilinerj 15 Fev, 2016 14:11 0

Esses caras são realmente bons nisso ! Magico!

Moises37d 15 Fev, 2016 01:49 3

Estou na torcida para que esse emulador fique pronto e bom o suficiente pra começar a jogar alguns dos games do Wii U, afinal, estão metendo a mão nos custo do aparelho e jogos, ta osso. Uma salva de palmas para os caras que estão trabalhando neste projeto do emulador.

ronaldo de souza 15 Fev, 2016 00:55 5

do jeito q á coisa vai em apenas 4 meses de projeto,acredito q até o Final deste ano já estarei jogando wii U no meu pc vou poder jogar donkey kong tropical freeze e new mario bros U

willjay 14 Fev, 2016 22:36 1

dhss escreveu:Do jeito q as coisas andam daqui para o ano q vem esse emulador esta pronto finalmente vou jogar Bayonetta 2 e Smash Bros.

É pouco tempo.
Mesmo que esse emulador esteja avançando a passos largos, acredito que só daqui a uns 3 anos vai estar bom o suficiente aponto de poder zerar um game desse naipe de boa.
Mesmo assim é uma marca muito boa levando em consideração que esse emulador é bem recente e que um emulador demora cerca de 8~10 anos para ficar bom de verdade

dhss 14 Fev, 2016 21:00 1

Do jeito q as coisas andam daqui para o ano q vem esse emulador esta pronto finalmente vou jogar Bayonetta 2 e Smash Bros.

odeolinda 14 Fev, 2016 18:58 0

muito bom!!!!!!!!!!

hloader 14 Fev, 2016 18:57 0

*****, mario kart 8, SO MUCH WIN! SO MUCH WIN! SO MUCH WIN! SO MUCH WIN!
to feliz

valdilei 14 Fev, 2016 17:47 5

que maravilha quem sabe até o fim do ano terei meu wii u no meu pc Joinha!