Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Um legado sucateado pelos anos



Talvez isso não seja do conhecimento de boa parte dos jogadores atuais, mas Alone in the Dark praticamente inventou o gênero survival horror. Quando os primeiros títulos da série (absolutamente excepcionais) deram as caras no PC, ainda não havia Resident Evil, Silent Hill ou quaisquer derivados. Havia apenas Carnby, um detetive focado em casos sobrenaturais, e, ao seu redor, uma atmosfera lúgubre única, inconfundível.

Mas isso foi há muito... Muito tempo. Em mais de duas décadas, o que se viu foi uma franquia célebre que acabou acumulando poeira, eventualmente renascendo, mas, via de regra, sem jamais experimentar as glórias daquela época — mesmo que alguns títulos bastante decentes tenham aparecido ainda durante os anos 90.


Imagem

Dessa forma, é difícil não olhar com desconfiança quando a Atari decide resgatar uma franquia gloriosa... Para transformá-la em um game cooperativo orientado para ação rápida em ambiente online. Mas, para não ser injusto com a proposta, nós fomos dar uma olhada na versão Beta do game, afim de confirmar se, afinal, ainda havia algo de Alone in the Dark ali — ou se, vá lá, haveria pelo menos uma boa dose de diversão.

Proposta pouco pretensiosa

Alone in the Dark: Illumination realmente não faz qualquer menção de resgatar a série original e de devolvê-la ao panteão dos grandes survival horror. Em vez disso, há aqui uma proposta simples, mais semelhante ao que se encontra em jogos menos pretensiosos, por assim dizer.

Illumination coloca até quatro jogadores em uma partida cooperativa. Embora o game final deva trazer quatro classes de personagens distintas, a versão Beta a que o BJ teve acesso permitia apenas a escolha de um personagem "Hunter" — o qual realmente se parecia um bocado com certo sujeito célebre de Resident Evil... Embora, de acordo com a história, fosse um herdeiro do pesado legado dos Carnby.


Imagem

A história também não faz questão de grandes primores narrativos. Uma cidade é subitamente tomada por forças sobrenaturais, e cabe a você e ao seu time desbastar tudo — enquanto tentam se manter vivos.

Arestas por aparar

Justiça seja feita: a essa altura do campeonato, Illumination é ainda uma versão Beta bastante inicial. Dessa forma, é de se esperar que o que nós encontramos aqui seja reformulado, aparado e melhorados conforme novas versões são desenvolvidas.

E, de fato, há muito a melhorar. De forma geral, Illumination se parece com um jogo de baixo orçamento. Não há quaisquer animações; há bugs em toda a parte; o som simplesmente não responde como deveria (é difícil saber quando se está causando ou levando dano, por exemplo).


Imagem

A movimentação de Carnby também deixou muito a desejar. A corrida aqui é um verdadeiro problema, por exemplo, já que o detetive tem provavelmente o fôlego mais curto da história do entretenimento eletrônico dividido em duas barras de energia que demoram uma eternidade para se recompletaram. E os inimigo são muitos.

Inimigos genéricos

Após iniciar a única fase disponibilizada para a versão Beta (a "Cidade Fantasma"), o que se ganha é uma enxurrada de inimigos que saem de todo o lugar e que vão caçá-lo a despeito de suas habilidades de ocultação ou da sua discrição ao desbravar o cenário.

Não que as monstruosidades sejam brilhantes, é verdade. De fato, basta seguir a receita do "acende a luz, leva o sujeito para lá e descarrega os pentes/tambores das armas". Entretanto, em dado momento eles se tornam tantos... Que até seria mais aceitável morrer pisoteado. Juntamente com o efeito débil de som, tem-se a receita completa para uma morte rápida e uma devolução igualmente ligeira ao menu inicial do jogo.




Falta continuidade

É claro que existem alguns objetivo gerais aqui. Entretanto, parece faltar a Illumination uma noção mais bem firmada de continuidade. Quer dizer, porque perder tempo matando abominações se a ideia é simplesmente sair à cata de um carretel de fio para eletrocutá-los todos de uma vez — seguindo então para repetir a façanha?

Ainda não há "ritmo" em Illumination, algo fácil de se perceber mesmo jogando sozinho. Dessa forma, caso a Atari realmente pretenda colocar um bom (ou pelo menos divertido) Alone in the Dark cooperativo nas prateleiras em algum momento futuro, é de se esperar que haja mais vida, movimento e continuidade — algo essencial para propostas semelhantes, conforme sempre deixou claro o excelente Left 4 Dead.


Imagem

Alone in the Dark: Illumination deve dar as caras em algum momento de 2015, com lançamento exclusivo para PC.

Fonte: Bj

16 Comentários

30 Jan, 2015 - 19:51

3740 Views

Comentários

animecave 31 Jan, 2015 17:32 0

Só vim pra negativar o comentário do Edu220937

jonesbgood 31 Jan, 2015 17:29 0

Nosso Rambo de 2015 XD

icold 31 Jan, 2015 14:40 9

Só vim pra negativar o comentário do Edu220937 rss

MarcoSiqueira360 31 Jan, 2015 12:40 0

depios de the evil within vai demora lanca um jogo **** de horror bom nem esses residents evils que vao lanca vao supera e nem mesmo esse alone!!!

rodrigofogt 31 Jan, 2015 12:07 -3

vcs leram ? "exclusivo para PCs , kkk chupem consolistas de *****!!

chakkall88 31 Jan, 2015 04:12 1

Eu amo fps, dis**** entre times, jogar com amigos, mas matar um Survival Horror pra fazer um FPS é muito errado, parece que os caras não acompanham as criticas que fazem ao Resident Evil, eu os tenho na STEAM pois paguei muito barato e jogo com amigos pra destrair. Mas como fã não vejo a menor graça em RE5 e 6.

ratacoisa 31 Jan, 2015 02:06 2

Vi o video do zangado, por favor, não comprem esse jogo
Compra left 4 dead 1&2, mas esse alone ai....nem pirata

Edu220937 31 Jan, 2015 01:29 -17

Prefiro mil vezes The Last Of Us ,isso sim é survival horror

Henrique901 30 Jan, 2015 23:56 1

Ainda lembro da primeira verSão desde jogo pra PC. Passei infindáveis horas pra adivinhar as charadas é tomando vários sustos. Era um jogo envolvente é inteligente. Segunda parte foi boa e o terceiro jogo muito fraco. Depois do veio decaindo e agora lançam isso ai. Uma pena, pq acho que será mais um a cair no esquecimento, mas espero que me engane sobre isso.

nonchetos 30 Jan, 2015 22:57 0

o jogo ta mais pra rambo in the dark, se realmente quiserem lançar um jogo de "terror" que só usa o sistema de horda genérico, então mudem o nome dele para não sujar alone in the dark.

TONY MIG 30 Jan, 2015 22:50 3

eu vi o zangado testando o beta, poha, pelo o que eu vi nem sei o que dizer, a minha primeira impressão foi que o jogo vai ser uma bosta!

Benjiro 30 Jan, 2015 21:42 3

Triste que usaram o nome Alone In the Dark só pra chamar atenção, pois o jogo é muito mediocre.