Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O espírito da vingança estará em Middle-Earth: Shadow of Mordor

Imagem

Apesar de toda a polêmica envolvendo Assassin’s Creed, as primeiras cenas de Middle-Earth: Shadow of Mordor empolgaram tanto os fãs da série quanto quem espera um bom jogo. O universo criado por Tolkien nunca foi bem representado nos games e, ao que parece, finalmente teremos uma aventura digna de tudo aquilo que já vimos da Terra-Média em outras mídias.

E, por mais que muita gente tenha apontado semelhanças com a série dos assassinos da Ubisoft, a verdade é que a apresentação inicial conseguiu chamar a atenção necessária e deixar todo mundo curioso com o que está por vir. Afinal, a Monolith fez grandes promessas e algumas das novidades reveladas mostram que a intenção é fazer com que o game seja bem diferente daquilo que já vimos em outros títulos.

Aprendendo com o inimigo

O maior exemplo disso é o badalado Nemesis System, o recurso que fará com que Shadow of Mordor se torne um game único para cada jogador. Isso porque ele fará com que cada inimigo que cruzar o caminho do personagem seja único. Como o diretor de design Michael de Plater explica, não há dois orcs iguais na Terra-Média e dois jogadores nunca enfrentarão o mesmo inimigo em suas jornadas.




Em entrevista ao site Polygon, ele contou que a ideia de criar os oponentes de maneira procedural surgiu como uma forma de tornar o mundo muito mais próximo do real, trazendo algo orgânico típico de uma sociedade dinâmica. Desse modo, enquanto Talon estiver cruzando os campos em direção a Mordor, ele encontrará diferentes tipos e perfis de criaturas— e suas ações vão afetar essas mudanças.

Para ele, o diferencial de Shadow of Mordor está exatamente nessa "criação de seu próprio inimigo", já que os orcs não seguem uma lógica roteirizada e vão se moldar ao seu estilo, deixando a aventura muito mais épica e impressionante.

Só que essa variação não é unicamente visual. Como o site Destructoid aponta, o Nemesis System também altera as habilidades e o estilo de combate desses oponentes, assim como as informações que você pode obter de cada um deles. E isso traz consequências bem maiores dentro do contexto do game.




Em determinadas batalhas, Talion pode usar seus poderes para obter informações cruciais sobre a estratégia do exército de Sauron. Ao invadir a mente de um soldado, você pode desde saber a localização de um acampamento até as fraquezas de algum general. E o fator aleatório é tão grande que seu refém pode apenas ser um ignorante que não sabe o que está fazendo ali.

Porém, os poderes do Espectro que acompanham o herói vão além de simplesmente ler a mente de um refém. Você pode dominar a pobre criatura, transformando-a em uma serva de sua vontade. Isso significa que é possível enviá-la como uma espiã para dentro das muralhas de Mordor ou controlá-la para que ela assassine o chefe de um pelotão. As opções são várias e tudo vai depender de como você quer acabar com esta guerra.

Meu ódio será tua herança

No entanto, o jogador não é o único a se aproveitar do Nemesis System. Ao mesmo tempo em que ele usa os inimigos derrotados para obter vantagem estratégica, o exército de Mordor também vai aprender com seu progresso e oferecer cada vez mais resistência às suas técnicas.


Imagem

Caso você abandone um combate pela metade ou deixe algum orc vivo, ele irá treinar e voltará atrás de vingança. Isso também traz uma variedade interessante às batalhas, fazendo com que um confronto nunca seja igual ao anterior, por mais que a tropa envolvida seja a mesma.

O mesmo acontece quando Talion é morto: quando o protagonista é derrotado, o inimigo que o venceu pode ser promovido e ganhar novos privilégios dentro das tropas de Sauron. Com isso, uma nova leva de missões é desbloqueada para que você devolva o troco à criatura miserável que ousou derrubá-lo.

Um patrulheiro ao estilo do morcego

Além das comparações com Assassin’s Creed, muita gente apontou semelhanças com a série Arkham. E não sem razão, já que a própria Monolith confirmou as influências de Batman na criação de Middle-Earth: Shadow of Mordor.

De Plater destaca a importância dos últimos jogos do Homem-Morcego no mundo das adaptações, pois foram eles que quebraram o estigma de que todo game inspirado em outras mídias são ruins. Foi exatamente por isso que a equipe de produção decidiu usar o Cavaleiro das Trevas como um modelo a ser seguido.


Imagem

Isso fica bem evidente nos combates, seja em curta ou longa distância. Como o Destructoid aponta, as batalhas terão o mesmo estilo de fluxo livre que vimos na série Arkham, assim como o sistema de combos. O diferencial fica por conta das habilidades oferecidas pelo Espectro.

Tanto que Talion e seu espírito companheiro terão árvores de habilidades separadas, dando ao jogador a opção de decidir qual lado ele irá evoluir. Cada parte possui vantagens e desvantagens e cabe a você decidir como isso vai ser usado.

O espírito da adaptação

O diretor de design explica também que é preciso pensar primeiramente em fazer um bom jogo, pois somente depois que isso for alcançado é que ele se tornará uma boa adaptação. Não é à toa que o estúdio decidiu deixar de lado os personagens clássicos para criar algo único dentro do universo de Tolkien.


Imagem

Para isso, a Monolith chamou ninguém menos do que Christian Cantamessa para assinar o roteiro de Shadow of Mordor. Como ele foi um dos responsáveis pela criação do enredo de Red Dead Redemption, podemos esperar coisa boa vindo aí.

Porém, é claro que algumas concessões precisam ser feitas. Exemplo disso é a própria recriação de Mordor. Nos livros e nos filmes, a região próxima à Montanha da Perdição é retratada como uma área desolada e desértica — como se nada pudesse sobreviver próximo do mal que vive ali. Contudo, isso muda um pouco no jogo.

A ideia da produtora é trazer uma região com sua própria fauna e flora, fazendo com que a exploração seja bem variada e com vários elementos interativos. É claro que a desolação próxima a Sauron estará lá, mas menos intensa do que pensávamos até então.

Fonte: Bj

9 Comentários

27 Jan, 2014 - 19:28

3741 Views

Comentários

bruno soares 28 Jan, 2014 23:22 0

copiando AC tem q ser bom.
povo sem criatividade. a visao aquilina a corda duma casa pra outra, identico.
so falta o personagem si chamar ezio.
espero que valha a pena

Saisyu 28 Jan, 2014 09:41 0

ESSE JOGO SEM DUVIDA VAI SER UM DOS MELHORES DA MINHA LISTA DE INVESTIMENTO, MAS ESSA IDIOTICE DE FICAR COMPARANDO COM "AC" E MUITO CHATO, OS ELEMENTOS E JOGABILIDADES SÃO SEMELHANTES A OUTRO TITULO DA "WB" O FAMOSO "BAA" "BAC" "BAO", OS FANBOYS DE AC LEU O QUE UM DOS CRIADORES DE CODIGOS DA UBI DISSE E LEVARAM EM CONTA, RESUMINDO NUNCA JOGARAM BATMAN? O NÍVEL DESSE JOGO EM JOGABILIDADE COM CERTEZA E SUPERIOR E LEMBRA AMBOS JOGOS MAS AFINAL EU VEJO, QUE O FINAL DE TUDO É A IGUALDADE QUANTO MAIS FICAR REALISTA MAIS HAVERÁ SEMELHANÇA EM MOVIMENTOS E OUTRAS COISAS.

yoysef 28 Jan, 2014 02:02 2

quero esse jogo.
isso nao e uma opçao.
e meu objetivo de vida.

JDragum 27 Jan, 2014 23:45 0

Mano, lendo e se impressionando. Esse game vai ser ****ba******* !!!

Arthortem 27 Jan, 2014 22:42 1

Esse jogo vai ser ****; Depois de Watch_Dogs ele será minha prioridade. =P

RicardoMD 27 Jan, 2014 21:48 1

Espero que seja bem otimizado pra PC...sendo a Ubi já até imagino...

gregandrade7 27 Jan, 2014 21:39 1

Cópia descarada de Assassins Creed, mas parece que vai ser bom!!

KenshinMau 27 Jan, 2014 21:14 1

Estou esperando ansiosamente pela vinda dele! Uma mudança de ar sera muito bem vinda, mesmo que digam `meldels, assassins creed/batman` por ai.

O que achei tenso, vendo fóruns/comunidades/outras eh os tolkien-xiitas, reclamando e criticando sobre a lore jogada pro lado ao fazer esse jogo e, sinceramente, achei besteira. Não esta afetando as historias/obras originais. Espero que venha e mostre que sera excelente! Aguardo desde que apareceu as primeiras imagens.

andre5236974 27 Jan, 2014 19:48 4

Porra cara esse jogo vai estar **** pra *******, espero que não dê nenhum problema com a ubisoft.