Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Orcs Must Die! Unchained é um MOBA genuinamente diferente



Devo ser sincero: o anúncio recente do lançamento de MOBAs com os mais diversos nomes e conceitos causa certa preocupação. Embora seja compreensível que várias empresas invistam no gênero após o sucesso de League of Legends e DotA 2, é difícil não ficar com a sensação de que muitas delas só querem "embarcar na onda" e lucrar enquanto é possível.

Assim, é difícil não ficar surpreso com o quanto Orcs Must Die! Unchained é diferente nesse sentido. Embora o game se baseie na batalha entre grupos em um ambiente online, os elementos apresentados pelo título possuem grande influência de seus antecessores, o que resulta em uma experiência mais lenta e que se aproxima muito do gênero Tower Defense.

Tivemos a oportunidade de participar da fase de testes Beta do título e, neste texto, apresentamos nossas impressões sobre esse trabalho ainda em progressão. Confira nossas impressões e, após a leitura, registre sua opinião sobre o game e o universo dos MOBAs em geral em nossa seção de comentários.

Mais Tower Defense que MOBA

O início de uma partida de Orcs Must Die! Unchained é semelhante à de qualquer MOBA: parte de um grupo de cinco pessoas, cabe a você escolher um entre diversos heróis — cada um deles com habilidades diferentes. Embora uma equipe não possa ter dois personagens repetidos, isso não impede que um membro do time adversário escolha a mesma opção que você ou que um de seus companheiros.

Cada personagem disponível apresenta dois tipos de ataques e duas habilidades especiais, geralmente destinadas a aumentar provisoriamente alguma de suas estatísticas. Além disso, cada herói pode investir na compra de uma série de armadilhas que devem ser espalhadas de moda estratégica pelo campo de batalha para evitar o avanço dos minions inimigo — elemento que por si só já constitui um diferencial.

Além disso, você deve usar o dinheiro acumulado durante as partidas (obtido através da morte direta ou indireta de seus oponentes) para aprimorar o poder de ataque de seus próprios minions. Essas criaturas controladas pela inteligência artificial possuem quatro níveis possíveis de ataque, e cabe ao jogador se coordenar junto a seus companheiros para administrar a evolução desse recurso.

Imagem

Para completar, espalhados pelos cenários estão uma série de guardiões responsáveis pela proteção de portões que impedem você de chegar ao território inimigo. Essas criaturas são extremamente poderosas, o que impossibilita que você e seus companheiros os derrotem rapidamente, mesmo acompanhados por uma quantidade generosa de minions.

Todos esses elementos somados resultam em uma experiência de jogo um pouco mais lenta do que a encontrada em um MOBA convencional. Além de ter que se preocupar com ataques inimigos, você precisa investir na manutenção de armadilhas e combinar com seus companheiros a hora certa de partir para cima de adversários ou recuar até sua base.

Colete seus espólios de guerra

Ao final de cada partida, você e sua equipe são premiados com pontos de experiência cuja quantidade depende de quem venceu e quais foram as ações realizadas em campo. Ao subir de nível, o jogador ganha um conjunto aleatória de cartas que podem ser usadas para complementar suas habilidades.

Imagem

Cada carta pode corresponder a um tipo diferente de minion, armadilha ou equipamento que pode ser usado durante qualquer confronto. Antes de partir para uma batalha, você pode configurar quais opções deseja levar para o campo de batalha, sendo que o deck criado é compartilhado por todos os heróis que você tem à disposição.

Além desses itens adquiridos gratuitamente, Orcs Must Die! apresenta um sistema vasto de microtransações, cujo uso não é obrigatório para você aproveitar o jogo. Através delas, você pode acelerar a obtenção de novas cartas para seu inventário, adquirir novas alternativas de cores para seus heróis e ampliar os personagens à sua disposição, entre outras possibilidade.

Embora não seja possível dizer que esse elemento pode criar um desbalanceamento entre os jogadores, é difícil não estranhar as opções fornecidas pelos desenvolvedores nesse momento. A impressão que fica é a de que, indecisos entre explorar simplesmente características estéticas ou vender itens que influenciam de forma mais direta nas partidas, a Robot Entertainment decidiu "atirar para todos os lados" e explorar um pouco cada uma dessas opções.

Uma sequência digna para a série

Embora a transição para o mundo competitivo online pareça estranha em um primeiro momento, nos surpreendemos com o quanto Unchained parece uma evolução natural para a série Orcs Must Die!. Mesmo se provando uma experiência menos passiva do que a vista no passado, o jogo mantém um ritmo semelhante ao de seus antecessores e é facilmente entendido por quem já tem alguma familiaridade com a franquia.

Imagem

Apesar de alguns pontos que merecem uma dose melhor de polimento — como o tutorial e a trilha sonora, o jogo parece estar se configurando em uma experiência bastante recompensadora. Claro, assim como acontece em qualquer MOBA, o nível de aproveitamento que você vai tirar do título dependendo muito da capacidade e do poder de comunicação de seus companheiros.

Com lançamento programado para o final de 2014, Orcs Must Die! Unchained tem potencial suficiente para se destacar em meio a um universo abarrotado por lançamentos com características semelhantes. Resta esperar para conferir se o título será capaz de atrair uma comunidade de jogadores dedicada, algo que parece chave para a sobrevivência de um game com suas características.

Fonte: Bj

1 Comentários

15 Jul, 2014 - 17:23

2149 Views

Comentários

Daz 15 Jul, 2014 23:12 0

parece promissor tomara que as micro transações não prejudiquem o balanceamento, isso é ponto chave de qualquer game free to play.