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Bloodborne mais fácil do que Dark Souls?

Na E3 já tinha tido a oportunidade de testemunhar gameplay de Bloodborne, o próximo jogo dos criadores de Dark Souls, mas foi apenas durante a Gamescom que surgiu a ocasião para jogar pela primeira vez (o público também teve acesso, mas não era permitido filmar), isto depois de ter assistido a uma apresentação, onde foram divulgados mais alguns detalhes e foi mostrado mais um trecho que ia além do que tinha sido exposto em Los Angeles.

Antes mais de mais, quero abordar a preocupação de que este jogo será mais fácil do que Dark Souls. Os fãs ficaram com esta noção quando durante a semana passada o produtor disse que Bloodborne não será tão castigador como Dark Souls, informação essa que já tínhamos recebido durante a E3. No entanto, ser menos castigador não é sinónimo de que a dificuldade será menor, apenas significa que quando perderemos, não seremos tão punidos.

Digo isto porque como já disse, tive a oportunidade de jogar e num período de cerca de 15 minutos morri duas vezes, embora aquela área parecesse bastante simples de passar. E tenho que acrescentar que a dificuldade da demo foi reduzida para que os visitantes da feira pudessem chegar ao final, na versão final será mais difícil, pelo menos foi o que os produtores garantiram durante a apresentação.

A jogabilidade de Bloodborne directamente da Gamescom 2014


Esta apresentação serviu para dar a conhecer os três pilares sobre os quais o jogo foi concebido, que são exploração do desconhecido, combate arriscado e um conceito online único. Apesar de ser dito que o conceito online será único, nada foi dito sobre esta componente. O foco desta vez estava na jogabilidade, que é mais arriscada e perigosa do que Dark Souls porque a personagem tem uma arma em cada mão em lugar de uma arma e um escudo.

Deste modo o combate é muito mais ofensivo e focado na vossa habilidade para atacar e esquivar os ataques adversários logo a seguir (continua a haver uma barra de stamina, por isso não podem atacar durante infinitivamente). Há mais uma variável que torna Bloodborne em algo diferente de Dark Souls, a hipótese de ganhar a saúde perdida. Quando sofrem dano de um inimigo, a parte perdida da barra de saúde ficará por alguns momentos a amarelo. Durante este curto período, podem atacar qualquer inimigo para recuperar a saúde que perderam.



Atacar para recuperar a saúde nem sempre é a melhor decisão, principalmente quando estão rodeados de adversários. Embora seja mais ofensivo, atacar à sorte não é uma boa estratégia em Bloodborne. Conhecer e utilizar bem as armas também é importante. Um dos pontos diferenciadores de Bloodborne é a capacidade de transformação das armas, que conforme o modo, podem ser mais ágeis ou mais lentas e ter um menor ou maior alcance. Esta é caso da Soul Cleaver, a arma que tem tido mais protagonismo. Em adição a esta, vi ainda um machado (Anti-Beast Axe) que tem dois modos: um para ser usado com uma só mão e outro para ser usado com duas. Além da transformação, cada arma tem dois ataques diferentes, um mais leve e outro que causa mais danos, mas demora mais a ser executado.

O HUD é familiar para quem jogou Dark Souls, aliás, só existe uma diferença. Os itens para regenerar a barra de saúde tem um espaço dedicado. O resto continua igual. Esta diferença foi implementada para que os jogadores pudessem experimentar mais à vontade outros itens, não havendo necessidade de preocupação em reservar aquele espaço só para itens de saúde. É uma alteração bem-vinda e que creio que realmente fará diferença em explorar os "cantos" do combate.

"Ser menos castigador não é sinônimo de que a dificuldade será menor, apenas significa que quando perdermos, não seremos tão punidos."

Sobre a história quase nada foi dito, mas sabemos que não será uma narrativa direta e parece que o estilo será o mesmo de Dark Souls, deixando espaço para interpretações. Foi dito adicionalmente, em reposta às questões colocadas, que o jogo será uma mistura entre ação e terror, e mais uma vez sublinhou-se que há muito foco no combate. A ação certamente virá dos combates, enquanto a parte do terror será criada pela atmosfera e pelo medo do que poderemos encontrar a seguir.

Ainda sobre a nova mecânica que permite regenerar a barra de saúde ao atacar os oponentes, vale a pena dizer que o diretor do jogo, Hidetaka Miyazaki, olha para ela abstratamente como se fosse uma barra que mede a vontade e coragem dos jogadores. Dá para perceber porquê. Mesmo que a barra esteja perto do fim, existe sempre a chance de recuperar parte dela, mas existe um risco associado. Deste modo os jogadores terão que ser corajosos para avançar perto da morte contra um adversário.

Para aqueles que ainda estão com receio que Bloodborne seja demasiado fácil, resta dizer que a equipe é a mesma de Demon's/Dark Souls, que estão sem dúvida entre os jogos mais difíceis da geração anterior. A dificuldade já se tornou a sua imagem de marca da From Software, por isso qualquer receio é injustificado. Apesar das novas informações reveladas na Gamescom, continuam a haver questões por responder e sentimos que ainda só vimos a ponta do icebergue de Bloodborne. Todavia, adoramos tudo o que foi mostrado até agora. Este é mais um dos grandes jogos que vão chegar em 2015.

Fonte: Eurogamer

8 Comentários

17 Ago, 2014 - 12:43

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Comentários

jean16 18 Ago, 2014 10:15 2

Oque eu mais gosto de Dark Souls não é necessariamente a sua dificuldade, mas o prazer que voce tem de, não conseguir passar daquele inimigo de maneiro alguma, da voltas e voltas upando seu personagem, ate chegar naquele cara de antes e decer o pau nele como se fosse matando galinha.. HEUHEUEHUEHUE.. que é o genero classico de RPG so que com ação, claro..

leopositivo 17 Ago, 2014 22:47 0

Master_BrPT

Vô nem dormir com seu argumento. Vai dormir cedo que amanhã têm aula garoto garoto.

Master_BrPT 17 Ago, 2014 22:23 -3

Comparar Dark Souls com estes jogos é ridículo, o jogo é horrivel em ambos os sentidos..." Melhor jogo da minha vida" pow amigo então você não sou nada até hoje ou deve ser seu primeiro jogo, porque fazer um comentário destes.... é se contentar com nada....

leopositivo 17 Ago, 2014 19:19 2

Dak Souls não é pra todos meu amigo, pra mim o melhor jogo da minha vida, sem mais. E acho até fácil comparado com games antigos.

fernandojaques 17 Ago, 2014 16:56 -2

Jogos muito dificies são desnecessários pra mim, desisto logo. E antes de mais nada sou gamer mesmo, tive videogame desde o Atari, NES, SNES, Nintendo 64, PS1, PS2, agora com X360 e PS3 além de um PC gamer. O fato é que a vida é muito atribulada com a idade, não tenho tempo pra ficar horas pra passar de uma parte que leva 5 minutos e demora 5 horas pela dificuldade. Dark Souls pra mim é horrível, todos os 2 games da franquia, jogabilidade travada e gráficos péssimos.

Elisandra10 17 Ago, 2014 13:50 0


Acho que alguns jogadores gostariam que os jogos fossem difíceis para todos, não sei bem o por que, mas esse é um desejo para alguns.
Acho que tornaria aquilo uma exclusividade, acho que é isso.

natao 17 Ago, 2014 13:42 1

me pergunto se alguem ja terminou castlevania lord of shadows no nível máximo incluindo derrotar o esquecido...

COMANDO_BH 17 Ago, 2014 13:22 1

Não entendo porque o pessoal fica se preocupando com dificuldade, é só escolher o nivel hardcore ao iniciar um novo jogo...