[COLUNA] ASSOPRANDO O CARTUCHO #03: Ação Games 162E
Ficha: Ação Games Só Dicas Gold, nº 162E. Abril de 1998
Jogue com Hunk
Para Habilitar Hunk, termine com Leon A e Claire B e vice-versa, no rank A. Com Hunk seu objetivo é levar o G-Virus até o heliporto e fugir. mas fique esperto, há muitos zumbis e pouca munição.
Jogue com Tofu
Para habilitar To-Fu (Tofu em português), termine o modo B de um personagem em menos de duas horas. Mas antes você já tem de ter as três armas infinitas. Para consegui-las termine qualquer um dos modos em menos de duas horas e meia. Tofu é um pedaço de queijo de soja chinês, que você tem de controlar e levar até o heliporto. Como se já não bastasse o exagero de zumbis, você só contará apenas com uma faca ara se defender.
Comentários do Sophos_NSM:
Quem jogou games nas décadas de 80 e 90, na era pré-popularização da internet, deve se lembrar como era divertido comprar essas revistas e ficar folheando por horas e horas, lendo as dicas, passwords e codigos estrambolicos em que esmagavamos os botões dos controles para desbloquear coisas como funções, personagens, vidas extras, modos de jogo, fases secretas nos games que jogávamos naquela altura. Por aqui chamávamos os códigos carinhosamente de "manhas", mas tenho certeza que jogadores de todo país tinham seus próprios nomes para esses truques.
Na publicação dessa revista era o ano de 1998… Bons tempos aqueles em que tudo que você tinha que fazer para ganhar acesso a novas áreas, personagens, roupas e modos de jogo era terminar o jogo, digitar um password ou mesmo pressionar rapidamente uma sequencia de botões em uma das telas do jogo.
Embora muitos jogos ainda façam isso (como por exemplo Plants vs Zombies e Castle Crashers onde o cumprimento de varias tarefas dá acesso a multiplos modos de jogo, brindes, trofeus, personagens, fases e bonus extras além de garantir uma retrojabilidade de dezenas de horas) esta não é a tendencia.
A atual tendencia é que empresas cada vez mais interessadas no lucro ofereçam sob a forma de DLC, aquilo que antes tinhamos de graça, e os jogos não diminuiram de preço por causa dos DLCs, em muitos casos até aumentaram.
E depois de lançarem trocentos DLCs ainda lançam versões Goty ou Gold com tudo aquilo que antes era DLC e caso você consumidor queira guardar a versão completa do jogo jogo vai ter que pagar novamente pelo game, tem muita gente que paga.
A situação chegou a tal nivel que mesmo grandes empresas de jogos criticam as outras por oferecerem DLCs e mais tarde voltam atrás e usam do mesmo subterfugio.
Mas afinal os DLCs são ruins? Não totalmente! Em alguns casos é legitima a vontade da empresa lançar um novo personagem, alguns niveis novos, um patch de expansão e os jogadores não precisam pagar por um jogo totalmente novo para ter aquela experiencia.
Na maioria dos casos, no entanto, os DLCs não passam de meros caça niqueis: roupas, niveis e personagens que já estavam no DVD/Blue-Ray mas que não estavam habilitados, tudo isso para sugar o seu dinheiro. Isso ocorreu não apenas uma vez, mas diversas vezes. A Epic fez isso com Gears of War 3, a 2K fez com Bioshock 2, a MS fez com Alan Wake, e o mesmo pode ser dito de jogos como DC Universe, Uncharted 3 e Marvel vs Capcom 3. Todos já haviam vendido o jogo, recebido por ele, e depois venderam um DLC, que não passava de uma chave para ativar algo o que o consumidor já havia comprado.
Como disse antes isso parece ser uma tendencia da industria, e enquanto houver quem pague, haverá quem esteja disposto a faze-los ganhando muito dinheiro no processo.
A coluna Assoprando o Cartucho é destinada a homenagear e relembrar antigas publicações brasileiras sobre games. Nesta edição relembramos uma dica da revista Ação Games Só Dicas Gold, nº 162E publicada em abril de 1998. A capa e as figuras de Claire e de Leon além da capa são originais da revista justificando, portanto em resolução e qualidade inferior. Se voce quer ver as ediçoes anteriores vá clickando nos links no fim da pagina seguindo os tijolos amarelos. Link para o numero anterior.
Comentários
15 Fev, 2013 - 19:16
Wankaster 16 Fev, 2013 19:55 2
Não sei se é por eu estar ficando velho, mas na quela epoca, era muito mas divertido zera um game.
sophos_nsm 16 Fev, 2013 14:39 2
CadastrodeSite sera que isso não é feito por gameshark?
eduardo2005 que sorte. não a perca!
ziriguidum23 pois é... mas nem tudo está perdido. dlcs não são necessáriamente maus. o news super luigi. é um dlc (conteudo por download), mas é mais uma expansão do que uma safadeza. como falei lá em cima, é legitima a empresa que continua a trabalhar em um game de sucesso para lançar coisas extras (quem ai não gostou da expansão de war craft 3?). o problema é já vender o jogo pensando em quanto vai tirar com dlcs..
gnilsonsm era muitissimo divertido. e essas especiais eram minhas favoritas. eu tinha tambem um caderninho onde anotava todos os truques dos jogos que eu jogava. desde os passwords dos jogos que eu ia pegando ao jogar o game até as dicas que pegava em revistas de amigos e que eu pretendia jogar o game.
gnilsonsm 16 Fev, 2013 14:05 2
Joguei muito esse jogo, na época costumava comprar a finada Gamepower.
Saudades de uma época que não volta mais...
ziriguidum23 16 Fev, 2013 12:57 2
Saudades da época dos códigos, dos desafios. Se RE 2 fosse refeito para esta geração, os modos do Hunk e do Tofu, seriam comprados por fora.
Valeu sophos-nsm!
eduardo2005 16 Fev, 2013 09:36 2
JeffBlack 16 Fev, 2013 09:01 2
Quanto ao comentário do Sophos,concordo em gênero e grau com que ele escreveu :D
Lucas___ 16 Fev, 2013 00:11 5
Super Mairo World também me prendeu por muitas horas e ainda hoje prende, além de vários outros jogos dos quais não me recordo o nome nesse momento.
Não sei see ra por ser mais novo, ou simplesmente por outra coisa, mas antes os jogos tinham algo mais. Talvez a simplicidade "perfeita".
Delutto 15 Fev, 2013 20:59 5
Concordo com vc, internet hoje em dia ajuda tanto que acaba tirando a graça de tudo.
Lembro como era bom trocar entre amigos revistas com dicas de games, longas discussões e trocas de informações de como passar tal fase de tal jogo.
Lembro que uma vez eu e um amigo ficamos mais de uma semana trocando infos sobre o jogo Parasite Eve 2, sempre trncávamos nas mesmas partes, e só após longas conversas e jogatinas em dupla, conseguimos zerar a bagaça. Quanta emoção e satisfação em conseguir terminar um jogo... coisa que não sinto a muito tempo...
sophos_nsm 15 Fev, 2013 20:29 3
sophos_nsm 15 Fev, 2013 20:21 -2
alguem lembra do boato que era possivel habilitar akuma de terminasse o jogo (com jill ou cris) so com a faca? era uma piada de primeiro de abril mas passei semanas tentando até concluir que devia ser impossivel.
VagnerTricolor 15 Fev, 2013 20:17 2
Tuonela 15 Fev, 2013 19:31 2