Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Holandês diz ter criado o computador mais eficiente do mundo

Emile Nijssen, conhecido por Mux, é um reconhecido hacker de hardware e ele diz ter atingido um nível de eficiência energética impensável para computadores high-end. A máquina, chamada de Fluffy2, montada por Emile, roda um processador Core i5-3570K, com 16 GB de RAM e armazenamento de 64 GB em um SSD. Exceto pela ausência de uma placa de vídeo dedicada, o Fluffy2 de Emile não faz feio diante de qualquer computador gamer do mercado.



Segundo Emile, o computador consome apenas 5,9 watts quando em estado de baixa demanda e apenas 74,5 watts quando trabalha em carga máxima. Em comparação, na média, um computador comum consome 30 watts quando em estado de baixo desempenho e pode alcançar facilmente valores acima dos 150 watts quando em desempenho máximo.

Emile montou o Fluffy2 sobre uma placa-mãe mini-ITX da Intel, a DQ77KB. O processador escolhido, um Ivy Bridge de 22 nm, consome, segundo a Intel, 11 watts quando em baixa demanda. Para chegar nos impressionantes 5,9 watts, Mux concentrou seus esforços em dois pontos: fazer undervolting (o contrário de overclock: baixar a alimentação de energia do processador) e modelar a placa-mãe para ela ser mais eficiente.

Ele mapeou a placa para descobrir onde a energia é perdida e convertida em calor. Emile encontrou os componentes dispensáveis e, no laboratório, começou a desmontar a placa, livrando-a dos slots e interfaces que não serão usadas no Fluffy2, como SATAs, PCIe e outras.

Embora a modificação de Emile Nijssen esteja bem distante dos usuários comuns, sua caça por eficiência mostra que, com um bom projeto, grandes fabricantes poderiam construir computadores que consomem muito menos energia e garantem o mesmo desempenho.

Via Extreme Tech

Fonte: Techtudo

Comentários

11 Set, 2012 - 16:55

Comentários

keyjinho 18 Set, 2012 20:10 1

se todos pensassem assim.

tiziu22 11 Set, 2012 18:26 1

shooooowwww manow :)

otimo post