Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

[COLUNA] ASSOPRANDO O CARTUCHO #02: AÇÃO GAMES 01

Ficha: Game Power, nº 01. Maio de 1991

Pergunta na pagina de cartas



Sega X Nintendo



Por que a Nintendo não faz um adaptador para os consoles da Sega? Será que isso poderá acontecer um dia?



Paulo Sergio Barreto - Campos do Jordão, São Paulo.

Você já imaginou o Corinthians emprestado seu craque Neto ao palmeiras? Ou uma garrafa de Coca-Cola sendo fechada com a tampinha da Pepsi? Sega e Nintendo são arqui-inimigas que ficam se mordendo por cada pedacinho do mercado, e isso seria muito difícil de acontecer. Por outro lado, nada impede que uma empresa especializada na produção de joguinhos lance um mesmo game para os dois sistemas – é o que já acontece com Double Dragon, por exemplo.



Imagem

Comentario do Sophos_NSM

Nesta época era certamente muito difícil acreditar que os jogos da Sega um dia sairiam para os consoles da Nintendo e vice versa. Mas isso aconteceu e antes do que eles imaginavam. Hoje temos informações que comprovam isso.

A primeira vez que isso ocorreu, provavelmente foi via Yuji Naka, que para quem não sabe ficou conhecido por ser um dos criadores do jogo Sonic the Hedgehog, além de varios outros jogos importantes para a Sega... Mas um fato não tão conhecido é que Yuji Naka foi uma das primeiras pessoas a criar um emulador de consoles e provavelmente o primeiro a criar um emulador para um console. Sim isso mesmo, ele criou uma forma de rodar os jogos do NES (incluindo Mario Bros) no Mega Drive. Infelizmente tal emulador nunca chegou a ver a luz do dia por razões legais.

As próximas vezes que mascotes da Nintendo e Sega trocaram de consoles ocorreram via games piratas, em geral de péssima qualidade, mas que fizeram alegria de muitos fãs em uma época em que o mais comum era ter apenas um console.

Houve para Super Nintendo um certo Sonic the Hedgehog 4, um game bizarro onde Sonic tinha que salvar Mario ao longo de diversos níveis. Mas este jogo na verdade não passava de um hack piorado do jogo Speedy Gonzales – Los Gatos Bandidos. Menos conhecidos foram os jogos Super Mario Bros, Super Mario Bros 2 e Donkey Kong Country para Mega Drive, que eram péssimos jogos (e péssimas compras) feitos em um fundo de quintal qualquer para rodar no Mega Drive.



Imagem

Mas até ai ainda parecia impossível que um jogo da Sega saísse legalmente para um console Nintendo, assim como foi afirmado na pagina de cartas pela redação da revista.

No entanto o que parecia impossível aconteceu, e, como falamos semana passada, depois de sucessivos fracassos com o 32x, Sega CD, Saturno e Dreamcast, a Sega se retirou do mercado de consoles, mas não de games, passando a produzir seus jogos para outras plataformas, inclusive as de sua ex-rival a Nintendo.

O primeiro jogo da Sega a sair para um console da Nintendo foi Chuchu Rocket! que foi lançado para Gameboy Advanced em 2001 (dez anos após essa edição da Ação Games), e logo os mais diversos jogos da Sega, inclusive os estrelados pelo mascote Sonic, saíram para os diversos consoles da Nintendo, tanto os portáteis como de mesa.



Imagem

Além disto, diversos jogos antigos dos consoles da Sega, inclusive os exclusivos, foram portados para plataformas da antiga rival como o Gameboy Advanced e o Nintendo Wii.



Nos consoles mais recentes, incluindo o Nintendo Wii, além da emulação legal existem também diversos emuladores não oficiais que permitiram rodar em consoles da Nintendo, literalmente todos os games daquela geração da Sega.

Felizmente as surpresas não pararam por ai, e até mesmo os sonhos mais loucos dos fãs foram realizados, com a saída de jogos crossovers de Mario e Sonic.



Imagem

Enquanto vigiu a patente dos dois consoles o adaptador para jogos da Sega para Nintendo ou Super Nintendo nunca saiu – ou poderia sair, no entanto com a entrada das patentes desses consoles para o domínio publico já foi produzido em 2010 o primeiro console legal que aceita cartuchos de Super Nintendo, Mega Drive e Nintendo.



Imagem

Retro3: Aceitando cartuchos de SNES, Mega Drive e Nes

Alem disso a queda da patente consoles (e a "inventividade" dos chineses) possibilitou a saída do primeiro adaptador de consoles colocando os jogos do Mega Drive em um Super Nintendo, o Retrogen, que segundo que segundo reviews espalhados pela net tem um processador extra para dar ao Super Nintendo a força necessária que requer um emulador de Mega Drive. Como nem tudo são flores, a emulação não é perfeita para todos os jogos e alguns deles simplesmente não rodam.



Imagem

Retrogen: adaptador de cartuchos de Mega Drive para Super Nintendo

O craque Neto por outro lado deixou o Corintianas bem mais rápido. Sua saída ironicamente ocorreu após a perda do Campeonato Paulista de 1993 para o Palmeiras. Neto, no entanto fez um tour em diversos times nacionais inclusive com nova passagem pelo Corintinhans, mas não jogou pelo Palmeiras nem uma única vez após a publicação da Ação Games #01. Hoje o ex-jogador é comentarista esportivo pelo grupo Bandeirantes.

Já a Coca Cola? Bem até o presente momento a Coca Cola segue sendo fechada com tampinhas de Coca Cola e não de Pepsi.



________________________________________

A coluna Assoprando o Cartucho é destinada a homenagear e relembrar antigas publicações brasileiras sobre games. Nesta primeira Assoprando o Cartucho relembramos uma das cartas respondidas na primeira Ação Games, publicada em maio de 1991. Como a pagina de cartas não possuíam figuras, as imagens ilustrativas foram retiradas da web, a capa no entanto é a oficial da revista. Para ver o Assoprando o Cartucho #01 clique aqui.

Comentários

04 Fev, 2013 - 15:24

Comentários

madnez 05 Fev, 2013 10:51 2

Muito boa essa tua coluna, parabéns.

Brynko-dgs 05 Fev, 2013 02:25 2

Pô adorava essa revista foi assinante por 1 ano, foi uma penas ela ter acabado.

ziriguidum23 05 Fev, 2013 00:10 2

Sega x Nintendo foi minha console war favorita.

Valeu sophos_nsm

sophos_nsm 04 Fev, 2013 23:51 0

opa que bom que estão gostando. ao final tem um link para o numero anterior.
escrevi isso ha uns 2 anos. quando escrevi ainda não tinha algumas informações e hoje atualizei (naõ tinha por exemplo conhecimento do retrogen, do emulador para nes no megadrive e dos jogos de mario e donkey kong para megadrive)

EDgames 04 Fev, 2013 20:53 2

Cara eu colecionei a Ação Games e a Super Game Power num total de 200 revistas. Para quem viveu essa epoca sabe que esta foi a era de ouro. Muitas saudades ...

Taranto 04 Fev, 2013 17:28 2

KKKKK Eu tenho essa revista... rs

sephiroth0 04 Fev, 2013 17:25 2

Muito boa a matéria, parabéns!

Realmente na época era algo que não tinha como acreditar. Mas mudou: até a pouco, a Nintendo era a maior parceira da Sega, maioria das publicações de jogos eram em consoles da Nintendo. Tem muita coisa da Sega no DS e Gameboy Advance. Com a Sega investindo mais no PC, com vários jogos no Steam, a coisa muda um pouco.

djinnq3 04 Fev, 2013 16:45 3

eu tinha essa fita do sonic do snes. era bacaninha mas era curto terminava em 30 minutos no maximo.

NorrinRadd 04 Fev, 2013 15:41 2

Tinha coleção dessa Ação Games, olhava e reolhava várias vezes, prestando atenção em cada foto, eu era muito viciado naquela época, XD tb né, n tinha video game, então viajava nas revistas, play times até ganhar um master system.